Buscar

Atividade 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Complete a partir do texto de B. Domingues (unidade 21): No séc. XIX passou-se pelo culto____________. E. Renan pensava que seria ela a religião do futuro. Pertencia-lhe ditar o fim das outras religiões. O séc. XX conheceu um desenvolvimento espetacular da investigação_________, mas o, embora sempre renascente, é hoje uma crença débil.
A. 	Da ciência; científica; "cientismo".
B. 	Da teologia secular; secular; "secularismo".
C. 	Da antropologia, antropológica; "antropologismo".
D. 	Da sociologia, sociológica; "sociologismo".
2 - Da trajetória sobre a relação entre religião e ciência (no texto de B. Domingues - unidade 21) qual é FALSA?
A. 	A partir dos anos 70 do séc. XX, foi-se tornando claro que era inútil esperar pela morte da religião. Todas as "suspeitas" que desde o séc. XIX se tinham abatido sobre ela, embora pertinentes sob vários aspectos, eram incapazes de a anular. E se o diálogo entre crentes e ateus não se tornara obsoleto, havia outro diálogo que tinha sido adiado e agora se impunha.
B. 	Nos anos 60, o Conselho Ecumênico das Igrejas recebeu novos impulsos. Por inspiração de João XXIII, aconteceu o extraordinário "aggiornamento" da Igreja Católica através do Concílio Vaticano II (1962-1965). Estas duas expressões cimeiras do cristianismo abrem-se ao diálogo com as religiões não cristãs. O que até aí era prática só de alguns pioneiros recebe doravante consagração oficial.
C. 	Depois, em 1970, por iniciativa dos EUA, da Índia e do Japão, realizou-se em Quioto a primeira Conferência Mundial das Religiões pela paz.
D. 	Em 1986, o inesperado e místico encontro de Assis - na terra de S. Francisco, homem da paz com Deus, com a natureza e com toda a família humana - marca um retrocesso no processo de diálogo religioso - visto que a iniciativa era católica romana e inviabilizou a sensibilidade religiosa dos povos.
3 - Qual foi o pecado de Sodoma segundo as observações feitas sobre a sexualidade no Mediterrâneo pela Reverenda Mona West sobre a bíblia e a homossexualidade (unidade 24)?
A. 	Higiene.
B. 	Hospitalidade.
C. 	Soberba.
D. 	Homossexualidade.
4 - Em Levítico está escrito: "Não te deitarás com homem como se deita com mulher; é uma abominação." (18:22) "Se alguém se deitar com homem como os que se deitam com mulher, os dois cometeram abominação; certamente hão de morrer. Sua culpa de sangue caia sobre eles." (20:13) Estes versículos, parte do Código de Santidade, no livro do Levítico da Escritura hebraica procuram:
I- Refletir as formas em que o povo de Israel atuaria para diferenciar-se de seus vizinhos Mediterrâneos.
II- A luz das já mencionadas práticas sexuais dos vizinhos de Israel, se torna claro que esta proibição no Levítico foi uma tentativa de conservar a harmonia interna da sociedade masculina judaica, ao não lhes permitir participar em cópulas anais como um meio para expressar ou obter superioridade social ou política.
III- Estes versículos não proibiam, de forma alguma, ou nem sequer falam, do amor, das relações amorosas dedicadas entre pessoas do mesmo sexo.
Qual das afirmativas dispostas está de acordo com a reflexão da Reverenda Mona West sobre a bíblia e a homossexualidade (unidade 24).
A. 	Os itens I e II estão de acordo com a reflexão da Reverenda Mona West sobre a bíblia e a homossexualidade (unidade 24).
B. 	Os itens I e III estão de acordo com a reflexão da Reverenda Mona West sobre a bíblia e a homossexualidade (unidade 24).
C. 	Somente o item IV está de acordo com a reflexão da Reverenda Mona West sobre a bíblia e a homossexualidade (unidade 24).
D. 	Todos os itens estavam de acordo com a reflexão da Reverenda Mona West sobre a bíblia e a homossexualidade (unidade 24).
5 - Qual das afirmativas sobre a vida na região do mediterrâneo é FALSA (unidade 24) ao abordar a problemática da homossexualidade?
A. 	O mundo Mediterrâneo tinha uma definição da sexualidade baseada na dominação/submissão e em uma desigualdade. A cultura Grega afinou essa definição com respeito ao status de igualdade. As relações sexuais adequadas ocorriam entre pessoas cujo status não era igual.
B. 	Havia uma prática na antiga cultura Grega conhecida como pederastia, na qual os adolescentes eram iniciados social e pedagogicamente por um homem mais velho. Estes homens eram os tutores dos rapazes (de 12 ou 13 anos de idade) e, com frequência, seus amantes.
C. 	Estas relações eram vistas como algo básico para criar a seguinte geração de líderes da cidade, existindo regras estritas sobre quanto tempo devia durar a relação, e o papel da família dentro destas relações. Evidentemente, houve abusos que se deu nestas relações e os adolescentes foram explorados e dominados por seu tutor, muito depois de que o jovem havia entrado na idade adulta (o qual o convertia em um igual, violando assim o código de sexo só entre não-iguais).
