Buscar

Atividade 03 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Com relação a liderança, assinale a alternativa falsa.
A. 	Liderar requer conhecimento e discernimento sobre a natureza humana, sendo compreendida como a capacidade e a habilidade em inspirar confiança e conquistar o apoio das pessoas, equilibrando as funções de autoridade, poder e influência exercida sobre as pessoas.
B. 	O papel do líder é o de condução e controle do grupo.
C. 	A liderança educadora por sua vez define uma nova abordagem na condução de grupos, a qual se preocupa no estabelecimento de uma relação de tutela entre líder e liderado.
D. 	O alvo não é mais o líder, mas sim o liderado, a partir da identificação do potencial e competências essenciais inerentes a cada um deles, visando a gestão do desempenho e a otimização dos resultados.
2 - As organizações são compostas por pessoas que através do desempenho de seus papéis permitem que esta se desenvolva, ou entre em estado de estagnação, deterioração e morte organizacional.
Assinale a alternativa falsa.
A. 	É o homem através do seu talento e potencial, da sua diversidade e da sua motivação que faz com que as empresas implementem suas estratégias e consigam atingir seus objetivos rumo ao êxito.
B. 	Para compreender o Ser, primeiro é necessário compreender a formação da personalidade e as diferenças inerentes a cada indivíduo.
C. 	As tomadas de decisão serem orientadas por toda esta diversidade e pelas motivações do indivíduo.
D. 	O comportamento meso-organizacional tem uma orientação claramente psicológica, posto que estuda, a concepção do ser.
3 - A sequência da tomada de decisão racional é:
A. 	Determinação dos pesos dos critérios, Avaliação das alternativas, Desenvolvimento de alternativas, Seleção da melhor alternativa, Identificação dos critérios de decisão, Definição do problema.
B. 	Avaliação das alternativas, Definição do problema, Identificação dos critérios de decisão, Determinação dos pesos dos critérios, Desenvolvimento de alternativas, Seleção da melhor alternativa.
C. 	Desenvolvimento de alternativas, Avaliação das alternativas, Seleção da melhor alternativa, Definição do problema, Identificação dos critérios de decisão, Determinação dos pesos dos critérios.
D. 	Definição do problema, Identificação dos critérios de decisão, Determinação dos pesos dos critérios, Desenvolvimento de alternativas, Avaliação das alternativas, Seleção da melhor alternativa.
4 - O ser humano é gregário por natureza, portanto não se pode evitar ser membro de um grupo. Em nossas vidas pertencemos a vários tipos de grupos, seja este familiar, social, trabalho, lazer, religioso, dentre outras formações grupais que o indivíduo irá interagir. De acordo com a afirmação assinale a questão falsa.
A. 	Para compreender ou aperfeiçoar sobre o comportamento humano, há que se conhecer a natureza dos grupos.
B. 	Para se compreender a formação de um grupo, é necessário entender que este é composto por várias personalidades individuais e uma estrutura formal que possibilitará sua dinâmica.
C. 	Cada grupo cria uma identidade própria definida a partir dos membros que o compõe.
D. 	A organização é formada por grupos, contudo, nem sempre se faz necessário compreender o seu funcionamento e desenvolvimento para que possam ser administrados.
5 - Alguns são os métodos mais comuns para se administrar de forma eficaz o conflito dentro da empresa. De acordo com os métodos expostos assinale a afirmativa falsa.
A. 	A retirada estratégica significa evitar o problema, fugir ou desistir. Pode ser utilizada como tática de curto prazo para ganhar tempo, ou como abordagem estratégica para períodos mais prolongados.
B. 	A administração do conflito deve sempre utilizar a força, o que significa utilizar o recurso do poder para resolver um conflito. O resultado desta abordagem é a situação onde necessariamente se tem um vencedor e um vencido, e sempre uma das partes deverá superará outra.
C. 	A negociação significa barganha, e o seu objetivo é o de atingir um acordo aceitável, mesmo quando o acordo está aquém da solução ideal para cada uma das partes, presume-se que representa o melhor entendimento que se pode atingir.
