Buscar

Questões sobre Evolução e Especiação

Prévia do material em texto

1.
	A formação de novas espécies a partir de uma espécie parental que sofreu isolamento reprodutivo é o grande método pelo qual a natureza cria e desenvolve novos seres vivos. A forma como isso ocorre é alvo de estudo há muito tempo e esse processo fascina a ciência. Assinale a alternativa CORRETA referente ao nome do processo de formação de novas espécies:
	 a)
	Heterogenia.
	 b)
	Geração espontânea.
	 c)
	Cladismo.
	 d)
	Especiação.
	2.
	Os cladogramas permitem que os parentescos e as relações evolutivas entre diferentes grupos de seres vivos sejam vistos de maneira mais palpável. É importante, portanto, saber interpretar corretamente estas estruturas e conseguir relacionar suas conexões. Com relação ao cladograma anexo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os Chordata estão mais intimamente relacionados com os Annelida.
(    ) A característica representada pela cladogênese IV estará presente nos Echinodermata.
(    ) Annelida e Arthropoda não são relacionados, pois não possuem um ancestral em comum.
(    ) A característica da Cladogênese III estará presente nos quatro grupos do cladograma.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://pt.slideshare.net/AlessandraFirmino/aneldeos-8997590>. Acesso em: 4 abr. 2017.
	
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	Devido ao grande número de seres vivos existentes, surgiu a necessidade de criação de um método de classificação destes. A este respeito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O método de classificação fenotípico leva em consideração a evolução das espécies, não havendo qualquer relação com as semelhanças morfológicas existentes entre elas.
(    ) A sistemática filogenética é atualmente o método mais utilizado pelos pesquisadores.
(    ) O cladograma só pode ser construído para espécies cuja relação ancestral é polifilética.
(    ) Em um cladograma, quanto mais distante for o ancestral comum de duas espécies, maior será a distância entre as classificações de seus agrupamentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	4.
	A especiação é o processo responsável pela origem de novas espécies a partir de um mesmo ancestral, tendo grande importância na geração da diversidade de seres vivos. Nos itens a seguir constam as etapas necessárias ao estudo da especiação:
I- Colocar os diferentes tipos de população na sequência correta.
II- Estudar diferentes populações contemporâneas de uma espécie ao mesmo tempo.
III- Estudar as diferenças existentes entre as espécies que parecem mais próximas em termos de parentesco.
IV- Acompanhar diferentes raças geográficas de uma espécie, isoladas ou não geograficamente.
Agora, assinale a alternativa em que as etapas necessárias ao estudo da especiação estão dispostas na sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III - IV.
	 b)
	IV - II - III - I.
	 c)
	II - IV - III - I.
	 d)
	II - IV - I - III.
	5.
	A especiação alopátrica é o processo que ocorre quando uma população está isolada geograficamente das demais populações da espécie. Esta população recebe o nome de:
	 a)
	Espécie alopátrica.
	 b)
	População incipiente.
	 c)
	Espécie vicariante.
	 d)
	Espécie incipiente.
	6.
	Não importa a magnitude em que ocorra, para ser efetiva, a evolução deve agir no nível molecular, seja através da seleção de genes ou mesmo causando mutações que desenvolvem características que favoreçam os indivíduos. Assim, o nível molecular é fundamental para a evolução. Com relação à evolução molecular, analise as seguintes afirmativas:
I- Segundo a teoria neutra da evolução molecular, grande parte da evolução ocorre devido à seleção natural.
II- A idade geológica de algumas linhagens evolutivas com poucos fósseis disponíveis pode ser inferida através do mecanismo chamado Relógio Molecular. 
III- Os estudos em nível molecular apresentam a limitação imposta, por ainda não ser possível determinar a sequência completa de DNA do genoma de um organismo.
IV- A troca de nucleotídeos no DNA e de aminoácidos nas proteínas responsáveis pela evolução em nível molecular é frequentemente chamada de substituição.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	7.
	Para facilitar a percepção de como a evolução operou o surgimento das diferentes espécies a partir de seus ancestrais, utiliza-se o cladograma como forma de representação desse processo. Além de mostrar a sequência e o surgimento das espécies, o cladograma também permite que se classifique os eventos que deram origem às diferentes espécies. A partir da análise do cladograma, analise as sentenças a seguir:
I- Surgimento da espécie gato.
II- Ramificação do grupo que deu origem ao ornitorrinco. 
III- Surgimento dos pelos e glândulas mamárias.
IV- Desenvolvimento de longo período de gestação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos acontecimentos:
	
