Buscar

Mapa sistemade infor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico: Inezia Bicheski
	
	R.A.:1869713-5
	 
	Curso: Gestão Pública
	
	Disciplina:
	SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
Atividade
Atenção: Nos nossos estudos, sob a perspectiva das ciências da Comunicação e da Informação, aprendemos como os sistemas de informações e comunicação constituem a Comunicação Pública. Com base na leitura dos textos anteriores, bem como na sua experiência ao explorar a página “Fato ou Boato?” e Boatos.Org, realize as seguintes atividades:
a) Com base nos textos anteriores, justifique a razão pela qual o projeto de combate às fake news, realizado pelo TSE, é uma ação que apresenta características de Comunicação Pública. 
RESPOSTA: A Comunicação Pública refere-se a toda a comunicação feita por organizações públicas e privada, inclusive a comunicação entre o Estado e a população, com o intuito de acabar com o crescimento de conteúdos e noticias falsas divulgadas na internet. O feito visa alertar os internautas e usuários da internet sobre os perigos de compartilhamento de informações duvidosas, assim como conferir a veracidade das noticias que recebem.
b) Cite um exemplo, com base nas ferramentas de informação e comunicação disponibilizadas na página “Fato ou Boato?”, que  justifique que o projeto de combate às fake news, realizado pelo TSE, é uma ação que apresenta características de Comunicação Pública.
 
RESPOSTA: Uma das ferramentas disponibilizadas no site é a página de Esclarecimentos sobre Notícias Falsas que foi atualizada. O site passou a reunir em um só espaço, todos os conteúdos elaborados para contradizer as informações falsas, agregando todos os conteúdos elaborados pelo TSE em um único local, da mesma forma contará com materiais produzidos pelas instituições parceiras, que adotaram o programa. O novo espaço foi dividido em oito âmbitos; Passo a passo, esclarecimento, quis, mitos eleitorais, agências, posts, candidatos e fake news. 
c) Um dos parceiros do projeto do TSE de combate às fake news é o Boatos.Org (boatos.org), cuja participação envolve que as notícias falsas sejam checadas pelos jornalistas do site. Na presente atividade, o exercício é você acessar a página boatos.org e pesquisar uma fake news relacionada a eleições.
RESPOSTA:
Boato: Registrado novo surto de pneumonia no Cazaquistão, e será mais fatal que a CONVID-19, e já fez mais de 2 mil vitimas. Data: 14 de julho de 2020. Disponível em: <https://www.boatos.org/mundo/pneumonia-mais-letal-covid-19-surge-cazaquistao.html>.
REFERÊNCIA 
<http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Outubro/fato-ou-boato-pagina-do-tse-esclarece-eleitor-sobre-noticias-falsas>. Acesso em: 16 Jul. 2020.
<https://www.boatos.org/mundo/pneumonia-mais-letal-covid-19-surge cazaquistao.html>. Acesso em: 16 Jul. 2020.
CHIRNEV, Lilian. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2020.
Av. Guedner, 1610 - Jardim Aclimação - CEP: 87050-390 - Maringá - PR 
www.ead.cesumar.br

Outros materiais