Buscar

Diabetes - Questões

Prévia do material em texto

Endocrinologia
2
QUESTÕES 
1. Analisando os Marcadores de Controle Glicêmico, somente não podemos concordar com o seguinte item:
a) Níveis elevados de glicemia promovem o desenvolvimento de lesões orgânicas extensas e irreversíveis, afetando a retina, os rins, os nervos e os vasos sanguíneos grandes e pequenos
b) A hiperglicemia continuada é tóxica para o organismo por três mecanismos distintos: promoção da glicação de proteínas, hiperosmolaridade e aumento dos níveis de sorbitol intracelular
c) A glicose é a fonte primária de energia e, para alguns tecidos em especial, a única fonte de energia (sistema nervoso e retina). Uma concentração constante de glicose deve estar disponível para ser utilizada, mantendo a homeostase.
d) O monitoramento glicêmico visando à prevenção de complicações agudas e crônicas não é fundamental no manejo do diabetes
2. Um paciente apresenta manifestações clínicas compatíveis com diabetes melito. Neste caso, a confirmação do diagnóstico da enfermidade é realizada por:
a) Tolerância anormal ao teste oral de glicose em mulher de 24 anos que esteja fazendo dieta
b) Glicemia maior que 140mg/dL em mulher na 25ª semana de gestação após teste oral com 50g de glicose
c) Dosagens sucessivas de glicemia de jejum de 147,165 e 152mg/dL em mulher previamente saudável
d) Glicosúria persistente assintomática em mulher de 30 anos
e) Níveis persistentemente elevados de glicemia colhida ao acaso.
3. Considerando a medicina individualizada, conforme o perfil de cada paciente, identifique no caso clínico abaixo o alvo da meta terapêutica conforme os clusters fisiológicos de intervenção em DM 2.
ABR, 75 anos de idade e de atividade cotidiana basicamente domiciliar. Tem antecedentes de hipertensão e DM 2 há 20 anos e realizou revascularização do miocárdio há 5 anos. No momento do diagnóstico do DM 2, tinha obesidade grau II, atualmente tem IMC de 27,5kg/m2 e panturrilha com 26 cm de circunferência. Apresenta queixa de inapetência, mal estar, mas nega poliúria, polidipsia, polifagia ou perda ponderal. Está fazendo uso de losartana 100mg/dia, metformina 850mg – 3xdia e glibenclamida 5mg – 3xdia. Últimos exames apresentados há 20 dias: clearance de creatinina de 55mg/min, HgA1c de 11% e traz controles de pressão arterial de, em média, 120x80mmHg.
a) HgA1c 7,0, Glicemia de jejum < 80, Glicemia pós-prandial < 140
b) HgA1c < 8,0, Glicemia de jejum < 130, Glicemia pós-prandial < 180
c) HgA1c < 7,5, Glicemia de jejum < 126, Glicemia pós-prandial < 160
d) HgA1c < 5,7, Glicemia de jejum < 100, Glicemia pós-prandial < 180
e) HgA1c < 6,5, Glicemia de jejum < 100, Glicemia pós-prandial < 140
4. Paciente de 48 anos, sexo feminino, informando ser portadora de DM2 há cerca de 7 anos, vem evoluindo com queixas de perda de peso, nictúria importante, visão borrada e boca seca há cerca de 4 meses. Vem em uso de metformina 2550mg/dia, glicazida 60mg/dia, hidroclorotiazida 50mg/dia e AAS 100mg/dia. Ao exame: estado geral regular, desidratada, IMC 24,8, hálito cetônico. PA 140x90mmHg. Exames atuais: glicemia de jejum – 298, HgA1c – 8,9. Caso seja necessária a insulinização plena nesta paciente, qual seria a terapêutica mais recomendada?
Escolha uma:
a) Quando for utilizada a insulina NPH, esta deve acontecer 1x ao dia, de preferência à noite; posteriormente, se necessário, divide-se antes e após as refeições para melhor controle.
b) A insulina prandial (rápida ou ultrarrápida) deve ser dividida entre as três refeições, de acordo com hábito alimentar do paciente e sua glicemia pré-prandial sendo a regular aplicada 30 minutos antes da refeição e ultrarrápida 15 minutos.
c) A dosagem recomendada é de 0,4-0,7 UI/kg/dia, divididas em 30% de insulina basal e 70% de insulina prandial (bolus).
d) A dosagem recomendada é de 10-20UI/kg/dia, divididas em 70% de insulina basal e 30% de insulina prandial (bolus).
e) Caso sejam utilizadas as insulinas detemir e glargina, 2/3 da dose deve ser administrada antes de dormir e 1/3 pela manhã.
