Buscar

Atividade 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Marque a alternativa INCORRETA:
A. 	Para Vianna (2000) inicialmente sua grande contribuição constitui em estabelecer que a avaliação desempenha muitos papéis (funções) mas possui também vários objetivos os quais não determinam o valor ou mérito do que está sendo avaliado.
B. 	Scriven apresenta conceitos que influenciam significativamente o futuro e a prática da avaliação.
C. 	Segundo Vianna (2000) inicialmente sua grande contribuição constitui em estabelecer que a avaliação desempenha muitos papéis (funções) mas possui um único objetivo: determinar o valor ou mérito do que está sendo avaliado. O objetivo consiste em oferecer uma resposta satisfatória aos problemas propostos pelas questões a serem avaliadas.
D. 	O modelo de Michael Scriven enfatiza os critérios do desempenho profissional e define a avaliação como "a determinação sistemática e objetiva do mérito ou valor de alguma coisa". Sem a preocupação de criar um modelo, ao publicar seu ensaio Metodologia da Avaliação (1967).
2 - Marque a alternativa CORRETA:
A. 	Luckesi (1991) mostra serem os problemas atribuídos ao sistema escolar, decorrentes da industrialização crescente nas primeiras décadas do século XX, tanto nos Estados Unidos como na Inglaterra, proporcionando demanda de mão-de-obra para atender novos modelos de produção, determinados pelas multinacionais.
B. 	Vianna (1991) mostra serem os problemas atribuídos ao sistema escolar, decorrentes da industrialização crescente nas primeiras décadas do século XX, tanto nos Estados Unidos como na Inglaterra, proporcionando demanda de mão-de-obra para atender novos modelos de produção, determinados pelas multinacionais.
C. 	Saviani (1991) mostra serem os problemas atribuídos ao sistema escolar, decorrentes da industrialização crescente nas primeiras décadas do século XX, tanto nos Estados Unidos como na Inglaterra, proporcionando demanda de mão-de-obra para atender novos modelos de produção, determinados pelas multinacionais.
D. 	Hoffmann (1991) mostra serem os problemas atribuídos ao sistema escolar, decorrentes da industrialização crescente nas primeiras décadas do século XX, tanto nos Estados Unidos como na Inglaterra, proporcionando demanda de mão-de-obra para atender novos modelos de produção, determinados pelas multinacionais.
3 - De acordo com Luckesi (2002), o ponto chave da educação deve ser o aluno aprender a prender, saber pensar, ser crítico e analítico. De acordo com essa afirmativa o processo avaliativo esta relacionado com:
A. 	"O processo avaliativo não está relacionado ao contexto mundial educacional da época."
B. 	"Se dará em num vazio conceitual."
C. 	"O processo avaliativo está relacionado ao contexto mundial educacional da época: "(...) não se dá nem se dará num vazio conceitual, mas sim dimensionada por um modelo teórico de mundo e, consequentemente de educação, que possa ser traduzido em prática pedagógica."
D. 	Nenhuma das respostas acima.
4 - Sobre Avaliação Escolar, podemos afirmar que: 
I- O educando deverá apropriar-se criticamente de conhecimentos e habilidades necessárias a sua realização como sujeito crítico dessa sociedade.
II- A prática educativa deve estar comprometida com a promoção da transformação social e a formação de cidadãos conscientes, nesse caso a avaliação é uma ferramenta a serviço da qualidade de ensino.
III- Cumprindo o seu papel de promoção do ensino, o qual irá guiar os passos do educador. Ela precisa possuir o caráter de contribuição para a formação do aluno e, não apenas, classificar e medir aprendizagens.
IV- Possibilitando mudar as práticas pedagógicas, quando identificamos os problemas eles podem ser enfrentados.
A. 	Apenas a afirmativa I está correta.
B. 	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
C. 	Todas as afirmativas estão incorretas.
D. 	Todas as alternativas estão corretas.
5 - Em relação a avaliação, marque a alternativa CORRETA:
I - A avaliação busca acompanhar o processo ensino aprendizagem para aprimorá-lo e para alcançarmos esse objetivo, avaliação tem que ser um ato, no qual a reflexão seja inerente, contribuindo para a construção de competências técnicas e sócio-político - culturais sendo o entendimento das práticas avaliativas como um instrumento auxiliar da aprendizagem.
