Buscar

AVALIAÇÃO 2

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Judite Cordeiro de Oliveira Rocha (1480010)
	
	Disciplina:
	Psicologia Social (PSI43)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:638798) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19264386
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na psicologia, a nomenclatura desenvolvimento diz respeito ao seguimento sistemático e alterações que acontecem com o ser humano no decorrer de sua trajetória. O termo sistemático ocorre pelo fato de estas alterações consistirem, de certa maneira, uniformizadas e de modo até mesmo previsível. Partindo deste pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- As alterações que o ser humano sofre do seu nascimento até sua morte não fazem parte do seu desenvolvimento. 
II- A área do desenvolvimento humano se atém às alterações estáveis e não às mudanças corriqueiras de temperamento, como humor e demais comportamentos. 
III- A área do desenvolvimento humano somente se atém às mudanças triviais que o ser humano tem, abrindo mão das alterações permanentes.
IV- A área do desenvolvimento humano se atém, da mesma maneira, às mudanças estáveis e corriqueiras do indivíduo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	2.
	Os instrumentos psicológicos sofrem mudanças qualitativas no decorrer do desenvolvimento humano. A ocasião em que as questões externas são substituídas pelas internas é, provavelmente, a mudança mais importante. Sobre esses aspectos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os aspectos mentais da realidade são considerados os principais intercessores na relação do sujeito com o mundo.
	 b)
	As reproduções mentais não conseguem fazer a ligação entre o abstrato e o real.
	 c)
	Os aspectos mentais que se sobrepõem aos elementos do mundo real são reconhecidos como processo de externalização.
	 d)
	O momento no qual o sujeito aprende o significado de um determinado objeto é conhecido como representação corporal.
	3.
	Uma das teorias interacionistas defende que o desenvolvimento intelectual da criança ocorre em quatro períodos. Cada um deles é diferenciado pelo que de melhor a criança consegue realizar. Sobre estes períodos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O terceiro período é denominado de operações concretas. Neste, a capacidade mental regride para logo em seguida voltar renovada.
	 b)
	O pós-operatório é o segundo período. Neste, vários aspectos neurofisiológicos se estabilizam.
	 c)
	As operações formais acontecem no último estágio. Neste, sobrevém o aprofundamento da criança nas relações sociais.
	 d)
	O primeiro período é chamado de sensório-motor. Neste, a percepção está direcionada aos movimentos.
	4.
	Ebrahim (2001), em sua pesquisa acerca da adoção, pontuou que os adotantes tardios parecem ser mais altruístas do que os canditados à adoção de bebês. "O altruísmo, mais elevado entre os adotantes tardios, traz uma maior justificativa para a motivação apresentada por estes, de uma preocupação em atender às necessidades do outro como mobilizadora das adoções" (EBRAHIM, 2001, p. 78). Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Tanto a educação informal oferecida pela família quanto a educação formal oferecida pelas instituições escolares e pelos programas sociais nada contribuem para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos altruísticos.
(    ) O altruísmo é um comportamento que se volta a atender às necessidades de outros, perpassando escolhas em que as pessoas atribuem menos valor em resultados pessoais, e dificilmente ficam calculando os valores monetários que precisarão investir, comparando-os aos benefícios que receberão.
(    ) Num comportamento altruísta, os ganhos e os interesses próprios são praticamente nulos. Ao verificar se um ato é altruísta, é necessário averiguar a motivação do sujeito que o realizou. Esta motivação precisa atribuir pouco valor tanto nos resultados pessoais quanto nos custos de suas escolhas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: EBRAHIM, Surama Gusmão. Adoção tardia: altruísmo, maturidade e estabilidade emocional. Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 out. 2012.
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - F - F.
	5.
	A vertente sócio-histórica compreende a adolescência como um processo em construção, que pode ocorrer de maneiras diferentes, dependendo da pessoa que está vivenciando tal processo e a da sociedade da qual faz parte. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: FONSECA, Débora Cristina; OZELLA, Sérgio. As concepções de adolescência construídas por profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Interface (Botucatu), Botucatu, v. 14, n. 33, jun. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200014&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 out. 2012.
	 a)
	A adolescência é produto da história de vida do sujeito, que pertence a um grupo social, a uma cultura, da qual recebe influência e sobre a qual age dialeticamente.
	 b)
	Cada sujeito vivencia a adolescência a sua maneira, dependendo de suas interações sociais, do desenvolvimento de seus interesses, de suas necessidades e da significação que as mudanças biológicas têm ou tiveram.
	 c)
	Esta compreensão não nega as mudanças biológicas, mas as entende também como significadas histórica e socialmente.
	 d)
	Há uma série de características que compõem a adolescência. Para avançar para a fase adulta, o sujeito precisa passar por todas elas, como a chamada crise da adolescência, caso contrário, não desenvolverá saudavelmente.
	6.
