Buscar

Sistemas e segurança

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prepare-se! Chegou a hora de você testar o conhecimento adquirido nesta disciplina. A Avaliação Virtual (AV) é composta por questões objetivas e corresponde a 40% da média final. Você tem até três tentativas para “Enviar” as questões, que são automaticamente corrigidas. Você pode responder as questões consultando o material de estudos, mas lembre-se de cumprir o prazo estabelecido. Boa prova!
1)
Explique o que é a transação atômica. Marque a alternativa que melhor representa a resposta correta.
Alternativas:
É responsável pelo monitoramento das falhas que possivelmente podem ocorrer e o direcionamento da carga de processamento.
É uma coleção de objetos que representam os recursos da rede. Pode fazer com que uma ação ocorra em um agente ou pode modificar as ações em um agente.
É um algoritmo distribuído que define qual processo é necessário para atividades especiais.
É um método de abstração de sincronização em sistemas distribuídos de nível mais alto, ocultando semáforos, monitores e troca de mensagens.checkCORRETO
É um algoritmo eletivo que auxilia a decidir qual processo deve ser escolhido.
Resolução comentada:
A transação atômica é um método de abstração de sincronização em sistemas distribuídos de nível mais alto, ocultando semáforos, monitores e troca de mensagens. A principal vantagem é que o programador se concentra na maneira em que os processos trabalham em paralelo, nos algoritmos das aplicações.
Código da questão: 7588
2)
Descreva a funcionalidade do CMMI para Aquisição sob o ponto de vista da empresa. Marque a alternativa que melhor representa a resposta correta.
Alternativas:
Pode ser o melhor quando aplicado junto às equipes, aos grupos de trabalho, aos projetos, nas divisões e nas organizações inteiras.
Pode ser a melhor solução que ajudará a melhorar o desempenho de uma organização e sua capacidade de cumprir seus objetivos de negócio.
Pode ser o melhor para a empresa que se concentra no alinhamento de recursos para atender a demanda de serviços ou que é desafiada com a manutenção consistente de um alto nível de serviço ao cliente.
Pode ser o melhor para a empresa que pensa gastar muito tempo resolvendo problemas com fornecedores ou que se preocupa se os fornecedores estão fazendo o esperado.checkCORRETO
Pode ser o melhor para a empresa que busca a eliminação de defeitos em produtos e serviços ou que está trabalhando na concepção de um produto ou serviço que lhe dará a vantagem sobre a concorrência.
Resolução comentada:
CMMI para Aquisição pode ser o melhor para a empresa que pensa gastar muito tempo resolvendo problemas com fornecedores ou que se preocupa se os fornecedores estão fazendo o esperado.
Código da questão: 8241
3)
Explique o que são os modelos CMMI. Marque a alternativa que melhor representa a resposta correta.
Alternativas:
São coleções de melhores práticas e de metas para melhoria de processos que as organizações utilizam para avaliar e melhorar seus processos.checkCORRETO
São soluções definidas para empresas que atuam na área de TI.
São conjuntos de softwares que melhoram o desempenho administrativo e tecnológico de uma organização.
São métodos de abstração de sincronização em sistemas distribuídos que melhoram o desempenho da tecnologia da informação de uma empresa.
São soluções práticas que melhoram o desempenho de uma organização e atendendo o seu negócio.
Resolução comentada:
os modelos CMMI são coleções de melhores práticas e de metas para melhoria de processos que as organizações utilizam para avaliar e melhorar seus processos. As metas e práticas são organizadas em grupos chamados de “áreas de processo.”
Código da questão: 8362
4)
Indique qual modelo de cluster é construído para distribuir o tráfego de entrada ou requisições de recursos aos nós que executam os mesmos programas entre as máquinas que compõem o cluster. Marque a alternativa correta.
Alternativas:
Beowulf.
Balanceamento de carga.checkCORRETO
Processamento paralelo.
Alta Disponibilidade e tolerância a falhas.
Processamento distribuído.
Resolução comentada:
Balanceamento de carga (Load Balancing): este modelo distribui o tráfego de entrada ou requisições de recursos aos nós que executam os mesmos programas entre as máquinas que compõem o cluster. Requer um monitoramento constante na sua comunicação e em seus mecanismos de redundância, pois se um nó vier a sobrecarregar, as requisições são redistribuídas entre os nós disponíveis.
Código da questão: 8240
5)
Escolha a alternativa que preencha corretamente as lacunas da frase a seguir. "Por definição, ____________ é um sistema distribuído de computadores ____________ e interligados cujo objetivo é suprir a necessidade de um ___________ computacional."
Alternativas:
cluster, independentes, grande poder.checkCORRETO
cluster, dependentes, grande esforço.
beowulf, independentes, grande poder.
beowulf, dependentes, grande esforço.
cluster, dependentes, grande poder
Resolução comentada:
A frase correta é “Por definição, cluster é um sistema distribuído de computadores independentes e interligados cujo objetivo é suprir a necessidade de um grande poder computacional.”.
