Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
3 AV_Anatomorfofisiologia do Sistema Cardiorespiratório e Nervoso

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Antonio Wellington de Sousa Santos (1843613)
	Disciplina:
	Anatomorfofisiologia do Sistema Cardiorrespiratório e Nervoso (17498)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637564) ( peso.:3,00)
	Prova Objetiva:
	20586815
Parte superior do formulário
	1.
	O SNA é dividido em Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parassimpático, dois conjuntos distintos de nervos que controlam em geral os mesmos órgãos, entretanto, de forma antagônica. Os nervos simpáticos possuem ação excitatória sobre tais órgãos, colocando o organismo em estado de prontidão e alerta em situações de estresse por exemplo. Já os nervos parassimpáticos atuam inibindo a atividade destes órgãos, levando o organismo a um estado de relaxamento e repouso, trazendo assim equilíbrio funcional às estruturas do corpo humano. Quanto à ação do sistema simpático e parassimpático, frente a uma determinada estrutura visceral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Coração: o sistema simpático desencadeia redução da frequência cardíaca, já o sistema parassimpático desencadeia aumento da frequência cardíaca.
(    ) Pênis: o sistema simpático desencadeia ereção, já o sistema parassimpático desencadeia ejaculação.
(    ) Olhos: o sistema simpático desencadeia dilatação da pupila, já o sistema parassimpático desencadeia contração da pupila.
(    ) Sistema digestório: o sistema simpático desencadeia aumento da atividade digestória, já o sistema parassimpático desencadeia diminuição da função digestória.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - F - V.
	
	b) V - F - F - F.
	
	c) F - V - F - F.
	
	d) F - F - V - F.
	2.
	A função primordial do coração é bombear sangue para todo o corpo por meio da circulação sistêmica. Para isso, ele funciona como uma bomba dupla, o seu lado esquerdo bombeia sangue oxigenado (arterial) para diversas partes do corpo através do ventrículo esquerdo. Enquanto isso, o lado direito através do ventrículo esquerdo bombeia sangue venoso para os pulmões visando à desoxigenação do sangue. O coração possui dois tipos de células, as células miocárdicas, também denominadas como células funcionais, que quando estimuladas eletricamente são capazes de se contrair, e as células nominadas de marcapasso, as quais são responsáveis pela geração e condução dos estímulos elétricos. Acerca do marcapasso fisiológico que dá início à geração do sistema de condução, analise as opções a seguir:
I- Nó Sinoatrial (NSA).
II- Nó Atrioventricular (NAV).
III- Fibras de Purkinje
IV- Nó atrioventricular (NAV) e ramos direito e esquerdo do fascículo atrioventricular.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a opção I está correta.
	
	b) Somente a opção IV está correta.
	
	c) Somente a opção III está correta.
	
	d) Somente a opção II está correta.
	3.
	O cerebelo é um órgão do sistema nervoso, sendo encontrado entre o cérebro e o tronco encefálico, conectado ao tálamo e à medula espinhal através de muitas fibras nervosas. O nome cerebelo deriva do latim e significa pequeno cérebro. Anatomicamente, pode-se distinguir no cerebelo o vérmis e dois hemisférios cerebelares (direito e esquerdo). O cerebelo é composto por uma parte central de substância branca, coberta por uma fina camada de substância cinzenta, que representa o córtex cerebelar. São exemplos de doenças clínicas que surgem em decorrência de lesões na respectiva estrutura: síndrome do vérmis e ataxia de Friedreich, uma doença degenerativa hereditária. Sobre a função do cerebelo enquanto estrutura funcional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Participa na regulação do tônus muscular e postura, planejamento de movimentos voluntários e aprendizagem motora.
(    ) Participa ativamente no comando da fala.
(    ) Participa diretamente no processo de deglutição.
(    ) Participa apenas no auxílio da manutenção do equilíbrio corpóreo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - F.
	
	b) F - V - F - F.
	
	c) F - F - F - V.
	
	d) F - F - V - F.
	4.
	Sistema Nervoso Autônomo (SNA) é composto por nervos com fibras sensoriais e motoras que conferem controle aos mecanismos involuntários e vitais (funções vegetativas) fundamentais à homeostase (equilíbrio dinâmico do metabolismo), como a contração da musculatura lisa das vísceras, formação e liberação de secreção glandular, geração de ritmo cardíaco e movimento respiratório, dentre outros. Por exemplo, você pode até prender voluntariamente a respiração por certo tempo, mas quando ocorrer falta de oxigênio em um estado mais crítico ao organismo, o SNA desencadeia novamente e estimula a mensagem ao centro respiratório para que ocorra a presença de movimentos respiratórios. Por isso, ninguém consegue se suicidar simplesmente prendendo ou deixando de respirar espontaneamente. Acerca da divisão do sistema nervoso autônomo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Periférico.
(    ) Sistema Nervoso Periférico e Sistema Nervoso Parassimpático.
(    ) Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parassimpático.
(    ) Sistema Nervoso Somático e Sistema Nervoso Simpático.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - F.
	
	b) F - F - F - V.
	
	c) V - F - F - F.
	
	d) F - F - V - F.
	5.
	Sistema nervoso é um conjunto de estruturas formado por ligações de nervos e órgãos do corpo, com a função de enviar e captar informações, mensagens e demais estímulos externos, assim como também respondê-los, além de ser o responsável por comandar a execução de todos os movimentos do corpo, sejam eles voluntários ou involuntários. Uma das principais importâncias do sistema nervoso consiste no monitoramento e na coordenação da atividade dos músculos, na movimentação dos órgãos e realiza a construção e finalização dos estímulos dos sentidos. O sistema nervoso divide-se em: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. Com relação ao Sistema Nervoso Central (SNC), e as estruturas que o compõem, analise as opções a seguir:
I- Medula espinhal e encéfalo.
II- Medula óssea e encéfalo.
III- Encéfalo e nervos.
IV- Nervos e medula espinhal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a opção IV está correta.
	
	b) Somente a opção III está correta.
	
	c) Somente a opção II está correta.
	
	d) Somente a opção I está correta.
	6.
	O sangue é um tecido conjuntivo formado por diversos tipos celulares que ficam embebidos em um meio fluído denominado plasma. O plasma contém gases, íons, proteínas, nutrientes, hormônios não proteicos, moléculas transportadoras (transferrina), entre outras moléculas. Dessa forma, o sangue é constituído cerca de 66% de plasma e 34% de elementos figurados que compreendem as células sanguíneas. O organismo humano para a sua sobrevivência depende essencialmente de Transporte de oxigênio (a), de estruturas celulares que o defendam realizando fagocitose de microrganismos (b) e gerem a liberação de substâncias relacionadas a reações alérgicas (c) em resposta à necessidade de defesa a agentes que podem desencadear alterações clínicas importantes, levando-nos ao adoecimento. Com base em uma ordem sequencial, acerca das células responsáveis pelas funções descritas (a, b e c), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Eritrócitos, basófilos e neutrófilos.
(    ) Basófilos, neutrófilos, monócitos e linfócitos.
(    ) Eritrócitos, linfócitos e eosinófilos.
(    ) Eosinófilos, monócitos, linfócitos e basófilos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - F.
	
	b) V - F - F - F.
	
	c) F - V - F - F.
	
	d) F - F - F - V.
	7.
	A medula espinhal ou espinal, é um cordão cilíndrico, uma porção alongada do sistema nervoso central, continuação do bulbo, composto de células nervosas, localizada ao longo do seu eixo craniocaudal. Ao longo de seu comprimento, consiste nos segmentos
Página12