5. Sobre rastreamento de complicações diabéticas em um paciente com DM2 há 3 anos, sem queixas clínicas, analise as afirmações e marque a alternativa correta
I. O paciente deverá realizar anualmente exame de fundo de olho
II. O paciente deverá realizar anualmente ultrassonografia de membros inferiores
III. O paciente deverá realizar anualmente eletroneuromiografia
IV. O paciente deverá realizar anualmente exame microalbuminúria de 24h
Marque a alternativa correta:
a) Duas alternativas estão corretas
b) Nenhuma alternativa está correta
c) Apenas uma alternativa está correta
d) Todas as alternativas estão corretas
6. Paciente do sexo feminino, 28 anos de idade, foi encaminhada ao pronto-socorro com quadro de cefaleia, polidipsia, polifagia e aumento de volume urinário. Como antecedentes, possuía sobrepeso (IMC = 26kg/m2) e diabetes mellitus diagnosticado há 3 dias. Estava fazendo uso de metformina na dose de 2550mg por dia. À entrada, queixava-se de diarreia e “dificuldade para controlar o diabetes”, apresentando-se com pressão arterial (PA) de 130x80mmHg, frequência cardíaca (FC) de 88bpm e desidratada 2+/4+. Ao exame, encontrava-se vigil e orientada em tempo e espaço. Os exames colhidos revelaram: glicose 394mg/dl, pH 7,36, HCO3 14,6mmol/L, K 2,7mEq/L, urinálise com cetonúria 3+, osmolaridade 294 mOsm/L, Hb 16,8g/dl, Ht 33,2%, leucócitos 8.900 sem desvio. O aspecto do sangue possuía uma característica lipêmica. Acerca do caso clínico apresentado, assinale a alternativa correta:
a) Considerando o quadro clínico e os dados laboratoriais que demonstram resposta insatisfatória ao tratamento exclusivamente com metformina, recomenda-se a associação com um ISGLT2 como a dapaglifozina.
b) Considerando o quadro clínico e os dados laboratoriais que demonstram resposta insatisfatória ao tratamento exclusivamente com metformina, recomenda-se a associação com um I-DPP 4 como a sitagliptina.
c) Considerando o quadro clínico e os dados laboratoriais que demonstram resposta insatisfatória ao tratamento exclusivamente com metformina, recomenda-se a associação com um análogo do GLP1, por exemplo, liraglutida.
d) Considerando o quadro clínico e os dados laboratoriais que demonstram resposta insatisfatória ao tratamento exclusivamente com metformina, recomenda-se a associação com uma sulfoniureia, por exemplo, a glimepirida.
e) Considerando o quadro clínico e os dados laboratoriais que demonstram resposta insatisfatória ao tratamento exclusivamente com metformina, recomenda-se a suspensão da metformina e tratamento exclusivo com insulina.
1. O monitoramento glicêmico é de extrema importância, porque quanto maior o valor e a duração da glicemia, maiores são as consequências dessa hiperglicemia em todo o organismo.COMENTÁRIOS DAS QUESTÕES 
2. Critérios diagnósticos segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes:
3. Em pacientes idosos, em que o próprio curso da vida já determina maior risco cardiovascular, potencializado pelo sedentarismo e pela queda da massa muscular a hipoglicemia deve ser evitada a todo custo devido chance de disautonomia, assim meta individualizada para este paciente em especifico seria: HGA1C < 8,0, Glicemia de jejum < 130 e pós prandial < 180.
4. A questão pergunta qual o esquema é o mais adequado, como ele fala de insulinização plena, seria o de duas doses de insulina NPH associadas a três doses de insulina rápida (refeições).
5. O paciente com DM2 deverá rastrear complicações no momento do diagnóstico. O rastreamento da retinopatia e da nefropatia deve ser feito com a fundoscopia e a microalbuminúria de 24h, respectivamente. A eletroneuromiografia e a USG de MMII devem ser realizadas em casos cuja clínica justifique a solicitação.
6. Os dados laboratoriais sugerem claramente um quadro de cetoacidose diabética, principal complicação do DM 1, o que demanda tratamento imediato com insulina, não havendo indicação para o uso de hipoglicemiantes orais.
	GABARITO
	1) D
	2) C
	3) B
	4) B
	5) A
	6) E

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes