Buscar

Avaliação Online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de "Avaliação Escolar"	
1 - Tyler (1975) apresentou seu modelo de avaliação com o enfoque comportamentalista que envolve paradigmas positivistas voltados para o tecnicismo. Segundo Vianna, estes são os pontos básicos que integram o modelo. Coloque Verdadeiro ou Falso e marque a sequência:
( ) Formulação e classificação dos objetivos, segundo o nível de generalização e especificidade;
( ) Definição de cada objetivo em termos comportamentais;
( ) Identificação de situações que demonstram os comportamentos pretendidos nos objetivos;
( ) Seleção e experimentação da diversidade de métodos e de instrumentos para avaliar múltiplos comportamentos como, por exemplo, questionários, fichas de registro de comportamento e outros, não devendo ficar a avaliação restrita apenas a exames escritos, como geralmente ocorre. (Valor: 1)
A) 	V, F, V, V.
B) 	V, V, V, F.
C) 	V, V, V, V.
D) 	F, V, V ,V.
2 - Sobre o Desenvolvimento da Avaliação Formativa, apontamos sobre a importância da utilização da avaliação formativa, no sentido de integrar os processos de ensino, de aprendizagem e os avaliativos e, como essa modalidade de avaliação pode ser uma aliada, na qualificação das aprendizagens. Cabe, agora, entendermos como a avaliação formativa pode ser desenvolvida, no contexto da sala de aula. Para isso, analisaremos os seguintes aspectos: (Valor: 1)
A) 	A integração ensino - aprendizagem - avaliação; a seleção de tarefas, a sua função; as estratégias, os instrumentos; os espaços e tempos, em que a avaliação formativa é desenvolvida; o feedback.
B) 	Somente a integração ensino - aprendizagem - avaliação; a seleção de tarefas.
C) 	A integração ensino - aprendizagem - avaliação; a seleção de tarefas, a sua função; as estratégias, os instrumentos; os espaços e tempos, em que a avaliação formativa é desenvolvida; o feedback não não faz parte.
D) 	Nenhuma das Alternativas.
3 - Testar é "verificar um desempenho através de situações previamente organizadas, chamadas testes"; Medir é "descrever um fenômeno do ponto de vista quantitativo"; e avaliar é "interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter um parecer ou julgamento de valor, tendo por base padrões ou critérios" ( Hadji,1997, p.289). Marque a alternativa que corresponde à resposta correta: (Valor: 1)
A) 	A afirmação esta parcialmente correta.
B) 	A afirmação esta correta.
C) 	Nenhuma das respostas.
D) 	A afirmação esta incorreta.
4 - Sobre a escola moderna podemos afirmar que, EXCETO: (Valor: 1)
A) 	É necessário despertar o interesse, gosto e estima por coisas desejáveis formando atitudes que contribuam para o seu ajustamento emocional e pessoal paralelamente ao desenvolvimento intelectual.
B) 	A preocupação do professor não resume apenas em habilidades intelectuais, mas na construção do sujeito como um todo, por isso fala-se em avaliação e não em medida de aspectos isolados.
C) 	A preocupação do professor se resume apenas em habilidades intelectuais.
D) 	A escola moderna não visa apenas instruir, dar aos seus alunos conhecimentos; mas tem como principal objetivo o crescimento e desenvolvimento de cada aluno em particular, de modo que este se realize de acordo com suas possibilidades.
5 - A exclusão no interior da escola não se dá apenas pela avaliação e sim pelo currículo como um todo (objetivos, conteúdos, metodologias, formas de relacionamento, etc.). No entanto, além do seu papel específico na exclusão, a avaliação classificatória acaba por influenciar todas as outras práticas escolares. Marque a alternativa correta: (Valor: 1)
A) 	A afirmativa está correta.
B) 	A afirmativa está incorreta.
C) 	A exclusão não tem nada haver com avaliação e nem com o currículo.
D) 	Nenhuma das respostas acima.
