Buscar

Prova METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Prova METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
QUESTÃO 1
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) foram criadas em atendimento às disposições da LDB, dispondo como função da União o estabelecimento, em colaboração com os estados e municípios, uma série de competências e diretrizes para a educação básica, que nortearão os currículos e os seus conteúdos mínimos. Sobre isto, assinale a alternativa correta:
a ) As DCNs constituem um conjunto de exigências, relacionadas somente ao âmbito orçamentário da educação básica brasileira.
b ) Diferente dos PCNs, as DCNs são formulações estaduais, decididas em conformidade com o contexto de cada localidade.
c ) As DCNs constituem um conjunto de referências, discutindo os problemas da presença de ideias políticas na escola.
d ) As DCNs constituem um conjunto de referências, tendo em vista a formulação contemporânea da educação brasileira.
e ) As DCNs constituem um conjunto de exigências, tendo em vista a projeção de futuro traçada para a educação brasileira.
QUESTÃO 2
O propósito dos PCNs é a construção de um modelo teórico-metodológico de natureza inter e transdisciplinar. Como isso se estabelece?
a ) Esse projeto se organiza a partir dos eixos temáticos e temas transversais, que transcendem o tradicionalismo disciplinar, então abolido.
b ) As fronteiras das disciplinas são mantidas respeitosamente, utilizando situações padrão que correspondem a modelos preestabelecidos e tradicionais, garantindo deste modo uma formação integral e coesa.
c ) As disciplinas são abolidas e substituídas por áreas de conhecimento, as quais são articuladas pelos temas transversais, tópicos que perpassam o conhecimento, independente de especificidades de campo.
d ) Por meio de um sistema multidisciplinar, que substitui as disciplinas com o objetivo de englobar experiências disciplinares em uma esfera única, dentro de um programa específico. 
e ) As relações entre as disciplinas se estabelecem por meio de áreas e a integração entre estas diferentes áreas é articulada pelos temas transversais, tópicos que perpassam o conhecimento, independente de especificidades de campo.
QUESTÃO 3
O texto jornalístico enquanto documento pode ser utilizado em sala de aula com vários enfoques. Entretanto, nesse sentido algumas questões devem ser consideradas. Por exemplo, a maioria dos jornais são empresas e como tal tem interesses econômicos, defendem grupos políticos e opiniões específicas. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde ao que deve ser considerado ao utilizar o jornal como fonte histórica: 
a ) O documento jornalístico, quando de cunho informativo, pode ser tomado como expressão de uma verdade histórica.
b ) Apenas jornais com títulos reconhecidos e de renome devem ser tomados como fontes, posto que apresentam uma representação confiável dos fatos históricos.
c ) O jornal, assim como outra fonte histórica qualquer, não fala por si só. É necessário que se lance sobre ele um olhar crítico, investigativo, com perguntas instigantes e provocativas.
d ) Um jornal que não admite sua postura política, por exemplo, é mais imparcial do que aquele que a admite.
e ) Jornais são as fontes mais relevantes do arcabouço do historiador, e devem sempre servir de parâmetro para a investigação histórica.
QUESTÃO 4
Processos que o aluno é capaz de concretizar para o fim de efetivamente aplicar as suas capacidades de compreensão e resolução de problemas. A isso damos o nome de:
a ) Planejamento
b ) Práxis
c ) Habilidade
d ) Competência
e ) Cultura
QUESTÃO 5
A produção de textos em sala é parte do complexo processo compreendido como transposição didática. 
"Esse processo de transposição requer do docente [em formação], no mínimo, sensibilidade para: recortar do conhecimento disponível o que é pertinente para a situação de ensino; contextualizar esse recorte conforme o tempo/espaço de produção e segundo os objetivos do ensino; organizar/sistematizar esse recorte - valendo-se, para isso, de diferentes linguagens e do uso adequado delas à situação enunciativa pressuposta pelo processo de ensino e aprendizagem e planejar formas de tornar acessível ao aluno esse recorte, avaliando essa acessibilidade.? (SANTOS et al. 2004, p.21)
Sobre a produção de textos didáticos em sala, responda corretamente:
a ) O propósito de atividades do gênero é reforçar a autoridade dos textos oficiais, utilizados como fontes diretas e inquestionáveis de conhecimento.
b ) Trata-se de estimular práticas que reforcem conhecimentos adquiridos nas aulas expositivas, reforçando valores e discursos já presentes em outros materiais.
c ) Trata-se de envolver o aluno, estimulando a interação entre docentes e discentes e práticas de pesquisa e de problematização dos materiais que existem à disposição para análise.
d ) A transposição didática implica o envolvimento dos alunos do ensino básico em atividades indistintas daquelas desenvolvidas por historiadores em seus processos de pesquisa acadêmicos.
e ) Trata-se de estimular nos alunos a livre expressão e uma visão passional acerca da História, que torne a disciplina envolvente e interessante para os estudantes.
QUESTÃO 6
Sobre os usos de livros didáticos no ensino de História, escolha a alternativa correta:
a ) Trata-se de um recurso forte, à disposição do professor, dado que dispõe de ampla distribuição e encapsula uma variedade de conteúdos, geralmente acompanhados de atrativos visuais.
b ) É um recurso forte a favor do professor, por ser o material que mais pontos de identificação com a realidade do aluno, tornando-o imediatamente acessível e prontamente utilizável.
c ) Pode ser usado como um apoio constante, praticamente sem a agregação de qualquer material de apoio adicional ou de comentários críticos do professor em relação ao material.
d ) Compreende sempre uma visão ideologicamente neutra dos temas abordados, podendo ser utilizado como parâmetro de conhecimento científico. 
e ) Deve ser, sempre que possível, preterido em relação a outros materiais, em especial tecnologias mais avançadas.
QUESTÃO 7
Para Pedro Demo: "Se não sabe pesquisar, não sabe questionar." Dentre as características de um professor ideal, destacamos a 
a ) a interdisciplinaridade, porque assim o professor pode trabalhar em conjunto com áreas mais importantes, como a matemática.
b ) valorização da pesquisa, porque é uma esfera superior ao ensino.
c ) proficiência tecnológica, porque o domínio desta esfera dispensa outras formas de abordagem docente. 
d ) capacidade de planejamento e criatividade, porque demonstra que se preocupa mais com a aprendizagem do que com a burocracia curricular.
e ) atualização, porque a aquisição de conhecimentos sobre as novas tecnologias é o aspecto mais importante da atuação docente.
QUESTÃO 8
"O 'bom' professor de História envolve uma questão sobre representações sociais [...]. Bom professor não é um dado empírico, absoluto, mas uma representação variável, conforme os sujeitos que emitem e recebem a opinião, bem como seu contexto cronológico, social." (OLIVEIRA, 2011, p. 2 apud RIBEIRO, 2011, p. 14).
Acerca dessa afirmação, pode-se aferir que:
a ) Bom professor é aquele que tem consciência de que necessita entrar em sala com seu conhecimento consolidado, pronto, acabado.
b ) Nenhuma das alternativas está correta. 
c ) O conceito de bom professor deve levar em consideração que a educação não é uma atividade política, mas sim didática pedagógica.
d ) O bom professor de História é aquele que trabalha com maestria, seja em uma escola pública ou particular, seja no Ensino Fundamental, ou no Ensino Médio.
e ) O conceito de bom professor é relativo, dependendo da situação, das necessidades da escola e dos alunos.
QUESTÃO 9
Sobre os primeiros modelos de materiais didáticos utilizados em instituições de ensino brasileiras, responda corretamente:
a ) Os manuais em uso ao longo de todo o período imperial seriam os mesmos aplicados pelos educadores jesuítas desde o período colonial, pois os valores buscados pela educação portuguesa/brasileirahaviam permanecido essencialmente os mesmos.
b ) Apenas manuais portugueses eram permitidos, sendo julgados ideais para perpetuar o respeito às instituições monárquicas.
c ) Eram, a princípio, materiais importados, por exemplo da França, por vezes traduzidos para o português.
d ) Os únicos materiais permitidos eram aqueles escritos nas línguas clássicas, o grego e o latim, posto que a tradição ainda impedia o ensino na língua nativa.
e ) Eram, desde o início, materiais elaborados localmente, de ampla circulação, escritos por professores brasileiros renomados.
QUESTÃO 10
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) se baseiam no princípio de competências e habilidades. As competências seriam 
a ) as capacidades referentes à compreensão e resolução de problemas.
b ) os processos que o aluno é capaz de concretizar para o fim de efetivamente aplicar as suas capacidades cognitivas.
c ) os exercícios de destreza social.
d ) as características do indivíduo ligado a um grupo cultural.
e ) a parte do conhecimento voltada para as relações sociais e as reflexões políticas, econômicas e morais.

Outros materiais