Buscar

Atividade 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Conforme Hadji (1997), testar é "verificar um desempenho através de situações previamente organizadas, chamadas testes"; Medir é "descrever um fenômeno do ponto de vista quantitativo"; e avaliar é "interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter um parecer ou julgamento de valor, tendo por base padrões ou critérios" (p.289). Marque a alternativa CORRETA:
A. 	A afirmação esta incorreta.
B. 	A afirmação esta parcialmente correta.
C. 	A afirmação esta correta.
D. 	Nenhuma das respostas.
2 - Coloque (V) para afirmativas verdadeira e (F) para afirmativas falsa, de acordo com a Trajetória da avaliação:
( ) Avaliação, ao longo da história, mostra que a evolução de suas funções, aponta para uma concepção de que o processo avaliativo não segue padrões rígidos, mas que é determinada por dimensões pedagógicas, históricas, sociais, econômicas e até mesmo políticas, diretamente relacionadas ao contexto em que se insere.
( ) A avaliação, no decorrer dos tempos sofreu transformações e possibilitou novas construções.
( ) O seu foco não está limitado apenas ao aluno e seu rendimento, o desenvolvimento de atitudes e de interesses, que constituem o foco do processo educacional, constituindo o campo da micro avaliação.
( ) Passou a ser instrumento de profissionais de todas as áreas incluindo instituições e sistemas empresariais nos seus diversos níveis e competências administrativas.
A. 	V, F, V, V.
B. 	V, V, V, F.
C. 	F, V, V, V.
D. 	V, V, V, V.
3 - Relacione as afirmações abaixo com as questões a seguir: Tyler (1975) apresentou seu modelo de avaliação com o enfoque comportamentalista que envolve paradigmas positivistas voltados para o tecnicismo. Segundo Vianna (op.cit) são estes os pontos básicos que integram o modelo:
I- Formulação e classificação dos objetivos, segundo o nível de generalização e especificidade;
II- Definição de cada objetivo em termos comportamentais;
III- Identificação de situações que demonstram os comportamentos pretendidos nos objetivos;
IV- Seleção e experimentação da diversidade de métodos e de instrumentos para avaliar múltiplos comportamentos como, por exemplo, questionários, fichas de registro de comportamento e outros, não devendo ficar a avaliação restrita apenas a exames escritos, como geralmente ocorre.
A. 	Apenas a afirmativa I está correta.
B. 	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
C. 	Todas as alternativas estão corretas.
D. 	Todas as alternativas estão incorretas.
4 - Marque a alternativa INCORRETA:
A. 	No início da década do século XX, especialmente nos EUA avaliação educacional formal não estava associada à aplicação de testes.
B. 	A trajetória da avaliação, ao longo da história, mostra que a evolução de suas funções, aponta para uma concepção de que o processo avaliativo não segue padrões rígidos, mas que é determinada por dimensões pedagógicas, históricas, sociais, econômicas e até mesmo políticas, diretamente relacionadas ao contexto em que se insere.
C. 	A avaliação surgiu com a criação de sistemas de testagem, sendo um dos primeiros sistemas desenvolvido por Horace Mann, no século XIX, com o objetivo de substituir os exames orais pelos exames escritos; utilizar poucas questões gerais, em vez de um número maior de questões específicas; e buscar padrões mais objetivos do alcance escolar.
D. 	Nas primeiras décadas do século XX, principalmente nos EUA avaliação educacional formal estava associada à aplicação de testes, o que dava um caráter exclusivamente instrumental ao processo avaliativo associando à ideia de exame e propiciando a criação associações e comitês para desenvolvimento de testes padronizados.
5 - De acordo com as afirmativas, marque a alternativa CORRETA:
I- Nos anos 30 a avaliação tinha como foco os exames e sua função era identificar os erros e acertos, justificando - os com base nas condições que interferiam nos desempenhos dos examinados.
II- Nos anos 30 aos anos 60 verificamos que a avaliação, tendo sofrido forte influência de Tyler e Bloom, propunha verificar o alcance de objetivos.
III- Dos anos 60 aos 80, a principal ideia era a do julgamento de valor com base em critérios padronizados.
IV- Dos anos 90 até os dias de hoje, a ênfase tem sido na negociação de resultados com a participação dos educandos na definição de critérios e indicadores.
A. 	Apenas a afirmativa I está correta.
B. 	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
C. 	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
D. 	Todas as afirmativas estão corretas.
6 - Marque a afirmativa FALSA:
A. 	A avaliação educacional com a abrangência que possui nos dias atuais somente se iniciou na década de 1940 graças à atuação de Ralph W. Tyler, que parte do princípio de que educar consiste em mudanças de padrões antigos ou na geração de novos padrões de comportamentos.
B. 	Década de 1940 a contribuição de Ralph W. Tyler, parte do princípio de que educar consiste em permanecer com padrões antigos sem mudanças.
C. 	Saviani (1991) mostra serem os problemas atribuídos ao sistema escolar, decorrentes da industrialização crescente nas primeiras décadas do século XX, tanto nos Estados Unidos como na Inglaterra, proporcionando demanda de mão-de-obra para atender novos modelos de produção, determinados pelas multinacionais.
D. 	Tyler (1975) apresentou seu modelo de avaliação com o enfoque comportamentalista que envolve paradigmas positivistas voltados para o tecnicismo.
7 - Tyler (1975) apresentou seu modelo de avaliação com o enfoque comportamentalista que envolve paradigmas positivistas voltados para o tecnicismo. Segundo Vianna (op.cit) são estes os pontos básicos que integram o modelo:
I- Formulação e classificação dos objetivos, segundo o nível de generalização e especificidade.
II- Definição de cada objetivo em termos comportamentais.
III- Identificação de situações que demonstram os comportamentos pretendidos nos objetivos.
IV- Seleção e experimentação da diversidade de métodos e de instrumentos para avaliar múltiplos comportamentos como, por exemplo, questionários, fichas de registro de comportamento e outros, não devendo ficar a avaliação restrita apenas a exames escritos, como geralmente ocorre.
A. 	Apenas a afirmativa I está correta.
B. 	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
C. 	Todas as afirmativas estão incorretas.
D. 	Todas as alternativas estão corretas.
8 - Quando se questiona o que é avaliar, as respostas mais comuns que encontramos são: avaliar é medir; avaliar é valorizar; avaliar é julgar para tomar decisões; avaliar é verificar se os objetivos foram alcançados. Então concluímos que avaliar é:
A. 	É refletir sobre uma determinada realidade, a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite uma tomada de decisão.
B. 	É refletir sobre uma determinada realidade, a partir de dados e informações que serão arquivadas.
C. 	Emitir um julgamento, pois é necessário ter uma opinião.
D. 	Todas estão corretas.
9 - A avaliação pode ser realizada em diferentes níveis - do simples ato de dizer se gostamos ou não de um fato, até a avaliação seguida de novas proposições. Na realidade, ao falar em diferentes níveis de avaliação, estamos estabelecendo a diferença entre medir e avaliar. Sim, avaliar não é o mesmo que medir. Pois, medir é:
A. 	Apenas observar uma realidade.
B. 	Estar alheio a esta realidade.
C. 	Apenas descrever uma realidade, ou seja, é obter dados e informações sobre ela.
D. 	Nenhuma resposta acima.
10 - O educando deverá apropriar-se criticamente de conhecimentos e habilidades necessárias a sua realização como sujeito crítico dessa sociedade. A prática educativa deve estar comprometida com a promoção da transformação social e a formação de cidadãos conscientes, nesse caso a avaliação é uma ferramenta a serviço da qualidade de ensino. Cumprindo o seu papel de promoção do ensino, o qual irá guiar os passos do educador, para tal ela precisa:
A. 	Ela precisa possuir o caráter de verificação para a formação do aluno e, não apenas, classificar e medir aprendizagens.
B. 	Ela precisa possuir o caráter de contribuição para a formaçãodo aluno e, não apenas, classificar e medir aprendizagens. Possibilitando mudar as práticas pedagógicas, quando identificamos os problemas eles podem ser enfrentados.
C. 	Ela precisa possuir o caráter influenciador para a formação do aluno e, não apenas, classificar e medir aprendizagens.
D. 	Ela precisa possuir o caráter de verificação para a formação do aluno e também classificar e medir aprendizagens.

Outros materiais