Buscar

Prudente de Moraes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA
1- Que fatores levaram o governo brasileiro a massacrar a população da Vila de Canudos (Arraial do Bom Jesus)? (3,5)
Antônio Conselheiro havia encomendado uma remessa de madeira, vinda de Juazeiro, para a construção da igreja nova, mas a madeira não foi entregue, apesar de ter sido paga. Surgem então rumores de que os conselheiristas iriam buscar a madeira à força, o que leva as autoridades de Juazeiro a enviar um pedido de assistência ao governo estadual baiano.
2- Comente sobre o último ataque do Exército Brasileiro sobre Canudos. (3,5)
Em abril de 1897, o ministro da Guerra preparou uma expedição, composta de duas colunas, ambas com mais de quatro mil soldados equipados com as mais modernas armas da época. Antônio Conselheiro morreu em 22 de setembro, supostamente em decorrência de uma disenteria. Após receber promessas de que a República lhes garantiria a vida, uma parte da população sobrevivente se rendeu com bandeira branca, enquanto um último reduto resistia na praça central do povoado. Apesar das promessas, todos os homens presos, e também grupos de mulheres e crianças acabaram sendo degolados - uma execução sumária que se apelidou de "gravata vermelha". 
3- De maneira geral, caracterize o governo de Prudente de Moraes. (3,0)
Prudente de Moraes foi o primeiro presidente brasileiro que era um civil. Ele possuía uma grande oposição do governador de São Paulo, Bernardino de Campos, que chegou a preparam alguns batalhões para retirar o Prudente do poder. Cada decisão tomada pelo presidente gerava um desagrado popular, por exemplo, enquanto ele dialogava com alguns revoltosos da Revolução Federalista, a imprensa desejava a execução deles, sem contar os apoiadores do antigo governo de Floriano Peixoto que apreciavam governos autoritários. Mas mesmo com todas essas oposições, Floriano consegue desmilitarizar o governo do Brasil; fazer acordos diplomáticos com Portugal, Inglaterra e Itália; e resolver problemas nas fronteiras do Brasil.

Outros materiais