Buscar

alma atta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido “carta de ottawa” e “declaração de alma ata”. 
 
Aluno: juliene mrilia borges data: 13/04/2020
Curso: farmácia 
 
Para realizar as questões a seguir é necessário que você tenha lido “as cartas da promoção da saúde”. 
 
1) localize o conceito de promoção da saúde e transcreva-o abaixo. 
 promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo.
2) identifique os pré-requisitos para a promoção da saúde definidos na carta e liste-os no espaço abaixo. 
 paz, habitação, educação, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentável, justiça social e equidade.
3) leia o artigo 6 da constituição brasileira de 1988, apresentado a seguir: direitos sociais na constituição: “são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição.” (art. 6) 
 
Observe, atentamente, os pré-requisitos para a promoção da saúde que você indicou na questão 2. Os direitos sociais assegurados pela constituição brasileira de 1988 são coerentes com esses pré-requisitos? Argumente. 
 sim, pois visa direitos em relação a saúde, o trabalho que nos da condição de poder ter lazer, e assistência aos desamparados visando a equidade e a justiça social 
4) a carta de ottawa aponta a importância do meio ambiente e da conservação dos recursos naturais para a promoção da saúde da população. Neste contexto, uma das principais estratégias para a efetivação da promoção da saúde é a criação de ambientes saudáveis. Identifique as características dos ambientes saudáveis e apresente as outras estratégias para a promoção da saúde propostas pela carta.) 
 ambientes onde o trabalho e lazer devem ser fontes de de saúde devem andar juntos pois a mudança no meio ambiente interfere na saúde.
 para que isto ocorra, sugere ações que objetivem o monitoramento de mudanças das áreas tecnológicas, do trabalho, produção de energia e urbanização, que interferem na saúde da população.
Implementação de políticas públicas saudáveis: a promoção à saúde inclui, além dos cuidados de saúde, outros determinantes como: renda, proteção ambiental, trabalho, agricultura. A saúde deve estar na agenda de prioridades dos políticos e dirigentes em todos os níveis e setores, que devem tomar consciência de suas decisões e responsabilidades. A carta de ottawa sugere ações legislativas, fiscais e organizacionais visando à diminuição das desigualdades sociais e à melhoria da qualidade de vida da população. Sugere, também, a adoção de uma postura intersetorial para a formulação de políticas públicas e sua ação sobre o setor saúde.
Reorientação dos serviços de saúde: recomenda que a reorientação dos serviços de saúde deva voltar-se na direção de um enfoque na saúde e não na doença, que apontem para a integralidade das ações de saúde. Propõe, para isto, mudanças na formação dos profissionais e nas atitudes das organizações dos serviços de saúde.
Reforçando a ação comunitária: implementação de ações e recursos existentes na comunidade e que possam intensificar a autoajuda e o apoio social necessários ao desenvolvimento da participação popular nos assuntos de saúde, o empowerment comunitário.
Desenvolvimento de habilidades pessoais: capacitar as pessoas para "aprenderem através da vida" e se "prepararem para todos os estágios" é uma das estratégias prioritárias da nova promoção à saúde. Apoia, também, o desenvolvimento pessoal e social mediante a divulgação de informação, educação para a saúde e intensificação das habilidades vitais.
5) de acordo com as propostas da declaração de alma-ata e a carta de ottawa, quais os compromissos e responsabilidades dos governantes e dos profissionais de saúde para a efetivação da promoção da saúde? 
Fazer com que as condições econômicas políticas , econômicas sociais, culturais, ambientais, comportamentais biologias sejam favoráveis a saúde as estratégias e programas de saúde devem se adaptar as necessidades locais e as possibilidades de cada países bem como levar em conta as diferenças entre seus sistemas sociais culturais e econômicos , oferecer legislações, medidas fiscai, taxações e mudanças organizacionais onde essas ações conjuntas contribuam para condições favoráveis a saúde 
 
6) ao conceito de saúde elaborado, em 1948, pela organização mundial de saúde (oms), somou-se, nas conferências de alma-ata e de ottawa, a idéia de que a saúde é um direito completo de bem estar bio-psicosocial, humano fundamental. Entender a saúde como um direito fundamental contribui para que o profissional da saúde atue na promoção da saúde da comunidade. Argumente sobre a afirmativa acima. 
 sim porque a saúde não está ligada somente com as condições econômicas ou estilo de vida da população, mas também no meio em que a pessoa vive e as condições que estão ao alcance dela para ter acesso a saúde e se todos nós temos direito a saúde fazer com que esse acesso esteja ao alcance de todos é primordial.
7) localize no texto da carta de ottawa as definições do que são equipes multiprofissionais e intersetoriais e registre-as abaixo. 
 são equipes de vários setores profissionais de diversas áreas que devem trabalhar em conjunto para a promoção de saúde, tais como profissional da saúde, sejam eles dentistas, médicos, de outros setores políticos, educadores, etc.
8) indique, pelo menos, duas contribuições do trabalho em equipes para o desenvolvimento das ações de promoção da saúde da população. 
Exemplo, os profissionais de saúde que estão mais próximo a comunidade e vem e identificam que a causa de uma doença está relacionada com um estilo ou prática vai comunica ao governantes e estes cria uma legislação que coíba ou regule tais pratica.
 
9) localize o conceito de saúde adotado pelos participantes da i conferência internacional sobre cuidados primários em saúde. Transcreva-o no espaço abaixo. 
A conferência reafirma enfaticamente que a saúde - estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade .saúde deve ser vista como recurso para a vida e não como objetivo de vida para eles o conceito de saúde e positivo que enfatiza os recursos sociais e pessoais bem como as capacidades físicas 
 
10) os cuidados primários constituem-se no eixo fundamental para a abordagem da prática dos profissionais da saúde. O que são cuidados primários em saúde? 
 os cuidados primários de saúde são cuidados essenciais de saúde baseados em métodos e tecnologias práticas, cientificamente bem fundamentadas e socialmente aceitáveis, colocadas ao alcance universal de indivíduos e famílias da comunidade, mediante sua plena participação e a um custo que a comunidade e o país podem manter em cada fase de seu desenvolvimento, no espírito de autoconfiança e autodeterminação.
11) identifique duas práticas profissionais que estejam voltadas aos cuidados primários em saúde e sejam coerentes com a definição da declaração de alma-ata. 
Imunização da população, prevenção de endemias 
 
12) qual a relação entre cuidados primários, as condições econômicas e as características sócio-culturais e políticas de cada povo? 
Para que se haja os cuidados primários a saúde, o ambiente deve ser favorável, isso leva em conta a economia de um país, se há empregos, se há condições que propiciam que a população tenha uma renda , se existem politicas que preservam direitos a sociedade em relação a tratamentos de doenças, prevenção, se possuem uma infraestrutura adequada ao ambiente, que possibilite ter saúde, se há educação para esses povos para que tudo que e oferecido possa ser aproveitado e usufruído no intuito de ter ou gerar saúde ,tudo isso interfere sim nos cuidados primários pois se não houver um trabalho em conjunto este cuidados não poderão ser colocados em práticas.

Outros materiais