	O processo de desenvolvimento ocorre no indivíduo do nascimento até sua morte. Entretanto, é inegável que a infância é uma fase importante para o desenvolvimento do indivíduo. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A importância dada à infância é um acontecimento relativamente antigo; atualmente essa importância vem diminuindo.
	 b)
	Os primeiros anos de vida de uma pessoa não são considerados importantes, pois geralmente, quando adultos, não é possível recordar.
	 c)
	Fatos ocorridos no período da infância causam impactos importantes na composição do sujeito.
	 d)
	Atualmente, as crianças são consideradas inferiores se comparadas com os adultos e, no geral, não recebem maior atenção.
	7.
	Atualmente, a violência urbana tem atingido índices elevados, e são cada vez mais raras as situações em que ocorre a ajuda ao próximo; afinal, o individualismo e o egoísmo têm se sobressaído. Desta forma, a psicologia social tem intensificado seus estudos acerca do comportamento pró-social e do altruísmo. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Quando uma pessoa põe em risco a sua própria vida, visando salvar alguém que esteja em perigo, sem tencionar receber alguma recompensa, está comportando-se de maneira altruísta.
	 b)
	A empatia está relacionada ao altruísmo, já que a preocupação empática por outra pessoa leva a uma motivação verdadeiramente altruísta para ajudá-la.
	 c)
	Altruísmo explicita qualquer ato que beneficia alguém, sem acarretar benefícios para o altruísta; pelo contrário, comumente envolve algum custo pessoal para aquele que presta ajuda.
	 d)
	Enquanto que a agressão tem base fundamentalmente social, o altruísmo é uma característica inata, transmitida hereditariamente. Infelizmente, não pode ser desenvolvida nas pessoas que nascem sem essa tendência.
	8.
	Ao estudar o desenvolvimento humano, é necessário considerar os processos de crescimento, as vivências vitais significativas e as mudanças psicológicas decorrentes da inter-relação com outros aspectos do desenvolvimento. No queconcerne aos fatores que mais influenciam o desenvolvimento humano, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	O meio é o conjunto de influências ambientais que intervêm expressivamente nos padrões de comportamento da pessoa.
	 b)
	O hábito modelado trata-se do aspecto físico que permite ao indivíduo comportamentos e uma relação peculiar com o mundo.
	 c)
	A hereditariedade refere-se ao material genético de cada indivíduo, que forma o potencial, podendo se desenvolver ou não.
	 d)
	A maturação neurofisiológica refere-se ao desenvolvimento neurológico. É necessário para a obtenção de certos padrões de comportamento.
	9.
	Sá, Curto, Bordin e de Paula realizaram uma pesquisa intitulada "Exposição à violência como risco para o surgimento ou a continuidade de comportamento antissocial em adolescentes da região metropolitana de São Paulo", em 2009. Esses autores constataram que a violência doméstica é um dos fatores mais relevantes para a manutenção do comportamento antissocial, enquanto fatores atinentes à violência urbana relacionam-se ao surgimento do comportamento antissocial. Acerca do comportamento antissocial, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SÁ, Daniel Graça Fatori de et al. Exposição à violência como risco para o surgimento ou a continuidade de comportamento antissocial em adolescentes da região metropolitana de São Paulo. Psicologia: teoria e prática. São Paulo, v. 11, n. 1, jun. 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872009000100015&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 out. 2012.
	 a)
	Os meios de comunicação de massa apresentam inúmeras opções de entretenimento; assim, pouco abordam temas relativos à agressão e à violência.
	 b)
	Fatores políticos não interferem nos comportamentos antissociais. Estes geralmente são desencadeados por distúrbios orgânicos ou doenças mentais. Raramente injustiças sociais estão por trás da realização de crimes.
	 c)
	O estímulo de sentimentos como empatia e altruísmo não serve como maneira de prevenir comportamentos antissociais.
	 d)
	O ambiente familiar e uma comunidade violenta parecem ser modelos para a manutenção e o desenvolvimento de comportamentos violentos.
	10.
	A abordagem vygotskiana enfatiza o contexto sociocultural no processo de trabalho, o uso de instrumentos e a interação dialética entre os seres humanos e o ambiente. Um dos conceitos centrais dessa abordagem é a mediação, que basicamente pode ser considerada como a interlocução que ocorre entre sujeitos (THOFEHRN; LEOPARDI, 2006). Sobre a mediação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É fundamental compreender a mediação, uma vez que ela pressupõe a relação do ser humano com o mundo e com os outros seres humanos, resultando, assim, no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. 
(    ) A relação do ser humano com o mundo é direta; portanto, ferramentas auxiliares da atividade humana são absolutamente supérfluas e dispensáveis. 
(    ) É por meio dos instrumentos que acontece a mediação. Tais elementos mediadores podem ser de duas categorias: física ou material (alteram o meio físico e o sujeito da ação, de maneiras concretas) e o representacional ou de signos (mudam a relação do ser humano consigo mesmo e com os outros).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: THOFEHRN, Maira Buss; LEOPARDI, Maria Tereza. Construtivismo sócio-histórico de Vygostky e a enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, v. 59, n. 5, out. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000500019&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 out. 2012.
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - V.
Prova finalizada com 10 acertos e
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Perguntas Recentes