A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Disciplina Reorganização Societária

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Reorganização Societária (CTB03)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:637867) ( peso.:1,50)
	Prova:
	17970534
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os motivos que levam uma empresa a se reestruturar societariamente são inúmeros, pois são práticas executadas pelas empresas com o objetivo de buscar um crescimento mais rápido e estável. Previstas em lei, permitem às empresas promover as reformulações que lhe forem apropriadas. Sobre os motivos que levam as empresas a se reestruturar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Objetivando exclusivamente a proteção do patrimônio dos sócios.
(    ) A título de planejamento fiscal, objetivando reduzir a carga tributária.
(    ) Abertura de empresas familiares no mercado de capitais.
(    ) Reorganização de empresas estatais no processo de preparação à privatização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	2.
	Uma cervejaria multinacional, para reduzir a concorrência e aumentar a competitividade nacional, optou por absorver a empresa Ferta e a empresa Farte, sucedendo-lhes em todos os direitos e obrigações. Com relação à absorção dessas empresas, analise as sentenças a seguir:
I- As empresas Ferta e Farte foram consolidadas.
II- Nenhuma das empresas foi extinta.
III- Apenas a empresa Ferta foi extinta.
IV- Foi criada uma nova empresa denominada Freta.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	Nenhuma sentença está correta.
	3.
	De acordo com a Lei nº. 6.404/1976, a Incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações, enquanto a Fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações, e a Cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a versão. Sendo assim, com base nessa Lei, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm. Acesso em 29 abr. 2020.
	 a)
	Apresentados os laudos, os administradores convocarão os sócios ou acionistas das sociedades para uma assembleia geral, que deles tomará conhecimento e resolverá sobre a constituição definitiva da nova sociedade, vedado aos sócios ou acionistas votar o laudo de avaliação do patrimônio líquido da sociedade de que fazem parte.
	 b)
	A sociedade que absorver parcela do patrimônio da companhia cindida sucede a esta nos direitos e obrigações relacionados no ato da cisão, mas no caso de cisão com extinção, as sociedades que absorverem parcelas do patrimônio da companhia cindida deverão eleger, em assembleia geral, a companhia que será a responsável pelo ativo e passivo porventura supervenientes da sucessão relativos aos direitos e obrigações não relacionados.
	 c)
	As operações de incorporação, fusão e cisão somente poderão ser efetivadas nas condições aprovadas se os peritos nomeados determinarem que o valor do patrimônio ou patrimônios líquidos a serem vertidos para a formação de capital social é, ao menos, igual ao montante do capital a realizar.
	 d)
	As ações ou quotas do capital da sociedade a ser incorporada que forem de propriedade da companhia incorporadora poderão, conforme dispuser o protocolo de incorporação, ser extintas, ou substituídas por ações em tesouraria da incorporadora, até o limite dos lucros acumulados e reservas, exceto a legal.
	4.
	A reorganização societária é uma realidade presente no mundo empresarial por diversos motivos, dentre os quais podem ser citados: a otimização de recursos, a redução legal de carga tributária e a busca de sinergias. Como é denominada a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações?
	 a)
	Incorporação.
	 b)
	Reconvenção.
	 c)
	Fusão.
	 d)
	Cisão.
	5.
	As reestruturações societárias são práticas executadas pelas empresas com o objetivo de buscar um crescimento mais rápido e estável. Tais operações tratam de modalidades de reorganização societária, previstas em lei, que permitem às empresas, em qualquer tempo, promover as reformulações que lhe forem apropriadas. Entre as alternativas a baixo, qual não pertence a um exemplo de modalidade de reestruturações societárias?
	 a)
	Reorganização de empresas devido ao atual cenário socioeconômico.
	 b)
	Reorganização objetivando o planejamento sucessório e a proteção do patrimônio da entidade.
	 c)
	Reorganização da sociedade a título de planejamento fiscal, objetivando a evasão fiscal.
	 d)
	Abertura de empresas provadas familiares no mercado de capitais.
	6.
	As reestruturações societárias são práticas executadas pelas empresas com o objetivo de buscar um crescimento mais rápido e estável. Tais operações tratam de modalidades de reorganização societária, previstas em lei, que permitem às empresas, em qualquer tempo, promover as reformulações que lhe forem apropriadas, podendo estas ser de natureza e objetivos distintos. Sobre os tipos de reestruturações societárias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- É a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações.
II- Várias sociedades deixam de existir e uma nova sociedade é criada e será a sucessora de suas personalidades jurídicas, assim como de seus direitos e obrigações.
III- É a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida.
(    ) Fusão.
(    ) Cisão.
(    ) Incorporação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	II - III - I.
	7.
	Prevista no artigo 228 da Lei nº 6.404/76, é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma nova sociedade, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações. De qual tipo de reestruturação societária estamos falando?
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm. Acesso em: 29 abr. 2020.
	 a)
	Reavaliação.
	 b)
	Fusão.
	 c)
	Cisão.
	 d)
	Incorporação.
	8.
	Prevista no artigo 227 da Lei nº 6.404/76, é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações, devendo sua realização obedecer às formalidades gerais. De qual tipo de reestruturação societária estamos falando? 
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm. Acesso em: 29 abr. 2020.
	 a)
	Incorporação.
	 b)
	Cisão.
	 c)
	Fusão.
	 d)
	Reavaliação.
	9.
	A reorganização societária de uma sociedade anônima poderá resultar, com base nas regras contidas na lei que dispõe sobre as Sociedades Anônimas, nas operações de transformação, incorporação, fusão e cisão de empresas. Qual operação está definida de acordo com essa lei?
	 a)
	A fusão é a operação pela qual uma sociedade transfere parcelas de seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, independentemente de dissolução e liquidação de um tipo para outro.
	 b)
	A transformação é a operação pela qual a sociedade passa, independentemente de dissolução e liquidação, de um tipo para outro.
	 c)
	Cisão é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que a elas sucede em todos os direitos e obrigações.
	 d)
	A incorporação é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.