Código da questão: 7587
6)
Explique qual é a ideia por trás do PVM que é uma biblioteca de comunicação que emula computação concorrente heterogênea de propósitos gerais em computadores interconectados, no qual se pode trabalhar com diversas arquiteturas. Marque a alternativa que melhor represente a resposta correta.
Alternativas:
É responsável pelo monitoramento das falhas que possivelmente podem ocorrer e o direcionamento da carga de processamento.
É auxiliar na migração de processos que permitem que um usuário inicie uma aplicação em qualquer nó (denominado nó nativo), e se mova transparentemente para outros nós a fim de, por exemplo, fazer uso eficiente de recursos.
É montar uma máquina virtual de n processadores e usá-los para enviar tarefas e receber os resultados, de maneira cooperativa.checkCORRETO
É possível aumentar a quantidade de memória principal em cada nó de forma a minimizar o potencial gargalo na troca de dados entre as memórias através da rede de comunicação.
É uma coleção de objetos que representam os recursos da rede. Pode fazer com que uma ação ocorra em um agente ou pode modificar as ações em um agente.
Resolução comentada:
A ideia do PVM é montar uma máquina virtual de n processadores e usá-los para enviar tarefas e receber os resultados, de maneira cooperativa. Tudo isso é realizado de modo simplificado, utilizando apenas rotinas básicas, enviando e recebendo mensagens.
Código da questão: 7597
7)
Indique qual modelo de cluster é construído para prover uma disponibilidade de serviços e recursos de forma contínua. Marque a alternativa correta.
Alternativas:
Alta Disponibilidade e tolerância a falhas.checkCORRETO
Processamento distribuído.
Beowulf.
Balanceamento de carga.
Processamento paralelo.
Resolução comentada:
Alta Disponibilidade e tolerância a falhas (High Availability – HA – and Failover): este modelo de cluster é construído para prover uma disponibilidade de serviços e recursos de forma contínua. Com o uso da redundância implícita ao sistema, caso um nó do cluster vier a falhar, as aplicações ou serviços passam a ser executados em outro nó.
Código da questão: 8990
8)
Classifique as seguintes afirmações por verdadeira (V) ou falsa (F), e assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.
AES = Advanced Encryption Standard é um algoritmo de criptografia que usa chaves de segurança de 128, 192 ou 256 bits.
É computacionalmente intratável quebrar o AES, porque precisa de 2200 operações. Como um computador convencional 1 bilhão de operações por segundo (109 operações/s) são necessários 5 x 1043 anos para quebrar o AES.
O algoritmo AES utiliza pouca memória (cerca de 2KBytes).
Alternativas:
V, V, F.
F, F, V.
F, V, F.
V, V, V.checkCORRETO
F, F, F.
Resolução comentada:
Todos os itens estão corretos.
Código da
questão: 8361
9)
Explique o componente gerenciador ou entidade de gerenciamento da arquitetura de gerenciamento de redes. Marque a alternativa que indica a resposta correta.
Alternativas:
É um software que se comunica com o gerenciador para informar o estado dos objetos gerenciados ou alterar seus valores/estado sob o comando do próprio gerenciador.
É composto pelo hardware e pelo software dos equipamentos de rede propriamente ditos. Podem ser firewalls, roteadores, switches, hubs, estações de trabalho.
É qualquer parte de hardware (placas de rede, por exemplo) ou configuração de software (protocolos de roteamento, regras de firewall) que são gerenciados.
É a aplicação que é executada em uma estação de gerenciamento com console para operação pelo administrador da rede. É nela que são apresentados os relatórios de status da rede e por onde o administrador faz o comando e controle dos dispositivos da rede.checkCORRETO
É o conjunto de regras que regem a comunicação entre o gerenciador e o agente de gerenciamento. É através dele que a entidade de gerenciamento solicita informações sobre o estado dos objetos gerenciados e comanda o agente, que toma as ações de gerenciamento localmente.
Resolução comentada:
A entidade gerenciadora é a aplicação que é executada em uma estação de gerenciamento com console para operação pelo administrador da rede. É nela que são apresentados os relatórios de status da rede e por onde o administrador faz o comando e controle dos dispositivos da rede.
Código da questão: 9576
10)
Indique qual área de gerenciamento é responsável por manter consistente o estado de interoperabilidade dos dispositivos da rede, durante sua inicialização, desligamento e operação normal. Marque a alternativa correta.
Alternativas:
Gerenciamento de falhas.
Gerenciamento de configuração.checkCORRETO
Gerenciamento de desempenho.
Gerenciamento de contabilização.
Gerenciamento de segurança.
Resolução comentada:
Muitas vezes os equipamentos de uma rede podem ser usados para realizar distintas funções. Cabe ao gerente/administrador da rede definir o modo de utilização de cada um deles e configurá-los para a operação adequada. O gerenciamento de configuração é responsável por manter consistente o estado de interoperabilidade dos dispositivos da rede, durante sua inicialização, desligamento e operação normal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais