Buscar

Exercício nivelamento de Física 2 - Cargas elétricas e forças

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metais como o alumínio e o cobre, de modo geral, são bons condutores de eletricidade e também são bons condutores de calor. Você acha que existe alguma relação entre as condutividades elétricas e térmicas desses materiais? Por quê?
Escolha uma:
a. Não. Materiais como o alumínio e o cobre têm um comportamento atípico.
b. Sim, porque as condutividades térmicas e elétricas estão diretamente relacionadas ao número de átomos desses materiais.
c. Sim, porque as condutividades térmicas e elétricas estão diretamente relacionadas aos elétrons livres presentes nesses materiais. 
d. Não. Estas propriedades independem uma da outra.
e. Sim, porque as condutividades térmicas e elétricas estão diretamente relacionadas ao número de nêutrons presentes nesses materiais.
O átomo é composto de elétrons, núcleo e uma ampla região com espaços vazios. O núcleo, por sua vez, contém dois tipos de núcleons: os prótons e os nêutrons, que são compostos de partículas ainda menores denominadas quarks. Existem seis tipos de quarks, conhecidos como up, down, strange, charm, bottom e top. Um próton é formado por dois quarks up e um quark down, já um nêutron é formado por um quark up e dois quarks down. A partir dessas informações, é possível afirmar que um átomo do elemento químico lítio (presente na bateria dos celulares) que possui 3 prótons e 4 nêutrons é formado por um total de
Escolha uma:
a. 11 quarks up e 10 quarks down.
b. 4 quarks up e 8 quarks down.
c. 10 quarks up e 11 quarks down. 
d. 3 quarks up e 3 quarks down.
e. 6 quarks up e 3 quarks down.
Duas folhas de um mesmo tipo de papel são atritadas entre si. Elas ficarão eletrizadas? Por quê?
Escolha uma:
a. Sim, porque se os corpos são compostos da mesma substância, ao serem atritados ocorrerá a repulsão entre eles.
b. Não, porque se os corpos são compostos da mesma substância, ao serem atritados não haverá transferência de prótons de um corpo para outro e eles permanecerão como estão.
c. Sim, porque se os corpos são compostos da mesma substância, ao serem atritados haverá transferência de elétrons de um corpo para outro e um deles será carregado eletricamente.
d. Não, porque se os corpos são compostos da mesma substância, ao serem atritados não haverá transferência de elétrons de um corpo para outro e eles permanecerão como estão. 
e. Não, porque se os corpos são compostos da mesma substância, ao serem atritados não haverá transferência de nêutrons de um corpo para outro e eles permanecerão como estão.
Um íon de bário possui 56 prótons, 76 nêutrons e 54 elétrons. Determine a quantidade de carga elétrica desse íon sabendo que e =1,6.10–19 C.
Escolha uma:
a. 3,2. 10–19 C 
b. 89,6. 10–19 C
c. 4,8. 10–19 C
d. 86,4. 10–19 C
e. 1,6. 10–19 C
Suponha que dois bastões de vidro são atritados com seda e após um deles é preso e suspenso por uma corda neutra. Quando o bastão que está solto se aproxima do bastão suspenso, ocorre a repulsão entre eles. A repulsão ocorre porque após atritados os bastões ficaram ...
Escolha uma:
a. Carregados com cargas de mesmo sinal. 
b. Carregados com cargas de sinais contrários.
c. Com tamanho maior devido à dilatação térmica.
d. Aquecidos.
e. Neutros.

Outros materiais