A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Avaliação de Pesquisa (fundamentos gerais da educação) (1) (Reparado)

Pré-visualização | Página 1 de 4

,
Fundamentos Gerais da Educação
Aluno(a):Josiane Pereira Silva Costa
Data: 05/ 07 /2020
Atividadede Pesquisa
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. Apresente alternativas para a construção de uma Estética da Sensibilidade dentro da escola.
Resposta:
Apresenta a estética da sensibilidade como a responsável pela “constituição de identidades capazes de suportar a inquietação, conviver com o incerto, o imprevisível e o diferente”.A estética é apresentada como forma de promover “a leveza, a delicadeza e a sutileza”, como características necessárias para esta nova realidade do trabalho, predominantemente marcada pela presença da informática e de novas tecnologias. 
Há uma preocupação com o próprio ambiente do trabalho e da escola, muitas vezes considerados afetivamente austeros. A estética viria para contribuir na formação de pessoas capacitadas para tornar estes ambientes e dimensões da vida mais alegres mais agradáveis, menos inóspitas. Por fim, a estética seria responsável por educar pessoas a transformarem seu tempo livre em um exercício produtivo.
2. A partir da compreensão do fenômeno da globalização, comente os conceitos de Identidade e Diversidade.
Resposta:
O conceito de identidade refere-se a uma parte mais individual do sujeito social, mas que ainda assim é totalmente dependente do âmbito comum e da convivência social. De forma geral, entende-se por identidade aquilo que se relaciona com o conjunto de entendimentos que uma pessoa possui sobre si mesma e sobre tudo aquilo que lhe é significativo. Esse entendimento é construído a partir de determinadas fontes de significado que são construídas socialmente, como o gênero, nacionalidade ou classe social, e que passam a ser usadas pelos indivíduos como plataforma de construção de sua identidade.
A diversidade de conferências realizadas pela Organização das Nações Unidas foi primordial para o surgimento de novos debates regionais e locais sobre as inúmeras situações que transcendem as culturas e seus limites geográficos.
Por fim o trabalho buscou reforçar a importância do debate global acerca da cultura e de sua diversidade, e ampliar a percepção da participação cada vez maior de uma sociedade civil organizada internacionalmente e capaz de transpor limites geográficos e culturais para criar grupos de atividades em todas as áreas, enriquecendo assim, as discussões voltadas para o desenvolvimento mundial e para a promoção da paz.
3. Baseado no princípio da Autonomia, quais os limites e possibilidades para elaboração do projeto político-pedagógico na escola?
Resposta:
	É um documento que tem limites ou se dá possibilidades de ações será a gestão presente na escola e o quanto ela será atuante no sentido de tentar viabilizar as ações propostas pelo coletivo. Afinal nos sabemos que tudo isso nem sempre é fácil, mas é necessário.
O Projeto Político Pedagógico representa o planejamento de todas as ações desenvolvidas pela escola. É através dele que a escola estabelecerá suas concepções, metodologias e sua história. É nele que estarão relacionados os objetivos que irão contribuir para a formação do tipo de homem e de sociedade pretendidos pela instituição.
Ao construir o seu Projeto Político Pedagógico, a escola precisa analisar o seu presente no que diz respeito o seu cotidiano enquanto meta de ação visando, no futuro, preencher lacunas para a melhoria das imperfeições. Esse projeto é uma busca do que deve ser priorizado no processo educativo, quais as ações que devem ser realizadas e qual a melhor forma de construção dessas ações.
Nessa perspectiva, o projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.
Porém, há algumas limitações no que diz respeito ao processo democrático na elaboração do projeto, segundo Gadotti, 2002, os quais podem citar alguns:
- a pouca experiência democrática;
- ideia de que somente os técnicos devem construí-lo;
- a verticalização do sistema educacional;
- o autoritarismo ainda existente nas escolas;
- a liderança tradicional;
- a falta de interesse de alguns agentes educacionais;
- a ausência de consciência crítica;
- o pouco envolvimento da comunidade externa;
- a pouca responsabilidade na permanente construção do projeto; entre outros.
4. Quais as contribuições que o estabelecimento das competências cognitivas pode oferecer à prática educativa?
Resposta:
	O processo didático educativo e suas contribuições positivas para um melhor desempenho no processo de ensino-aprendizagem. Como arte a didática não objetiva apenas o conhecimento por conhecimento, mas procura aplicar os seus próprios princípios com a finalidade de desenvolver no individuo as habilidades cognoscitivas, tornando-os críticos e reflexivos, desenvolvendo assim um pensamento independente.
	O professor tem como papel principal garantir uma relação didática entre ensino e aprendizagem através da arte de ensinar, pois ambos fazem parte de um mesmo processo. Segundo Libâneo (1994), o professor tem o dever de planejar, dirigir e controlar esse processo de ensino, bem como estimular as atividades e competências próprias do aluno para a sua aprendizagem.
	A condição do processo de ensino requer uma clara e segura compreensão do processo de aprendizagem, ou seja, deseja entender como as pessoas aprendem e quais as condições que influenciam para esse aprendizado. Sendo assim Libâneo (1994) ressalta que podemos distinguir a aprendizagem em dois tipos: aprendizagem casual e a aprendizagem organizada.
	a.      Aprendizagem casual: É quase sempre espontânea, surge naturalmente da interação entre as pessoas com o ambiente em que vivem, ou seja, através da convivência social, observação de objetos e acontecimentos.
	b.      Aprendizagem organizada: É aquela que tem por finalidade específica aprender determinados conhecimentos, habilidades e normas de convivência social. Este tipo de aprendizagem é transmitido pela escola, que é uma organização intencional, planejada e sistemática, as finalidades e condições da aprendizagem escolar é tarefa específica do ensino (LIBÂNEO, 1994. Pág. 82).
	Esses tipos de aprendizagem tem grande relevância na assimilação ativa dos indivíduos, favorecendo um conhecimento a partir das circunstâncias vivenciadas pelo mesmo.
	O nível cognitivo refere-se à aprendizagem de determinados conhecimentos e operações mentais, caracterizada pela apreensão consciente, compreensão e generalização das propriedades e relações essenciais da realidade, bem como pela aquisição de modos de ação e aplicação referentes a essas propriedades e relações (Libâneo, 1994). De acordo com esse contexto podemos despertar uma aprendizagem autônoma, seja no meio escolar ou no ambiente em que estamos.
	Pelo meio cognitivo, os indivíduos aprendem tanto pelo contato com as coisas no ambiente, como pelas palavras que designam das coisas e dos fenômenos do ambiente. Portanto as palavras são importantes condições de aprendizagem, pois através delas são formados conceitos pelos quais podemos pensar.
O ensino é o principal meio de progresso intelectual dos alunos, através dele é possível adquirir

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.