Buscar

gabarito topicos 4 e 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÓPICO 4
1 Com o conhecimento que você acabou de adquirir sobre as células que compõem o sangue, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a ordem correspondente das características das células classificadas como glóbulos brancos ou leucócitos:
(1) Neutrófilos
(2) Linfócitos
(3) Eosinófilos
(4) Basófilos
(5) Monócitos
( ) Possuem grânulos relativamente grandes corados em azul púrpura; liberam histamina (contribui para as respostas alérgicas dilatando e permeabilizando os vasos sanguíneos) e heparina (previne a coagulação do sangue).
( ) O segundo tipo mais abundante de leucócitos, compreendendo cerca de 30% dos glóbulos brancos em circulação. São importantes nas respostas imunes específicas do corpo, incluindo a produção de anticorpos. São pequenos, quase do tamanho dos eritrócitos com um núcleo circular ou com alguma deformação quase do tamanho da célula.
( ) Possuem grânulos corados em laranja-avermelhado e fagocitam o complexo antígeno -anticorpo. Seus núcleos geralmente têm dois lobos conectados por um filamento. Aumenta de forma muito acentuada no sangue circulante durante as reações alérgicas, e durantes as infestações parasitárias.
( ) São conhecidos também como polimorfonucleares, possuem núcleo com 2 a 5 lobos e correspondem cerca de 50 a 70% das células circulantes. São capazes de deixar os vasos sanguíneos e entrar nos tecidos, protegendo o corpo e fagocitando bactérias e substâncias estranhas ao organismo.
( ) Possuem um único núcleo em formato de “rim” e são células grandes. São capazes de entrarem no tecido conjuntivo frouxo, onde se desenvolvem em grandes células fagocíticas denominadas macrófagos, que podem ingerir bactérias e outras substâncias estranhas ao organismo.
a) ( ) 1, 2, 3, 5 e 4.
b)(x) 4, 2, 3, 1 e 5.
c) ( ) 4, 1, 3, 2 e 5.
d) ( ) 1, 3, 2, 5 e 4.
e) ( ) 4, 5, 3, 2 e 1.
2 As hemácias são células que compõe o tecido sanguíneo e constituem a série vermelha, pois como o nome diz, apresentam a coloração avermelhada. Possuem um formato de disco bicôncavo e apresenta em seu interior uma proteína que dá cor a célula e é responsável por coordenar a atividade principal exercida pela hemácia. Qual proteína é essa?
a) ( ) Eritropoetina.
b) ( ) Eritrócito.
c) ( ) Plaquetas.
d)(x) Hemoglobina.
e) ( ) Granulócitos.
3 A hematologia é a ciência que estuda o sangue e os tecidos formadores de células sanguíneas, como também as doenças primárias do sangue e dos tecidos hematopoiéticos. O hemograma é um conjunto de testes laboratoriais que avalia quantitativa e qualitativamente os elementos celulares do sangue e constitui um dos exames mais solicitados ao laboratório clínico. Atualmente, a contagem e análise das células sanguíneas pelos laboratórios são realizadas por equipamentos ou contadores automáticos de células. Em relação ao aparelho de cito de células, avalie as afirmativas:
I- A citometria de fluxo fornece o número de células sanguíneas, porém não identifica cada tipo celular.
II- A citometria de fluxo utiliza o princípio da difração da luz, as células sanguíneas ao ser interceptadas pelo feixe de luz dispersam a luz. A quantidade de luz dispersa é coletada por sensores e é característica de cada célula. Portanto, a quantidade de luz dispersa por uma hemácia não é a mesma do que aquela dispersa por um leucócito.
III- A citometria de fluxo realiza a contagem de células sanguíneas apenas pela cor de cada célula ao passar no aparelho.
a) ( ) Somente a I e II estão corretas.
b)(x) Somente a II está correta.
c) ( ) Somente a III está correta.
d) ( ) Estão todas corretas.
e) ( ) Estão todas incorretas.
 TÓPICO 5
1 Em uma tipagem sanguínea houve aglutinação ao se misturar o sangue pesquisado nos campos identificados como anti-AB e anti-Rh. Determine o tipo sanguíneo e faça um esquema explicando a reação ocorrida.
R.: Se aglutinou no anti-AB, este sangue se refere a uma amostra de sangue tipo AB, pois ao aglutinar neste campo demonstra que possui ambos os antígenos. E ao reagir no anti-Rh demonstra ser uma amostra Rh +, pois da mesma forma representa a presença de anticorpos que se ligam aos antígenos
específicos de Rh.
2 Represente de forma esquemática a técnica de ELISA indireto.
R.:
FONTE: <https://www.biomedicinapadrao.com.br/2010/05/elisa.html>. Acesso em: 16 out. 2019.
3 O setor de imunologia possui técnicas imunológicas que se baseiam em ligações entre antígenos-anticorpo para reconhecimento específico, esses imunodiagnósticos, podem ser realizados através de algumas técnicas. De acordo com as técnicas de imunodiagnósticos avalie a veracidade (V) e a falsidade (F) das afirmativas a seguir e assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
 
( ) Uma das técnicas do setor de imunologia é a aglutinação, que se baseia na interação de anticorpos com antígenos presentes em partículas insolúveis, que podem estar cobertas com látex.
( ) A técnica conhecida como ELISA tem o princípio de ligação antígeno-anticorpo detectáveis através de reações enzimáticas, por isso a técnica é conhecida como teste imunoenzimático.
( ) A técnica de quimioluminescência é baseada na emissão de luz proveniente das reações químicas de oxidação.
( ) Quando se utiliza a técnica de citometria de fluxo no setor de imunologia, utiliza-se a imunofluorescência para marcar os antígenos nas células. Quando as células passam pelo aparelho, ele identifica através da intensidade de fluorescência emitida por cada célula.
a) ( ) V, F, F e V.
b) ( ) V, V, V e F.
c) ( ) F, V, V e F.
d)(x) V, V, V e V.
e) ( ) V, V, F e V.

Continue navegando