Buscar

Atividade 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - O artigo 206, da Constituição Federal de 1988 em seu inciso I que se refere à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola. Podemos deduzir que a igualdade de condições se dá por duas vias: Igualdade de acesso à escola; Igualdade de permanência na escola. Baseado na afirmação acima assinale (V) para verdadeira e (F) para falso:
I) O inciso I, do artigo 206, volta-se para o princípio de igualdade com equidade sem o qual crianças em localidades das sedes municipais tenderão se não houver intervenção do poder público, a se isolarem da escola por encontrar dificuldade de acesso e de permanência na escola.
II) Daí um programa de transporte ser importante para garantir o acesso à escola e um programa de merenda escolar ser, por sua vez, de igual importância, para assegurar a permanência da criança na escola.
III) A igualdade para o acesso e permanência na escola é na verdade uma igualdade moral, isto é, se entendemos que a educação é um direito de todos e dever do Estado.
A. 	Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
B. 	Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
C. 	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
D. 	Todas as afirmativas estão corretas.
2 - Assinale a alternativa correta:
A. 	Com a abertura política em meados da década de 1980 e a convocação de uma Assembleia Constituinte para realizar o desmonte jurídico e institucional do regime militar, a educação foi entendida como um bem indispensável para o exercício democrático e o ensino fundamental foi proclamado como direito público subjetivo a ser efetivado pelo Estado.
B. 	De 1824 até 1988, as inscrições do direito à educação nos textos constitucionais assinalaram a garantia de educação para todos.
C. 	O crescimento da população urbana e a industrialização do país, a partir da década de 1940, fizerem estagnar a oferta de educação pública.
D. 	O direito à educação passa pela divulgação de oferta de vagas na rede pública.
3 - Em relação à Educação Básica, assinale (V) para verdadeiras e (F) para falso e aponte a alternativa correta:
I) A educação escolar no Brasil está organizada em dois níveis Educação Básica e Educação Superior.
II) São modalidades da educação escolar: Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional; Educação Especial; Educação do Campo; Educação Indígena; Educação a Distância.
III) A Educação Básica é composta pelo Ensino Fundamental e Ensino Médio.
IV) Dois são os principais documentos norteadores da Educação Básica: A Lei de Diretrizes e Bases a LDBEN. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996 e o Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 10.172/20001, regidos, naturalmente, pela Constituição da República Federativa do Brasil.
A. 	F, F, V, V.
B. 	V, F, V, F.
C. 	V, V, F, V.
D. 	F, V, F, F.
4 - De acordo com a LDB - 9.394/96, os artigos abaixo se encontram na seguinte ordem:
( ) A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
( ) A educação infantil será oferecida em: Creches, ou entidades equivalentes, para crianças até três anos de idade e Pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade.
( ) Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
A. 	Art. 31; Art. 29 e Art. 31.
B. 	Art. 30; Art. 29 e Art. 31.
C. 	Art. 29; Art. 30 e Art. 31.
D. 	Art. 29; Art. 31 e Art. 30.
5 - Assinale a alternativa verdadeira, de acordo com as afirmativas abaixo.
I- A alfabetização, para além da apreensão de conhecimentos básicos de leitura e escrita da palavra e do mundo, é à parte de um direito mais amplo, que deve atingir a terminalidade do ensino fundamental como requisito básico para a educação continuada durante toda a vida.
II- Ultrapassando as funções de alfabetização e pós-alfabetização tomando como referencia o ensino regular, o "supletivo" tinha como propósito à escolarização no ensino fundamental (1º grau), e caracterizava-se pelos princípios da flexibilidade, identidade própria e metodologia apropriada.
III- EJA incorpora progressivamente as categorias e ideais da educação no Brasil, mais de 60% da população de jovens e adultos não tem o ensino fundamental completo, o que representa um enorme obstáculo para o exercício da cidadania para muitos.
A. 	Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
B. 	Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
C. 	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
D. 	Todas as afirmativas estão corretas.
6 - Assim no seu artigo 28 a LDB de 1996 estabelece o seguinte: Na oferta da educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente. Considerando o que diz a LDB, as afirmativas abaixo estão corretas EXCETO:
A. 	Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural.
B. 	Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas.
C. 	Adequação à natureza do trabalho na zona rural.
D. 	A Lei 9394/96 não promove a desvinculação da escola rural dos meios da escola urbana.
7 - Foi em 1999, por meio do Parecer 14 e da Resolução 03, que o Conselho Nacional de Educação, interpretando dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e da Constituição Federal, instituiu a criação da categoria escolar indígena nos sistemas de ensino do país. De acordo com as Bases Legais da Educação Escolar Indígena marque somente a alternativa correta:
A. 	Constituição Federal de 1824.
B. 	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1971.
C. 	Plano Nacional de Educação (Lei 10.172 - 9 de janeiro de 2001): Capítulo sobre direito a educação.
D. 	Programa Nacional de Educação.
8 - Coloque (V) para afirmativa verdadeira e (F) para afirmativa falsa, sobre o artigo 211:
I) §1º A União organizará o sistema federal de ensino e o dos Territórios, financiará as instituições de ensino públicas federais e exercerá, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, de forma de garantir a equalização de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade do ensino mediante assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.
II) §2º Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.
III) §3º Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.
IV) §4º Na organização de seus sistemas de ensino, os Estados e os Municípios definirão formas de colaboração, de modo a assegurar a universalização do ensino obrigatório.
A. 	V, V, V, V.
B. 	F, V, V, V.
C. 	V, V, V, F.
D. 	V, F, V, V.
9 - Quando se tratar de legislar acerca das chamadas diretrizes e bases da educação nacional, compete privativamente à União publicar. Esta afirmativa se encontra:
A. 	Na LDB de 1996.
B. 	Na LDB de 1971.
C. 	Na Constituição de 1988.
D. 	Na Constituição de 1824.
10 - O art. 24 da Constituição, em seu inciso IX, prevê que, de modo concorrente, compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar em matéria de educação, cultura, ensino e desporto, a qual a União deve, novamente, fazer prevalecer o princípio da predominância do interesse. Ou seja, à União compete editar normas gerais e aos Estados e ao Distrito Federal cabe:
A. 	Normas genéricas que não se confrontem com a Constituição.
B. 	Normas específicas que atentem para a realidade regional.
C. 	Os Estados e Distrito Federal não podem legislar em questão educacional.
D. 	Os Estados e Distrito Federal agem de comum acordo com a União.

Outros materiais