Buscar

Avaliação Online

Prévia do material em texto

Prova de "A Cidade e a Natureza"	
1 - Leia atentamente os dados abaixo e indique a alternativa falsa o cenário dos recursos hídricos no Brasil: (Valor: 1)
A) 	A Constituição Federal estabelece que a União deve definir as diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive saneamento básico.
B) 	A promoção de programas de melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico é competência comum da União.
C) 	Legislar sobre assuntos de interesse local; suplementar a legislação federal ou estadual no que couber; organizar e prestar, diretamente ou sob o regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local.
D) 	Muito embora as regiões metropolitanas ou os casos em que os sistemas sejam totalmente ou parcialmente interligados obedeçam ao estabelecimento de normas e práticas de cooperação entre os entes públicos envolvidos, o que na prática, dá ao Estado a titularidade sobre a prestação dos serviços públicos de interesse comum.
2 - Assinale a alternativa falsa sobre as condições da organização das cidades na Idade Média: (Valor: 1)
A) 	O lixo era despejado diretamente na rua.
B) 	Por causa da falta de higiene das populações, apesar de ser a densidade demográfica pequena, a peste avançou e matou pequenas quantidades de pessoas em várias cidades. Sendo este um problema muito comum.
C) 	A peste negra exterminou cerca de 40% da população de Constantinopla e 25 milhões de pessoas em toda Europa.
D) 	Entre o século XIV e o século XIX, a peste negra matou mais de 350 milhões de pessoas na Europa e na Ásia, a maioria, moradores urbanos.
3 - A quem pertence o escrito abaixo:
"A lei escondida da terra mantém-se na moderada prudência do nascer e do morrer de todas as coisas no limite das suas possibilidades, que cada uma delas observa e, no entanto nenhuma delas conhece. A bétula jamais ultrapassa a sua possibilidade. O povo das abelhas mora no âmbito da sua possibilidade. Só a vontade, que se organiza com a técnica em qualquer direção, faz violência à terra e a conduz para a exaustão, o desgaste e as transformações do artificial. Ela obriga a terra a ir para além do círculo da possibilidade que ela naturalmente desenvolveu, na direção do que já não é mais o seu possível, e, portanto é o impossível. O fato de que os planos e os dispositivos da técnica resultem em numerosas invenções e produzam contínuas inovações não demonstra de modo algum que as conquistas da técnica tornem possível também o impossível". (Valor: 1)
A) 	Kant.
B) 	Heidegger.
C) 	Hegel.
D) 	Pascal.
4 - Com a finalidade de assegurar o êxito da missão da Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional, no que se refere à sustentabilidade das cidades, o documento apresenta algumas recomendações de iniciativas e providências a serem tomadas no âmbito federal - segundo o texto de Fabiana Gonçalves Ferreira. Assinale a alternativa falsa: (Valor: 1)
A) 	Seja reforçada a centralização das políticas públicas ambientais e urbanas, respeitado o princípio da subsidiaridade, acompanhando a delegação de funções da necessária transferência de recursos, considerando que compete ao Município a gestão democrática da cidade sustentável.
B) 	Sejam promovidas, em benefício das cidades sustentáveis, as indispensáveis articulação, compatibilização e integração das políticas e ações públicas federais que afetam o desenvolvimento urbano sustentável.
C) 	Sejam regulamentados os dispositivos constitucionais que dispõem sobre matéria de interesse das cidades e sua sustentabilidade, em particular o artigo 182 da Constituição Federal.
D) 	Seja agilizada a aprovação dos estatutos legais em tramitação no Congresso Nacional, que tratam de matéria de interesse do desenvolvimento urbano e da sustentabilidade das cidades, bem como seja feita a revisão dos instrumentos legais, normativos e de regulação de iniciativa federal visando incorporar a dimensão ambiental nas políticas urbanas.
5 - A quem pertence a máxima abaixo:
"E enquanto a natureza for interpretada com categorias judaico-cristãs não será possível estabelecer algum limite para a técnica e para os efeitos da sua expansão". (Valor: 1)
A) 	Kant.
B) 	Heidegger.
C) 	Hegel.
D) 	Pascal.
6 - Enzo Scandurra no texto Natureza e cidade (unidade 14 ss) afirma que a antiga epistemologia nos ensinou a proceder o pensar de um modo todo próprio e que não responde, hoje, as atuais expectativas do pensar a vida e o que a ela é inerente. Qual é este modo? (Valor: 1)
A) 	A antiga epistemologia nos ensinou a pensar por meio de dualismos, oposições e separações.
B) 	A antiga epistemologia nos ensinou a pensar por meio do holismo (preocupação com o todo).
C) 	A antiga epistemologia nos ensinou a pensar por meio do pensamento sistêmico, sem separações.
D) 	A antiga epistemologia nos ensinou a pensar por meio de redes (todo pensamento está conectado a tudo).
7 - As necessidades como "a existência das primeiras cidades dependia também da possibilidade de se organizar o transporte eficaz de grandes quantidades de produtos e de matérias primas. Os habitantes das cidades precisavam receber com regularidade alimentos vindos dos campos ou de localidades distantes. Era indispensável ir buscar em florestas e montanhas, por vezes longínquas, madeira, metais e até pedra" levou as cidades ao que? Assinale a alternativa correta. (Valor: 1)
A) 	Ao desenvolvimento de uma classe sacerdotal responsável pela ordem social.
B) 	Ao desenvolvimento de uma elite administrativa.
C) 	Ao aperfeiçoamento dos meios de transporte e ao desenvolvimento do comércio.
D) 	Ao aperfeiçoamento e desenvolvimento das ciências.
8 - Assinale a alternativa falsa sobre o cenário da Agenda 21 (Valor: 1)
A) 	A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Kyoto, ocorrida na cidade de kyoto, Japão, em 1992.
B) 	É um documento que estabeleceu a importância de cada país se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.
C) 	Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Política de desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 nacional (CPDS).
D) 	Todas as alternativas acima são falsas
9 - Sobre a qualidade de vida nas cidades na modernidade assinale a alternativa falsa: (Valor: 1)
A) 	A maioria dos habitantes das grandes cidades dos países desenvolvidos desfrutam de um alto padrão de qualidade de vida, graças à implementação de leis trabalhistas, políticas de planejamento urbano, serviços públicos de qualidade (tais como cobertura policial, bombeiros, educação e saúde pública) e da economia em crescimento destes países.
B) 	Uma realidade muito interessante nesta nova conjuntura dos países industrializados é a de que poucos habitantes em cidades de países industrializados em desenvolvimento se encontram em estado de pobreza.
C) 	Veículos motorizados ajudaram no desenvolvimento das cidades. O automóvel permitiu para milhões de pessoas viver longe do local de trabalho, escolas e de centros comerciais.
D) 	Atualmente, existem cerca 520 milhões de automóveis no mundo, a maior parte deles operando nas cidades".
10 - O ponto mais importante das ações prioritárias da Agenda 21 é/são: (Valor: 1)
A) 	Os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda).
B) 	A sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.
C) 	O planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício.
D) 	A primeira e a segunda alternativas são as mais importantes.

Outros materiais