Buscar

analise filme

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANÁLISE DO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL ATRAVÉS DO FILME '' THE ACOOUTANT''
1. INTRODUÇÃO 
Nos últimos anos a nossa sociedade tem vivenciado um cenário de muita corrupção, fraudes, atos ilícitos e escândalos tanto no meio econômico quanto no o meio profissional e político. E em todos esses cenários é notório que o contador ao exercer sua profissão, tem um papel importante, tem acesso a diversas informações e confidenciais que podem comprometer e arruinar diversos negócios, caso aja de má fé ou por interesse próprio.
Devido as diversas mudanças exige-se cada vez mais uma postura ética do profissional de contabilidade. Através do Filme analisado, ''the accountant'' destaco a correlação do profissional com Código de ética do Contador, pois requer responsabilidades técnicas, também faz necessária a conduta moral, valores éticos e recusar qualquer tipo de trabalho que coloque em dúvida ou diminuir sua atuação profissional. 
2. APRESENTAÇÃO
Lançado em 20 de outubro de 2016, o filme começa com apresentação de um personagem que possui um quadro de autismo (Christian Wolff), no qual não há um entendimento de seus pais, a respeito de como conduzir a vida de seu filho, visto que o seu comportamento trazia toda uma problemática para a vida de seus pais, a sua mãe foi embora, o que desencadeou em Christian Wolff, uma forte crise e ao longo da sua infância, foi criado pelo seu pai e com seu irmão. 
Ao analisar Christian, nota-se que ele tem um senso de autorresponsabilidade além de ter uma afinidade por numeros, acima da média. O que o torna, um alvo e um exímio contador.
“ O Contador”, começou a sua carreira atendendo em seu próprio escritório que funciona como fachada em uma pequena cidade , para disfarcar sua atuação profissional com clientes de grandes organizações criminosas, sempre, agia com profunda discrição. Devido a sua dedicação e enriquecimento, muito rápido, muitas de suas atividades, ao longo dos anos, chamaram a atenção do Departamento Criminal, coordenado pelo senhor Raymond King e a Srtª Medina, que tinha como meta, descobrir a verdadeira identidade do contador. Necessário acrescentar que ele já vinha sendo investigado. Diante disso, surge a proposta de um trabalho ''legítimo'', que foi aceita por Christian Wolff (O Contador), tendo o seu contratado, firmado pelo Srº Lamar Blackbum, dono de uma empresa de robótica Living Robotics, que tinha a necessidade de investigar, os valores obtidos pela empresa, na qual, trabalhava a assistente Dana Cummmings, que até então, havia notado algumas alterações, mas, nada grandioso.
Christian ao assumir o controle da situação, fez uma análise dos últimos 10 anos, fazendo uma auditoria em todos os livros da contabilidade, desse modo, identificou fraudes, enriquecimento ilícitos, sonegações fiscais, lavagem de dinheiro e associação do dono da empresa com organizações criminosas. 
Como referencia irei relacionar a situação I e II retirado do Artigo 2º do capitulo II, do código de ética define que são deveres do Profissional de contabilidade, christian segue principios básicos da legislação no que se refere ao sigilo das informações de seus clientes mantendo-as totalmente confidenciais.
Ainda mantendo-se no Art 2º capitulo II, trecho V o contador deve se inteirar-se de todas as circunstâncias, antes de emitir opinião sobre qualquer caso; situações que ocorreu na Living Robotics, onde Christian adiantou a Srª Rita Blackbum na ausencia do irmão e sócio Sr. Lamar, que havia desvio nas contas das empresas. O correto seria elaborar um relatório por escrito, que contenha todas informações da atual situação da empresa para todos os sócios. Essa informação passada de forma errônea por Christian, desencadeou diversos assassinatos tendo em vista que vários auditores temiam serem descobertos. 
Christian não segue nenhum código de ética, violando o Art 3º do Capitulo II no desempenho de sua profissãoo, o contador utiliza-se do previlégio de suas funções para cometer atividades ilícitas ligadas a lavagem de dinheiro da mafia. Cometeu crime de falsidade ideológica e ocultação de bens e capitais.
3. CONCLUSÃO
Portanto conlui-se que, do ponto de vista ético com base na resolução do CFC Nº 803/96 , ressalto a importancia da transparência do profissional, da sua boa formação e dos conhecimentos específicos que um contador deve ter. Além de uma contura moral, que aparentimente Christian demonstrava seguir apenas a sua propria conduta, mesmo que conturbada devido a traumas que ele sofreu.

Outros materiais