Buscar

Hemaglutinação direta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Julia Silva
Reação de hemaglutinação direta 
Os linfócitos B secretam anticorpos que vão para o meio extracelular e depois para corrente sanguínea (soro), e por meio de uma amostra de sangue podemos analisar a presença de um determinado anticorpo utilizando o antígeno certo; da mesma forma se tenho um soro que sei que tem um determinado anticorpo, consigo com uma mistura de antígenos distinguir se possui o antígeno. 
Uma amostra de sangue total (todos os componentes) – tubo roxo EDTA – reajo a amostra de sangue com soro imune (que tem determinado anticorpo):
Ex: Quero saber se aquela amostra possui antígenos A, reajo com soro anti A ocorrendo uma aglutinação (positivo), e ao reagir essa mesma amostra com um soro anti B não irá aglutinar (negativo). 
Por que aglutina? Porque o anticorpo consegue se ligar em dois antígenos simultaneamente, unindo duas hemácias. 
OBS: Grupo sanguíneo ABO, são antígenos presentes nas superfícies da hemácias, são glicoproteicos e dependendo da genética do indivíduo ele será A, B, AB, O ou D (fator Rh) – fenotipagem de acordo com a presença ou essências dessas proteínas na hemácia. 
Qual a fonte do antígeno? Doador da amostra de sangue total. A fonte do anticorpo? Soro Imune. 
Como conseguiria fazer um soro contra um antígeno especificamente? Inoculando sangue em alguma espécie (sangue A, num animal tipo O) e esse animal vai gerar anticorpos anti A; porém para uma resposto monoclonal deve-se separar só as proteínas de membrana das hemácias – se cada linfócito B só reage a um antígeno, ao pegar aquele linfócito é multiplica-lo terei apenas um tipo eliminando os falso positivos, fez isso por meio de células tumorais, fazendo com que um plasmocitoma se divide-se sem parar gerando milhares de linfócitos B específicos. 
Adicionado 25 microlitros da amostra de sangue W em 4 tubos, e adicionado duas gotas de soro imune em cada tubinho (sendo 1 com soro anti A, outro com soro anti B, outro com soro anti AB e outro com soro anti D), fazer o mesmo com a amostra de sangue J, em seguida levar para centrifugar para juntar as hemácias acelerando a reação – ficando mais visível. 
Por que as pessoas desenvolvem anticorpos contra grupos sanguíneos diferentes do dela, mesmo nunca tendo recebido uma transfusão? Porque os antígenos dos grupos sanguíneos são substancias conservadas na natureza, isso quer dizer que durante a evolução essa característica foi sendo mantida pelos organismos, quem é A produz anticorpo contra os antígenos B das bactérias do intestino. 
OBS: Em animais não se faz a fenotipagem sanguínea, pois não existe um sistema que seja comum para todos, faz a prova cruzada (anticorpo – antígeno) se reagir não serve, se não reagir se faz a transfusão. 
Qual a característica antígeno – anticorpo demonstrada na aula? Especificidade, pois uso um anticorpo especifico para um antígeno especifico, o que determina essa especificidade é a forma do sitio de ligação do antígeno presente no anticorpo e a forma complementar do antígeno (estilo chave fechadura). 
Resultado:
	AMOSTRA
	ANTI A
	ANTI B
	ANTI AB
	ANTI D
	RESULTADO
	W
	+
	+
	+
	+
	AB +
	J
	-
	+
	+
	+
	B+

Outros materiais