Buscar

Questões sobre Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Analise a imagem anexa e indique qual ODS é o mais adequado e expressa o desafio proposto na mensagem da charge:
FONTE: https://latuffcartoons.files.wordpress.com/2012/07/sustentabilidade.gif. Acesso em: 12 set. 2019.
	
	 a)
	ODS 7 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e o preço acessível à energia para todas e todos.
	 b)
	ODS 11 - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
	 c)
	ODS 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
	 d)
	ODS 6 - Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.
	2.
	A ideia sugerida pela charge está relacionada ao conceito de:
FONTE: encurtador.com.br/tvxF9. Acesso em: 1º ago. 2019.
	
	 a)
	Desenvolvimento sustentável.
	 b)
	Obsolescência programada.
	 c)
	Tecnologia e sustentabilidade.
	 d)
	Reciclagem e reutilização.
	3.
	Quantos planetas Terra precisaríamos ter, para viver e consumir conforme os padrões médios atuais de cada continente? Dados apontam que pela média de consumo dos países da América do Norte seriam necessários 5,22 planetas; Europa 2,66; América Latina 1,11; Ásia Oriental e Oceania 0,72; e, África 0,61. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/RIO+20-web.pdf. Acesso em: 12 set. 2019 (adaptado).
	 a)
	A sustentabilidade do planeta Terra depende dos padrões médios de consumo da humanidade, e se todas as pessoas consumissem como os africanos o planeta estaria condenado à exaustão.
	 b)
	Na América Latin, os padrões de consumo estão no limite de capacidade de o planeta suportar a exploração, enquanto na África esse limiar já foi ultrapassado.
	 c)
	Os países ricos do hemisfério norte são exemplos de sustentabilidade para os países pobres do hemisfério sul.
	 d)
	As nações que mais consomem recursos naturais estão concentradas no hemisfério norte e se os seus hábitos de consumo fossem universalizados, a vida no planeta seria insustentável.
	4.
	O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS número 2, da Agenda 2030 da ONU, pretende "Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável". Dentre as metas propostas para alcançar este objetivo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.agenda2030.org.br/ods/2/. Acesso em: 12 set. 2019.
	 a)
	É atribuição exclusiva dos governos acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
	 b)
	Os brasileiros mais ricos devem acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
	 c)
	Toda a sociedade deve contribuir para acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
	 d)
	É obrigação da ONU e da Europa acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
	5.
	Quando escolhemos um produto, por exemplo, na prateleira de um supermercado, espera-se que as informações constantes no rótulo sejam suficientes para tomar a decisão entre uma opção e outra. Esse direito à informação está previsto na Política Nacional de Relações de Consumo. Onde consta esta política?
	 a)
	Código de Defesa do Meio Ambiente.
	 b)
	Código de Defesa do Trabalhador.
	 c)
	Código de Defesa do Consumidor.
	 d)
	Código de Defesa do Idoso.
	6.
	Materiais como plástico, papel, metal e vidro são facilmente reconhecidos como potencialmente recicláveis, contudo, é possível constatar que boa parte da população não sabe onde destinar corretamente os resíduos eletrônicos como pilhas, baterias, aparelhos celulares, etc. Como é denominado o conjunto de ações que reintegra esses resíduos na cadeia produtiva?
	 a)
	Logística reversa.
	 b)
	Logística contemplativa.
	 c)
	Logística permanente.
	 d)
	Logística contínua.
	7.
	Os meios de comunicação que veiculam propagandas diversas, contribuem para o aumento do consumo do desnecessário. A figura anexa apresenta um exemplo de estratégia utilizada pela mídia para convencer o consumidor. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: encurtador.com.br/boxRX. Acesso em: 12 set. 2019.
	
	 a)
	Há uma incoerência entre a busca pela sustentabilidade global e as propagandas divulgadas nos meios de comunicação de massa.
	 b)
	Mesmo com o aumento do consumo de celulares, a Logística Reversa garante o reaproveitamento de todos os resíduos, como já ocorre em todo território brasileiro.
	 c)
	A Política Nacional das Relações de Consumo visa contribuir para a divulgação de propagandas que estimulem o consumo de celulares.
	 d)
	O Código de Defesa do Consumidor prevê a proibição de propagandas que estimulem o consumo de produtos inovadores.
	8.
	Repensar os hábitos de consumo é um dos conceitos da política dos 5 R's, que busca apresentar formas de enfrentamento da questão dos resíduos sólidos. Sobre os demais termos que contribuem para efetivar o consumo sustentável, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Reciclar, reproduzir, reorganizar e reaproveitar.
	 b)
	Recuperar, restaurar, revirar e reaproveitar.
	 c)
	Recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
	 d)
	Revigorar, ressignificar, respeitar e reciclar.
	9.
	O conhecido documentário "A História Secreta da Obsolescência Programada" denuncia a estratégia de muitas empresas de tecnologia para reduzir a durabilidade de seus produtos, especialmente de suas funcionalidades, com vistas a convencer o consumidor de adquirir uma "nova versão" do produto, que seria mais aprimorada que a anterior, mesmo que o produto ainda estivesse em boas condições de uso. Um dos exemplos citados no documentário é o da lâmpada incandescente, que originalmente foi desenvolvida para durar muitos anos (mais de 2.500 horas acesas), mas por decisão de um grupo com interesses econômicos ficou "estabelecido" que a duração de uma lâmpada deveria ser de até 1.000 horas acesas. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A invenção da obsolescência programada visa contribuir para a sustentabilidade do planeta, pois proporciona maior vida útil aos produtos.
	 b)
	O uso de lâmpadas incandescentes é altamente incentivado no mundo atual, tanto pela sua durabilidade quanto pela sua eficiência no consumo de energia.
	 c)
	Apesar de a lâmpada ser um símbolo de ideias inovadoras, é o principal exemplo de sustentabilidade devido a sua durabilidade prolongada.
	 d)
	A obsolescência programada surgiu ao mesmo tempo que a produção em massa e a sociedade de consumo, comprometendo a sustentabilidade do planeta.
	10.
	Há um contraste entre a reciclagem dos diferentes resíduos no Brasil. Se, por um lado, o país é campeão mundial em reciclagem de alumínio, com mais de 98% de reciclagem desse resíduo, o plástico apresenta um índice de reciclagem muito baixo, cerca de 1%, o que significa que há um grande volume de plásticos depositados em aterros e dispersos na natureza. Para melhorar esse cenário, cada cidadão brasileiro precisa fazer a sua parte para reduzir o consumo de plástico e reciclar o que já está em circulação. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.wwf.org.br/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico. Acesso em: 25 jul. 2019.
	 a)
	O uso excessivo do plástico, especialmente os descartáveis, contribui para Brasil ser líder mundial na reciclagem deste resíduo.
	 b)
	O consumidor brasileiro, ao desperdiçar comida e não separar os resíduos em casa, contribui paraos baixos índices de reciclagem do plástico e do alumínio.
	 c)
	O consumidor pode mudar seus hábitos, repensando, recusando, reduzindo, reutilizando e reciclando os produtos com componentes plásticos.
	 d)
	O plástico é um produto utilizado em larga escala na indústria, no comércio e nas residências de um modo geral, o que aumenta os índices de reciclagem.

Outros materiais