II - Cujas funções são de auto-entendimento do sistema de ensino, auto compreensão do professor e da auto-inferência do aluno.
A. 	As frases I e II se complementam.
B. 	As frases I e II não se complementam.
C. 	As funções já estão implícitas na frase I.
D. 	Nenhuma das alternativas.
6 - A prática educativa deve estar comprometida com a promoção da transformação social e a formação de cidadãos conscientes, nesse caso a avaliação é uma ferramenta a serviço da qualidade de ensino. Cumprindo o seu papel de promoção do ensino, o qual irá guiar os passos do educador. Ela precisa ainda:
A. 	Possuir o caráter de contribuição para a formação do aluno, mas também classificar e medir aprendizagens.
B. 	Identificar o problema sem contudo mudar as práticas pedagógicas.
C. 	Possuir o caráter de mediação
D. 	Possuir o caráter de contribuição para a formação do aluno e, não apenas, classificar e medir aprendizagens. Possibilitando mudar as práticas pedagógicas, quando identificamos os problemas eles podem ser enfrentados.
7 - A importância da avaliação vem crescendo na medida em que a educação ganha mais espaço. Não há, hoje, apenas uma visão a esse respeito. Existem muitas concepções teóricas e muitas práticas distintas a cerca do que significa avaliar. Assim, quando se fala em avaliação, precisamos esclarecer o que estamos falando. Nesse caso a avaliação do desempenho dos alunos deve ser entendida como:
A. 	Um instrumento a serviço da aprendizagem, da melhoria do ensino dos professores, do aprimoramento da escola.
B. 	Um instrumento a serviço da aprendizagem, da melhoria do ensino dos pais.
C. 	Um instrumento a serviço da promoção de cada ano.
D. 	Nenhuma resposta acima.
8 - A avaliação tem a função de diagnosticar aqueles pontos em que o educando precisa destacar mais. Portanto, realizaram-se o ensino e a aprendizagem, o resultado é a avaliação. Isso não quer dizer que deva estar só no final de um módulo ou bloco de ensino, ou ainda, no final de um bimestre, como se faz comumente, mas esta deve acontecer:
A. 	Durante todo o processo de ensino-aprendizagem.
B. 	Durante o período de provas.
C. 	De acordo com o calendário de provas.
D. 	Só uma vez por bimestre.
9 - Entre os que se dedicam à atividade de avaliação, há um consenso de que o processo avaliativo exitoso possui quatro características fundamentais:
A. 	 Deve ser útil para as partes envolvidas no processo; tem que ser oportuno, ou seja, realizado em tempo hábil para auxiliar a tomada de decisão, que é um processo incessante.
B. 	Tem que ser ético, isto é, conduzido de maneira a respeitar os valores das pessoas e instituições envolvidas, em um processo de negociação e de entendimento sobre os critérios e medidas mais justas e apropriadas.
C. 	Tem que ser preciso, bem-feito, adotando-se os cuidados necessários e os procedimentos adequados para se ganhar legitimidade (Firme, 1994).
D. 	Todas as afirmativas estão corretas.
10 - Sobre as Funções da Avaliação, marque a resposta INCORRETA:
Importante lembrar que há diferentes funções que devem ser consideradas em relação à avaliação.
A. 	O que se encontra ainda muito na escola é a avaliação com funções controladora e classificatória.
B. 	O professor que usa em sua prática ações punitivas (como por exemplo, tirando pontos do aluno por conta de sua indisciplina em sala de aula) está exercendo a função disciplinadora, controladora.
C. 	A função classificatória da avaliação predomina quando a única preocupação do professor está em atribuir ao aluno uma classificação, através de notas ou conceitos.
D. 	O professor que usa em sua prática ações punitivas tirando pontos do aluno por conta de sua indisciplina em sala de aula está exercendo a função emancipadora.

Outros materiais