D. 	Mesmo em vista da pederastia, o que Paulo condenava mesmo era as relações de amor e cuidado mútuo entre pessoas do mesmo sexo - e não os abusos da pederastia.
6 - Qual das ideias contidas no artigo (Antropologia teológica da salvação) de Eduardo Rocha Quintella é FALSA?
A. 	A vida e ação de Jesus mostram, claramente, que a salvação que Ele realiza em nome de Deus não é tirar-nos de nossa humanidade mas, antes, tirar-nos daquilo que nos impede de sermos humanos.
B. 	As curas e os exorcismos operados por Jesus: são gestos salvadores que devolvem às pessoas a plena capacidade de humanidade.
C. 	A salvação aponta muito mais para o passado que para o futuro, para o que fomos e não para o que seremos.
D. 	A salvação não é apenas conserto da natureza corrompida pelo pecado, mas muito mais que isso, ela é dom, acréscimo, dádiva, graça, excesso, abundância. Não se trata de refazer o que o humano foi, mais de dar realização plena às suas potencialidades, isto é, fazer com que o humano seja aquilo que é chamado a ser.
7 - Qual dos pontos disposto acerca da análise da autora Marilena Chaui NÃO corresponde as suas observações (unidade 27) acerca do pensamento de João Paulo II sobre o homem e a mulher?
A. 	Existe uma consistência nos ensinamentos de João Paulo II sobre homem e mulher, como esbocei na primeira resposta. João Paulo II não é terrivelmente diferente de seus predecessores, mas é único em seu enfoque sobre sexualidade, como se pode ver em sua Teologia do corpo.
B. 	Não acredito que os papas anteriores tenham gasto tanto tempo no tópico "sexualidade" como ele. O que acho problemático nos escritos de João Paulo II é um "essencialismo" que enxerga mulher e homem como tendo qualidades "essenciais" (por isso o nome), originais de seus sexos.
C. 	Homens são aqueles que são receptivos, abertos para Deus, e, quando padres, podem esculpir Cristo para a humanidade. Mulheres são ativas, que realizam, e, como Maria, recebem e espalham o amor e a palavra de Deus, enquanto ambas as qualidades podem ser verdadeiras em ambos os sexos (homens podem receber, mulheres podem tomar a iniciativa).
D. 	João Paulo II enxerga as qualidades não apenas como o intento de Deus na criação humana, mas também na semelhança de todas as mulheres através do tempo e do espaço: mulheres são, por natureza, ouvintes, receptoras/receptivas, e criadoras/educadoras. Homens são os atores [que são ativos], os iniciadores e líderes. Ele vê as mulheres como "especialistas" em relacionamento, e essas mulheres têm uma "concretude" em seus interesses que salva o homem de ser tão abstrato. Acho que essas ideias reproduzem concepções estereotipadas das mulheres que são reforçadas pelas tradições sociais. Finalmente, essas ideias significam que os homens são mais semelhantes a Deus que as mulheres, o que contradiz o Gênesis 1:27-28 (Deus criou a humanidade a sua imagem e semelhança, homem e mulher). Então os textos de João Paulo II são problemáticos quanto às relações humanas (sugerindo a subordinação das mulheres aos homens) e à teologia (em como pensamos Deus/no que pensamos de Deus).
8 - Quem é que distingue vícios e virtudes pelo critério do excesso, da falta e da moderação: um vício é um sentimento ou uma conduta excessivos,ou, ao contrário, deficientes; uma virtude, um sentimento ou uma conduta moderados. Segundo o texto de Marilena Chauí acerca da problemática das virtudes (unidade 27)?
A. 	Sócrates.
B. 	Platão.
C. 	Aristóteles.
D. 	Santo Agostinho.
9 - O texto abaixo de Marilena Chauí sobre as virtudes (unidade 27) a que se refere? "(...) concernentes à relação do crente com Deus (virtudes teologais), e da justiça como virtude particular (para Aristóteles, a justiça é o resultado da virtude e não uma das virtudes); a amizade é substituída pela caridade (responsabilidade pela salvação do outro); os vícios são transformados em pecados (portanto, voltados para a relação do crente com a lei divina); e, nas virtudes morais, encontramos um vício aristotélico - a modéstia - além do aparecimento de virtudes ignoradas ou desconhecidas por Aristóteles - humildade, castidade, mansidão."
A. 	As virtudes no conexto romano.
B. 	As virtudes surgidas no contexto judaico.
C. 	As inspirações dadas pelos antigos conceitos de virtude.
D. 	Ao aparecimento de virtudes novas.
10 - A qual filósofo pertence o conceito de virtude e vício que segue? Que é o vício? Submeter-se às paixões, deixando-se governar pelas causas externas. Que é a virtude? Ser causa interna de nossos sentimentos, atos e pensamentos. Ou seja, passar da passividade (submissão a causas externas) à atividade (ser causa interna). A virtude é, pois, passar da paixão à ação, tornar-se causa ativa interna de nossa existência, atos e pensamentos. As paixões e os desejos tristes nos enfraquecem e nos tornam cada vez mais passivos. As paixões e os desejos alegres nos fortalecem e nos preparam para passar da passividade à atividade.
A. 	Marliena Chauí.
B. 	Aristóteles.
C. 	Karl Jarpers.
D. 	Spinosa.

Outros materiais