Buscar

Avaliação Final Discursiva - Fundamentos e Teoria Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos e Teoria Organizacional (ADG40)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:454452) ( peso.:4,00)
	Prova:
	14316809
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Teoria Sistêmica, também conhecida como Teoria Geral de Sistemas, é uma abordagem que junta diversas ciências, com destaque para matemática, cibernética e sistemas. Tem como base estudos em conceitos e princípios de várias ciências, que são estudados para compreender como um determinado fenômeno - nesse caso, na ciência da administração -, a Teoria Sistêmica contribui de forma significativa na evolução dessa teoria, e sua abordagem no processo de gestão das organizações. Neste sentido, disserte sobre a cibernética criada por Norbert Wiener, simultaneamente com o surgimento da Teoria de Sistemas.
	Resposta Esperada:
Cibernética é uma ciência ou teoria dos sistemas com base na comunicação entre o meio e os indivíduos, mantendo todo o processo e os envolvidos interligados e, como consequência, tem uma melhor compreensão dos aspectos físicos, fisiológicos e psicológicos do ambiente administrativo.
	2.
	Para o bom funcionamento da escola Neoclássica era fundamental que todos os envolvidos nas funções administrativas tivessem a ampla compreensão e aplicação dos conceitos de eficácia e eficiência, principalmente porque nessa escola se tem sua ênfase nos resultados (SILVA, 2010). Segundo este autor, há uma diferença entre eficácia e eficiência. Disserte sobre essa diferença, apresentando exemplos dentro e fora da empresa.
FONTE: SILVA, Adelphino Teixeira da. Administração básica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
	Resposta Esperada:
Eficácia representa a capacidade e o tempo que se alcança um resultado, ou seja, fazer certo as coisas. A eficiência corresponde aos métodos e recursos empregados para se alcançar o resultado da melhor maneira possível. 
Exemplo na empresa: eficácia: o colaborador executa uma tarefa no tempo certo, cumprindo as metas para aquele período. Eficiência: o colaborador executa a tarefa de maneira a trazer resultados positivos para a empresa.
Exemplos externos ao ambiente corporativo: eficácia: um homem levanta uma parede de tijolos num tempo recorde. Eficiência: um homem levanta uma parede utilizando menos material, de maneira planejada ao ponto daquela estrutura atender a vários propósitos, como isolamento térmico, acústico e estar nos padrões da planta de construção.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Outros materiais