	 a)
	III - II - IV - I.
	 b)
	II - III - IV - I.
	 c)
	III - IV - I - II.
	 d)
	III - IV - II - I.
	8.
	Ao evoluir, os seres vivos alteram sua forma e comportamento de acordo com as pressões exercidas pelo meio. Dessa forma, é possível criar uma "sequência" de surgimento de seres vivos com parentesco evolutivo. Essa representação é denominada cladograma. O cladograma é a representação gráfica da classificação baseada na filogenia das espécies. Com relação ao cladograma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Raiz.
II- Ramo.
III- Terminal.
IV- Nó.
(    ) Ponto onde ocorre um evento cladogênico.
(    ) Onde se encontra um possível ancestral do grupo considerado.
(    ) Indica o surgimento do grupo em questão.
(    ) Linha que conduz a um ou mais grupos terminais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - I - III - II.
	 b)
	IV - III - I - II.
	 c)
	I - III - II - IV.
	 d)
	II - I - IV - III.
	9.
	Se fosse possível apontar uma câmera de vídeo para o norte da Cordilheira dos Andes e mostrar em poucos minutos o que se passou em 6 milhões de anos, o filme mostraria as montanhas subindo às alturas e levando consigo alguns dos diversos papagaios que se espalhavam por todo o norte do continente. Nas cenas correspondentes aos últimos dois milhões de anos, as coloridas aves, já isoladas de seus parentes que ficaram nas terras baixas, começariam a acumular diferenças entre si até originarem espécies distintas. Essa versão da história, que contraria a hipótese mais aceita, é resultado do trabalho da bióloga Camila Ribas, do Laboratório de Genética e Evolução Molecular de Aves da Universidade de São Paulo (USP). Ela reconstruiu a história evolutiva dos papagaios do gênero Pionus com ajuda da biogeografia, especialidade que analisa a distribuição geográfica da diversidade biológica. Esse tipo de enfoque tem raízes profundas: foram padrões biogeográficos os principais responsáveis por levar os britânicos Charles Darwin e Alfred Russel Wallace a elaborar a teoria da evolução. A especiação é o fenômeno responsável pela geração de novas espécies. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: https://bdpi.usp.br/item/001627756. Acesso em: 18 jul. 2019.
	 a)
	Na especiação simpátrica ocorre a divergência genética de populações que vivem em regiões geográficas diferentes.
	 b)
	A especiação vicariante ocorre o isolamento da população em virtude do surgimento de uma barreira geográfica entre duas regiões habitadas por uma mesma espécie.
	 c)
	A especiação alopátrica considera que o processo de especiação ocorre por meio do isolamento geográfico de uma espécie ancestral.
	 d)
	A especiação pela distância ocorre nas espécies que possuem uma longa cadeia de distribuição de populaçõesque se volta sobre si mesma.
	10.
	A imagem anexa mostra um exemplo de especiação. Algo extrínseco para o organismo impede que dois ou mais grupos se acasalem, causando especiação nesta linhagem. O isolamento representado, neste caso, pode ser uma cadeia de montanhas ou um rio. Sobre o processo de especiação, analise as sentenças a seguir:
I- O exemplo da imagem pode ser considerado uma especiação alopátrica, tendo em vista que as espécies foram separadas por uma barreira geográfica.
II- Após certo tempo, caso a barreira geográfica desapareça, os indivíduos agora não pertencem a mesma espécie, e já não são mais capazes de se reproduzirem entre si. 
III- Neste tipo de especiação, ocorre um isolamento reprodutivo, o qual é o responsável pela diferenciação entre duas espécies. O isolamento geográfico não possui efeito sobre essa população. 
IV- Neste caso, o processo de especiação pode ser desencadeado a partir de um isolamento geográfico, o qual pode resultar em um isolamento reprodutivo.  
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/VC1bAllopatric.shtml>. Acesso em: 25 maio 2017.
	
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.

Continue navegando