Buscar

Habilidades e Técnicas de Depilação e Epilação (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 01
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: HABILIDADES E TÉCNICAS DE DEPILAÇÃO E EPILAÇÃO 
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Lindeilma de Macêdo Medeiros
	MATRÍCULA: 01255460
	CURSO: Estética e Cosmética
	POLO: Petrolina
				TEMA DE AULA: TÉCNICAS DE BIOSSEGURANÇA APLICADAS AS TÉCNICAS DE DEPILAÇÃO E EPILAÇÃO
RELATÓRIO:
1. Discorrer sobre as técnicas de biossegurança que envolve o preparo para realizar as técnicas de depilação com cera quente e cera fria.
A depilação consiste na remoção da haste pilosa do pelo, ou seja, a parte visível, já a epilação consiste na remoção do pelo a partir de sua raiz. A extração dos pelos envolvem várias técnicas, das quais a mais popular é a extração com ceras depilatórias, é bastante aceito devido a higiene, uso de matérias totalmente descartáveis, podendo durar de três a quatro semanas, já que remove o pelo a partir de sua raiz. 
A técnica de depilação com cera fria consiste no uso da mesma em temperatura ambiente, espalhando sobre a superfície de folhas plásticas para depilação e aplicá-las sobre a pele, nesse mesmo seguimento há também as folhas com ceras já prontas. Indicado para remoção de pelos de regiões com pele mais resistente, como pernas e braços, e para outras regiões do corpo mais sensíveis, de difícil acesso, como as axilas e virilhas, o uso de ceras frias não é recomendado, para o buço e queixo, as folhas menores são mais indicadas devido o fácil manuseio.
Mesmo sendo um procedimento considerado simples e econômico é necessários alguns cuidados essenciais antes e depois do procedimento, como a assepsia, usar uma loção pré-depilatória, para higienizar a região, em caso de pele úmida ou oleosa pede ser usado talco, para que a pele fique limpa, seca, sem cremes e resíduos. Após a depilação deve-se remover com algodão e óleo removedor os resíduas de cera e fazer aplicação de gel calmante. Nas 48 pós-depilatório não é indicado exposição ao sol, devendo-se também evitar o uso maquiagem, perfumes, desodorantes ou quais quer produtos que contenham álcool. 
É importante que peles com histórico de pelos encravados sejam esfoliadas previamente, em média dias antes. 
A técnica de depilação com cera quente é bastante eficaz dura em média 20 a 25 dias e pode ser utilizada em todas as regiões do corpo. Devido aquecimento em temperatura média de 40 graus, o calor provoca relaxamento, dilatando os poros, dessa maneira a extração do pelo se torna mais fácil, inclusive para a remoção de pelos mais grossos, com menos dor para o cliente.
Disponível no mercado em forma de cubos, plaquetas ou pastilhas, que deverão se colocadas em aquecedores até que amoleçam, (em média 40graus) para a aplicação podem ser usadas espátulas e a retirada dever ser no sentido contrários ao crescimento do pelo. 
Usando também o aquecimento o roll-on é um sistema de prático que utiliza refis de cera em aparelho aquecedor e lenços em fibra para remover os pelos. 
Os cuidados estão relacionados a temperatura que deve ser a mais baixa possível, evitando possíveis queimaduras e higiene tais como citados para a depilação com cera fria. Devendo-se está atento aos diferentes tipos de pele e região do corpo. 
A técnica com cera quente não é indicada para clientes com vasos sanguíneos muito superficiais, já que a temperatura elevada pode levar a ruptura desses vasos. 
Referências:
SENAC.Depilação:o prof issional,a técnica e o mercado de trabalho.Rio de 
Janeiro:Senac2004. 
ARCANGELLI,Cristina.Beleza para a vida inteira.3 ed.São Paulo,SP:SENAC,2002. 
Depilação íntima com cera quente.
SAGAH. Habilidades e técnicas de depilação e epilação.SAGAH EDUCAÇÃO S.A 2018
Rosa.P.V, Rodrigues P.A, Katzaer, Santos L. P.F.

Continue navegando