6 - Outros autores, Bloom, Hastings e Madaus (1971), também relacionam a avaliação com a verificação de objetivos educacionais. Em função da finalidade da avaliação, consideram três tipos de avaliação: uma preparação inicial para a aprendizagem, uma verificação da existência de dificuldades por parte do aluno durante a aprendizagem e o controle sobre se os alunos atingiram os objetivos fixados previamente. Os tipos de avaliação referidos representam, respectivamente: (Valor: 1)
A) 	Avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação certificativa.
B) 	Avaliação diagnóstica, avaliação deliberativa e avaliação certificativa.
C) 	Avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação conclusiva.
D) 	Avaliação diagnóstica, avaliação criativa e avaliação certificativa.
7 - As funções da avaliação deveriam ser aplicadas de forma interdependente, ou seja, não poderiam ser empregadas isoladamente. Assim, a função diagnóstica só terá sentido se estiver referida como ação inicial do processo didático-pedagógico que serve para apontar o caminho a ser seguido no processo de ensino-aprendizagem, constantemente retro-alimentado pelos dados da função formativa da avaliação para manter-se alinhado aos objetivos educacionais e, finalmente, para classificar os alunos segundo seu grau de aproveitamento dentro dos critérios estabelecidos de rendimento. Atualmente em relação a essa afirmativa podemos considerar que: (Valor: 1)
A) 	Esse tipo de avaliação é plenamente usado em todo o sistema educacional.
B) 	Essa forma completa de avaliar é raramente empregada em nossa realidade educacional, tendo a avaliação ainda um caráter meramente classificatório e descontextualizado.
C) 	Esse tipo de avaliação é plenamente usado em todo o sistema educacional privado.
D) 	Nenhuma das alternativas.
8 - Gomes (2003), desenvolveu estudos sobre a prática docente e os processos da avaliação das aprendizagens. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas brasileiras, que adotavam práticas de avaliação formativa. Marque a alternativa correta de acordo com os resultados da pesquisa: (Valor: 1)
A) 	Os resultados obtidos permitiram verificar que o conhecimento sobre os processos da avaliação formativa estavam em construção e, para que esses conhecimentos fossem viabilizados no cotidiano, as escolas transformaram-se em um espaço de aprendizagens para os professores, levando-os a uma prática reflexiva.
B) 	Os resultados obtidos permitiram verificar que o conhecimento sobre os processos da avaliação formativa estavam prontos.
C) 	Nesse contexto as escolas utilizaram seus espaços para cultivar a mesma prática pedagógica.
D) 	O resultado da pesquisa não contempla as alternativas acima.
9 - A respeito do significado de avaliação, podemos afirmar. Marque alternativa que corresponde a resposta completa: (Valor: 1)
A) 	Vários são os entendimentos do que seja avaliação, encontramos na literatura sobre o assunto, diversos significados atribuídos a "avaliação educacional".
B) 	Algumas concepções enfatizam a dimensão "medida". Enquanto outras estão mais voltadas para o aspecto de "julgamento", ou juízo de valor, enquanto outras, ainda, permeiam as duas dimensões.
C) 	As afirmativas A e B estão corretas.
D) 	As afirmativas A e B estão incorretas.
10 - A avaliação entendida como uma ação pedagógica necessária para a qualidade do processo ensino - aprendizagem deve cumprir, basicamente, três funções didático-pedagógicas: Marque a afirmativa correta: (Valor: 1)
A) 	Diagnosticar; Controlar; Classificar. Relacionadas a essas três funções, existem três modalidades de avaliação. Diagnóstica; formativa; somativa.
B) 	Diagnosticar; Controlar; reclassificar. Relacionadas a essas três funções, existem três modalidades de avaliação. Diagnóstica; formativa; somativa.
C) 	Diagnosticar; Controlar; Classificar. Relacionadas a essas três funções, existem três modalidades de avaliação. Diagnóstica; formativa; criativa.
D) 	Diagnosticar; Controlar; Classificar. Relacionadas a essas três funções, existem três modalidades de avaliação. Diagnóstica; reformativa; somativa.

Outros materiais