Buscar

TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO (EXTENSAO RH)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO – GESTÃO DE RH
SEMESTRE 2019. 1
Aluno (a): Marlon Santos da Silva
Proposta de dissertação 
"Com base no conteúdo apresentado no curso, responda como a Gestão de Recursos Humanos além de perseguir os objetivos organizacionais, pode contribuir para transformar o ambiente de trabalho num lugar de motivação, desenvolvimento e realização para as pessoas."
 Ao longo do curso, aprendemos que uma organização para ter um alto padrão de eficiência, competitividade e atinja suas metas de desenvolvimento; e necessário além de estratégia e uma direção organizada e responsável, dependerá de também de uma equipe eficiente e que esteja de acordo com a visão da empresa, para isso conta-se com o departamento de gestão de pessoas.
 O grande desafio do RH de uma empresa e gerir de forma eficiente as pessoas, afim de se mensurar estrategicamente os resultados; elaborando planos de ações, corrigindo possíveis falhas de operação e execução, alocando recursos e para novos projetos e a conciliar as atividades administrativas, leis normas e regulamentos. Para obter os resultados esperado.
’’Entende-se como administração estratégica de recursos humanos a gestão que privilegia como objetivo fundamental, através de suas intervenções, a otimização dos resultados finais da empresa e da qualidade dos talentos que a compõem. Marras (2000, p. 253).’’
 O sucesso da administração de pessoas, somente acontecerá quando a gestão se comprometa em investir no capital humano interno de forma motivadora para o crescimento constante de seus colaboradores e que desperte o desejo continuo de se capacitar e de produzir resultados a organização. O planejamento estratégico de uma empresa inicia-se no topo da hierarquia, sendo necessário uma sintonia com a realidade em que a organização está inserida. E para realização de um planejamento estratégico bem feito para Lacombe (2005, p. 209) “o ponto de partida é o diagnóstico da organização, dos seus pontos fortes e fracos e das ameaças e oportunidades existentes”.
Para que o planejamento estratégico seja colocado em prática, todos os responsáveis das áreas da empresa devem estar envolvidos no processo de implementação e 
comprometidos com a execução das atividades. Para Lacombe (2005, p. 30) “o conceito de planejamento estratégico está intimamente vinculado aos de eficácia, isto é, fazer aquilo que precisa ser feito para atingir resultados”.
As organizações atuais valorizam o trabalho em equipe sobre o individualismo. Isto requer profissionais com forte base generalista para poder dialogar com outras especialidades, tendo condições de contribuir eficazmente para os trabalhos de suas equipes.
Desenvolver competências é um grande desafio, mas desafio maior será adequá-las às necessidades do negócio. É fundamental aprender a identificar e medir resultados que, de fato, possam adicionar valor à organização.
 Contudo, a melhor alternativa para essa valorização organizacional são os programas de capacitação, retenção e desenvolvimento motivacional, A capacitação engloba os mecanismos necessários para que o trabalhador seja capaz de desempenhar satisfatoriamente o seu papel na organização; visando, portanto, supri-lo de conhecimentos e habilidades que o tornem um elemento compatível com as necessidades da empresa e com as exigências de competitividade do mercado. A necessidade de capacitação surge quando o desempenho do trabalhador se torna incompatível com padrões preestabelecidos, principalmente, os presentes nas descrições de cargo e nos procedimentos operacionais. 
 A capacitação do trabalhador pode ser implementada basicamente através de três grandes grupos de ação, a saber: as de formação profissional, as de aperfeiçoamento profissional e as de treinamento.
As ações empresariais de capacitação têm sido, fundamentalmente, as de aperfeiçoamento profissional e de treinamento, face, principalmente, ao custo elevado e ao longo prazo de retorno relativos à formação profissional.
 Diante disso, é fundamental que na aplicação das técnicas motivacionais por parte das organizações, seja levado em conta o respeito pelas diferenças de habilidades e talentos existentes entre as pessoas, que o cumprimento das necessidades básicas implique em recompensas adequadas e justas, e que as perspectivas de realização de uma tarefa por parte do indivíduo seja um objetivo seu, que tenha capacidade para concretizá-la e que a empresa lhe dê condições para desenvolvê-lo. 
 A utilização das técnicas motivacionais como mecanismo para a retenção de talentos, deve-se considerar seus fundamentos, já que na abordagem de recursos humanos, o homem, quando confrontado com seu trabalho, mostra claramente ser mais complexo do que se imaginava. Dessa forma, passa-se a aceitar a idéia de que pessoas distintas busquem diferentes objetivos a Motivando e Retendo Talentos nas Organizações.
 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://www.rh.com.br/
http://www.ntu.org.br/banco/rh/artigos.htm
http://www.jnjbrasil.com.br/
http://www.universidades.com.br/brasil.htm
http://www.unir.br/~primeira/artigo32.html
http://www.escm.ucam.edu.br/artigos05.asp
http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/qualidade_de_vida/180501-sexo_trabalho_salutia.shtm

Outros materiais