D. 	Aplicar "panos quentes" é uma abordagem de apaziguamento. É a tentativa de encontrar pontos comuns para um acordo, ao mesmo tempo foge dos pontos de desacordo.
6 - Com relação aos elementos da cultura, todas as afirmações abaixo estão corretas, exceto.
A. 	A definição dos valores traduz para termos concretos o que representa sucesso ou outros conceitos que se queira difundir, delineando e determinando os padrões que a organização almeja.
B. 	As normas servem também para demonstrar as expectativas de comportamentos geradas no grupo, determinando a forma como as coisas não devem acontecer.
C. 	Para fortalecer a cultura organizacional, pode-se e deve-se lançar mão de ritos, rituais e cerimônias, que se constituem em atividades planejadas que tem consequências práticas e expressivas, o que torna a cultura mais tangível e coesa.
D. 	Um elemento que enriquece a cultura organizacional, são as estórias e mitos.
7 - Os níveis micro, meso e macro-organizacional, determinarão o comportamento das pessoas e da empresa, que se influenciam mutuamente. Os resultados desta relação podem ser visualizados, estudados, explicados e até mesmo servir como base para intervenções que provoquem mudanças no contexto vivencial da empresa, bem como nos rumos organizacionais. Com base nesta afirmação podemos afirmar, exceto:
A. 	A dinâmica organizacional deve ser analisada sob três aspectos, o indivíduo, o grupo e a organização.
B. 	O indivíduo, o grupo e a organização não podem ser considerados como os níveis de interação entre os elementos influenciadores do comportamento organizacional.
C. 	O indivíduo é o nível de estudo micro-organizacional, e focaliza os aspectos psicossociais do indivíduo e as dimensões de sua atuação no contexto organizacional.
D. 	Os grupos constituem o nível de estudo meso-organizacional, e está voltado para questões relativas aos processos de grupos e equipes de trabalho, fazendo uma ponte entre outras duas áreas do comportamento organizacional.
8 - A percepção define-se como processo de organizar e interpretar dados sensoriais recebidos para desenvolver a consciência do ambiente que nos cerca e de nós mesmos. De acordo com esta premissa, todas as alternativas são verdadeiras exceto.
A. 	A percepção é o processo de codificação das sensações, através de um processo de transferência dos estímulos em informações psicológicas.
B. 	As impressões sensoriais conduzem ao cérebro informações relativas a fenômenos externos ou estados do organismo, sem a qual nenhuma atividade (mental ou física) seria possível.
C. 	O ser humano interage com o seu ambiente através de sua percepção, isto é, a partir desta que percebe o mundo ao seu redor.
D. 	A partir da percepção são captadas as informações do ambiente externo, processando-as e internalizando-as.
9 - As tomadas de decisão se baseiam nas considerações e percepções que o indivíduo tem dos fatos e/ou situações, considerando aqueles que são mais adequados ou pertinentes. Assinale a alternativa incorreta.
A. 	O processo decisório é uma ação individual, que recebe algumas influências do meio.
B. 	Pode-se dizer que as decisões muitas vezes são influenciadas pela expectativa da reação dos outros.
C. 	A tomada de decisão sempre ocorre de uma forma exclusivamente racional.
D. 	O processo decisório tem seu início a partir de um conflito, e assim permanece até que uma das alternativas receba mais peso e, consequentemente será a opção escolhida.
10 - A comunicação é essencial à vida pessoal e profissional, podendo ser considerada como arte. O homem emite e recebe mensagens o tempo inteiro, sendo que este se comunica com o seu meio, com outros homens e consigo mesmo. De acordo com os princípios da comunicação assinale a alternativa incorreta.
A. 	A ideia é objetiva e conhecida apenas pelo comunicador.
B. 	Comunicar é tornar algo comum, socializar um pensamento, expor suas ideias, transferindo experiências e compartilhando palavras,emoções, símbolos.
C. 	O processo de comunicação pode ser dividido em três fases: a codificação da informação em uma mensagem, transmissão da mensagem por algum canal e decodificação da informação da mensagem recebida.
D. 	Para compreender o processo de comunicação, a mensagem transmitida é submetida a um processo de decodificação, no qual a mensagem é traduzida pelo receptor.

Outros materiais