Buscar

Atividade 01 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Marque a RESPOSTA CORRETA:
A. 	Foi fundado o primeiro de todos os códigos em 1916, entitulado ?The Cadbury Report?
B. 	O ?Conference Board foi fundado em 1992
C. 	A primeira revisão do primeiro código foi realizada em 1999
D. 	O objetivo do comitê Cadbury foi revisar certas práticas de governança relacionadas a aspectos contábeis
2 - Em relação às perspectivas conceituais de governança Corporativa, marque a resposta correta para as seguintes questões:
A. 	sistema de direitos e relações. Sistema de valores que rege as corporações visando eficácia empresarial por meio da conduta de padrões
B. 	sistema de estruturas de poder. Sistema gestão, estrutura de poder e controle das empresas, que disciplina suas relações com as partes interessadas e seu desempenho para envolver a definição da estratégia, as operações, a geração de valor e a destinação do resultado.
C. 	sistemas normativos- Sistema de valores que rege as corporações visando eficácia empresarial por meio da conduta de padrões.
D. 	sistema de valores e padrões de comportamento- Sistemas de gestão que visa preservar e maximizar os direitos dos acionistas, assegurando proteção dos minoritários, bem como práticas de relacionamento entre acionistas, conselhos e diretoria executiva, objetivando maximizar o desempenho da organização.
3 - Em relação aos modelos de governança, marque as frases V ou F conforme lhe parecer falsas ou verdadeiras. ( )Nos modelos latino-europeu e latino americano prevalecem os modelos financeiro e político, pois os mercados de capitais são pouco desenvolvidos, a propriedade das corporações é concentrada e a gestão exercida por acionistas majoritários. ( )No modelo anglo-saxão a característica de liderança coletiva, principalmente pela participação de empregados e de sindicatos nas estruturas de governança. ( )O modelo anglo-saxão é marcado pela pulverização do controle acionário, pela separação da propriedade e da direção e pela forte orientação para o mercado. ( ) O modelo alemão possui as seguintes características: forte presença do modelo stakeholder, limitado papel do mercado de capitais na provisão total do capital de risco, e; liderança coletiva, principalmente pela participação de empregados e de sindicatos nas estruturas de governança.
A. 	F - F - V - F
B. 	F- F - V - V
C. 	F - F - F- F
D. 	V - V - F - V
4 - Marque Vou F: No modelo anglo saxão o que representa as práticas de governança na Inglaterra? qual seu propósito maior? ( )são financiadas via mercado de capitais ( )pulverização do controle acionário ( )processo de capitalização ( )Destaca-se nesse modelo a atuação das forças externas, exercendo papel relevante no processo de não governança das corporações
A. 	F - F - V - V
B. 	V - V - F - F
C. 	V - V - V - F
D. 	F - F - F - V
5 - Qual país dentre os relacionados abaixo possui o modelo latino-europeu que abrange as práticas de governança corporativa?
A. 	Brasil
B. 	Itália
C. 	Estados Unidos
D. 	Argentina
6 - Junior Annor (2006) ressaltou que dos países latino-europeu, um tem um destaque maior pelo fato de ter a prática de governança mais avançada. Qual dos países tem essa governança avançada?
A. 	Itália
B. 	França
C. 	Portugal
D. 	Espanha
7 - Como podemos entender e como é visto o conflito de agência? Marque com X a resposta INCORRETA.
A. 	A questão do conflito de agência consiste no oportunismo de decisões dos diretores executivos que não visem à maximização do valor das ações.
B. 	Como uma das questões centrais e dificilmente pode ser evitado em razão apenas do seguinte aspecto: não existe contrato completo que assegure que o diretor executivo ou agente executor vá agir visando atender aos interesses do acionista.
C. 	Podemos afirmar então que os conflitos de agência dizem respeito ao risco de expropriação da riqueza dos investidores pelos gestores na hipótese de empresas com estrutura de capital pulverizada e separação de gestão e propriedade, ou, de expropriação da riqueza dos acionistas minoritários pelo acionista controlador, quando este exerce poder total sobre os gestores.
D. 	Proteção total aos acionistas majoritários;
8 - São problemas ligados à governança corporativa. Marque a resposta correta:
A. 	Como um segmento especial de listagem de ações de companhias que se comprometam voluntariamente a adotar as boas práticas de governança corporativa.
B. 	Estão basicamente relacionados a uma possível divergência entre interesses de grupos distintos, principalmente entre o grupo dos acionistas (representante da estrutura de propriedade) e o grupo dos agentes (representante da estrutura de direção).
C. 	E esperado que as empresas cujas ações estejam listadas em algum dos segmentos diferenciados de governança corporativa.
D. 	sistemas guardiões de ativos tangíveis e intangíveis;
9 - Relacione a Perspectiva Sistema de Estruturas de Poder com o devido conceito:
A. 	Sistema de valores que rege as corporações visando eficácia empresarial por meio da conduta de padrões.
B. 	Sistemas de gestão que visa preservar e maximizar os direitos dos acionistas, assegurando proteção dos majoritários, bem como práticas de relacionamento entre acionistas, conselhos e diretoria executiva, objetivando maximizar o desempenho da organização.
C. 	Conjunto de instrumentos, derivados de estatutos legais e regulamentos, que objetiva a excelência da gestão e a proteção dos direitos das partes interessadas em seus resultados.
D. 	Sistema gestão, estrutura de poder e controle das empresas, que disciplina suas relações com as partes interessadas e seu desempenho para envolver a definição da estratégia, as operações, a geração de valor e a destinação do resultado.
10 - Marque X para resposta correta:
A. 	O Conselho de Administração tem como atividade a fiscalização dos atos gerados pelas empresas, culminando com a emissão de parecer sobre as demonstrações contábeis.
B. 	A competência do Conselho fiscal não é apenas fiscalizar a gestão da empresa e as contas dos administradores.
C. 	O conselho fiscal não representa um importante agente de sustentação para otimização da governança corporativa.
D. 	A principal atribuição do Conselho Fiscal é apurar a veracidade e autenticidade das demonstrações financeiras.

Outros materiais

Perguntas Recentes