Buscar

Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513115) ( peso.:1,50)

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Andreza Souza da Silva (2472810)
	
	Disciplina:
	Políticas Educacionais (PED99)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513115) ( peso.:1,50)
	Prova:
	21136823
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Plano Nacional de Educação é um documento que determina as metas que deverão ser alcançadas no prazo de 10 anos. Estas metas estão interligadas com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para isso, são apresentadas as seguintes diretrizes: erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; melhoria da qualidade da educação. Estes são pontos difíceis de serem alcançados, constituindo-se desafio histórico para a sociedade brasileira. Frente a isso podemos determinar que algumas ações são necessárias para sua efetivação. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Para a realização destes objetivos é necessária a realização de políticas públicas que adéquem o planejamento às necessidades educacionais.
II- Para a superação das desigualdades educacionais cabe somente às esferas superiores e principalmente à federal criar mecanismos de discriminação social.
III- Cabe à sociedade civil organizada participar ativamente de decisões relativas à erradicação, à superação e à melhoria da educação através do acompanhamento das políticas públicas.
IV- A responsabilidade relativa ao PNE compete ao Governo Federal, sendo sua aplicabilidade e seu recolhimento de respostas relativas a estes pontos negativos existentes na educação.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva, artigo a artigo. Petrópolis, RJ: Vozes. 23. ed. revista e ampliada. 2015, p. 174.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação possui as normas de funcionamento, estruturação e envolve todas as questões pedagógicas do sistema nacional de educação. Neste caso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) também norteia o Ensino Médio, que possui seus objetivos próprios. Sobre um desses objetivos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania.
	 b)
	Possibilitar a finalização dos estudos.
	 c)
	Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando os aspectos básicos da qualidade de vida.
	 d)
	Distanciar-se dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental.
	3.
	A LDB, em seus artigos, possui os princípios que norteiam a educação nacional. Cabe a cada esfera nacional desenvolvê-los de forma primorosa e concisa. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São princípios: liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, pensamento, a arte e o saber.
(    ) É princípio individualizar o ensino, envolvendo minimamente os estudantes, cuidando de suas particularidades.
(    ) Garantir com padrão de qualidade a gestão democrática, tendo a igualdade como base no sistema de ensino.
(    ) É princípio a conexão entre educação escolar, o trabalho e as práticas sociais que envolvem o sistema educacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	4.
	Ao tratarmos de política, estamos nos direcionando ao que realizamos cotidianamente. Querendo ou não, tornamo-nos políticos em nossa casa, em nosso trabalho, pois necessitamos de regras para que as coisas sejam realizadas de maneira objetiva e eficaz. Se não fizermos, estaremos fadados à desordem. Assim sendo, dentro da política, encontramos um elemento que é de grande desejo de todos. Que palavra é essa que acompanha a política?
	 a)
	Direito.
	 b)
	Superioridade.
	 c)
	Desordem.
	 d)
	Poder.
	5.
	Ao falarmos em políticas públicas, deparamo-nos com questões que envolvem toda uma gama de informações, pessoas e ações. Com isso, poucas pessoas estão preocupadas em tentar entender o que são políticas públicas, para que servem e como podem ser cobradas. Frente a isso, sobre o sentido da palavra políticas públicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Políticas públicas são ações que envolvem a construção de projetos para a melhoria do bem-estar de uma determinada classe social.
(    ) Políticas públicas são ações que necessitam da participação da população em sua fase inicial até a concretização.
(    ) Políticas públicas são ações construídas a partir da visão de mundo dos seus propositores.
(    ) Políticas públicas são ações que determinam o envolvimento único de governantes, sem a participação ativa da população.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	6.
	Para a construção das políticas públicas, além do diálogo que é primordial em qualquer processo de construção, necessitamos de etapas, as quais estão organizadas em quatro momentos. Dentre os quatro momentos, temos a formação de agenda. Com relação à formação de agenda, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A formação da agenda determina os problemas a serem eliminados sem a pré-analise dos valores a serem utilizados  para este projeto, preocupando-se somente com a execução.
	 b)
	A formação de agenda busca a utilização do dinheiro público sem antes buscar a palavra da população e de verificar se há dinheiro nos cofres para tal realização do projeto.
	 c)
	A formação de agenda busca na organização encontrar quais os problemas que estão presentes na sociedade e verificar quais os valores necessários para sua execução.
	 d)
	A formação da agenda busca os problemas sem verificar a real necessidade da execução deste projeto, buscando somente realizar mais um trabalho na sociedade.
	7.
	No âmbito das políticas sociais e, particularmente na educação, há de se fazer valer o que está na Constituição de 1988, na LDB e na Lei do Plano Nacional de Educação: o regime de colaboração. Nos capítulos da legislação que determinam as respectivas competências em matéria de educação, se afirma e reafirma o regime de colaboração. Considerando que convivemos e conviveremos com grande diversidade no ponto de partida, cuja reificação manterá a desigualdade como princípio. Devemos organizar as formas de colaboração que permitam a progressiva 'unidade da diversidade', dentro da qual serão asseguradas as mesmas condições e oportunidades de acesso e frequência na escola (SOUZA; GOUVEIA; TAVARES, 2013). Os autores desta citação relativa ao Plano Nacional de Educação -PNE -, junto às políticas sociais correspondentes à educação, delimitaram vinte metas e estratégias para o setor no próximo decênio. Entre essas metas, temos a que se refere à universalização do Ensino Fundamental de nove anos para toda a população de 6 a 14 anos. Sobre as estratégias necessárias para atingirmos essa meta, analise as sentenças a seguir:
I- Para alcançar este objetivo é necessário criar novas políticas públicas.
II- Deverão ser previstas estas estratégias através de lei.
III- A meta será aplicada por todos os membros federados.
IV- Realizar metas insistentes no Plano Nacional de Educação.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOUZA, Ângelo Ricardo de.; GOUVEIA,  Andreia Barbosa.; TAVARES, Taís Moura. (organizadores). Políticas Educacionais: Conceitos e Debates. 2. ed. Curitiba: Appris, 2013.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	8.
	Uma das mudanças indicadas no Plano Nacional da Educação (Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001) é a ampliação da permanência dacriança no Ensino Fundamental para nove anos. Essa lei aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 16 jan. 2019.
	 a)
	O Ensino Fundamental de nove anos não prevê a inclusão de crianças carentes na escola pública.
	 b)
	A criança que completar 6 anos na Educação Infantil, durante todo o ano, será matriculada e transferida automaticamente ao Ensino Fundamental.
	 c)
	A intenção desta proposta é a valorização do ser humano e a aprendizagem significativa, além de possibilitar o desenvolvimento integral do educando.
	 d)
	O Referencial Nacional da Educação Infantil determina a ampliação do Ensino Fundamental de 9 anos e reorganiza-o.
	9.
	Ao tratarmos da LDB em seu Título I da Educação, no artigo 1º no inciso 2º, que trata do atrelamento ao mundo do trabalho e a prática social, a educação recebe quatro conceitos estruturantes que determinam o envolvimento do indivíduo no processo social do trabalho.  Estes quatro conceitos são a prática social, mundo do trabalho, movimentos sociais e manifestações culturais. No que diz respeito às manifestações culturais e ao mundo do trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As manifestações culturais são expressões da cultura determinadas pela sua superioridade.
(    ) O mundo do trabalho é uma ação desenvolvida pelo homem para a busca de seu bem-estar pessoal e de transformações sociais.
(    ) As manifestações culturais são para a antropologia expressões da cultura, em que o homem constrói seu mundo através de seu trabalho.
(    ) O mundo do trabalho é uma ação que leva o homem à escravização e determina no que, quando e quanto deverá trabalhar para conquistar seu lazer.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	10.
	No artigo 206 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, encontramos a forma como o ensino deverá ser ministrado seguindo princípios essenciais para a efetivação de um ensino de qualidade, o qual é de responsabilidade, além da família, do Estado. Sobre esses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- Garantia de padrão de qualidade, gestão democrática do ensino, liberdade de aprender e ensinar.
II- Manutenção do conhecimento pelo professor, cobrança pelo ensino público em estabelecimento oficiais, redução de matrículas.
III- Igualdade de acesso e permanência na escola, liberdade de pesquisar, ensinar, divulgar a arte e o saber.
IV- Piso salarial digno aos profissionais da educação, gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais, plano de carreira.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.

Outros materiais

Perguntas Recentes