Buscar

Avaliação Online

Prévia do material em texto

Prova de "Comportamento Organizacional"	
1 - Nas relações interpessoais é fundamental compreender a alteridade, que significa o caráter do que é outro, a diversidade, a diferença. Marque a afirmativa FALSA: (Valor: 1)
A) 	Alteridade é a capacidade de apreender o outro na plenitude de sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença.
B) 	Quanto mais alteridade existir nas relações interpessoais, maior a tendência a ocorrência de conflitos.
C) 	Entender e aceitar as pessoas como elas são; valorizar o homem por seus dons e pela sua diversidade é o princípio para a interação.
D) 	Importante lembrar que o direito de um termina quando inicia o direito do outro. Quando mais se preserva o respeito ao próximo nas relações de grupo, mais se minimiza a probabilidade de problemas interpessoais.
2 - A compreensão da arquitetura organizacional é uma das formas de se compreender o comportamento organizacional. De acordo com esta afirmativa, assinale a alternativa INCORRETA: (Valor: 1)
A) 	Uma organização nada mais é do que um desenho de papéis, mas mesmo assim é difícil visualizar com clareza a importância da definição clara das atribuições e responsabilidades de cada um dos postos de trabalho.
B) 	A arquitetura organizacional é um importante fator que precisa ser analisados, pois é a partir de seu modelo estrutural que se define a divisão dos papéis e a das responsabilidades entre os colaboradores.
C) 	Uma arquitetura corporativa bem-estruturada é de fundamental importância, pois com um projeto bem montado e apropriado, uma empresa pode explorar com sucesso seu ambiente de tecnologia, informação e pessoas, estimulando o crescimento e a inovação dos negócios.
D) 	O valor de uma arquitetura empresarial é ajudar companhia a ultrapassar a concorrência, sendo que muitas vezes é uma boa estruturação dos papéis organizacionais que separa os vencedores dos perdedores.
3 - A motivação é um tema abrangente e polêmico. Assinale a alternativa INCORRETO: (Valor: 1)
A) 	As pessoas agem e reagem de forma diferente, porque são únicas, exclusivas e singulares, sendo que sua formação se dá a partir da integração dos dados bio-psicológicos herdados e o meio, que se constitui das condições ambientais, sociais e culturais nas quais o indivíduo se desenvolve.
B) 	Não existe previsibilidade no comportamento humano e, portanto, não se pode esperar um padrão de respostas a um dado conjunto de estímulos.
C) 	As necessidades humanas não são a consequência direta nem da satisfação e nem da contra-satisfação, mas sim da natureza intrínseca da pessoa.
D) 	Fatores de motivação não são os energizadores do comportamento, mas são os reais determinantes da direção do comportamento.
4 - Com relação ao histórico e evolução do estudo do comportamento organizacional, podemos afirmar, EXCETO: (Valor: 1)
A) 	A evolução do mundo e do mercado promoveram várias transformações nas formas administrativas, na tentativa de adaptá-las aos novos tempos e demandas.
B) 	As organizações são formadas por pessoas, que por sua vez formam os grupos que compõem a empresa.
C) 	Compreender o movimento e as mudanças que refletem no comportamento organizacional é vital para que se possa intervir deforma inteligente em suas ações.
D) 	Uma empresa se constrói apenas de números, produção, balanços e patrimônio, que são dados tangíveis, não sendo relevante os dados intangíveis.
5 - Com relação ao Comportamento Organizacional, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO: (Valor: 1)
A) 	Não se deve reconhecer nem considerar o comportamento organizacional como um fenômeno real, dada a sua subjetividade e intangibilidade.
B) 	Apesar dos aspectos subjetivos e intangíveis serem difíceis em sua observação, não podem ser negados ou classificados como inexistentes, pelo contrário são influenciadores vitais do comportamento das organizações.
C) 	Dentre os aspectos visíveis podemos considerar os objetivos e estratégias empresariais, as práticas políticas e procedimentos, a arquitetura organizacional de delineia a estrutura da organização, as relações de autoridade/responsabilidade, tecnologias empregadas.
D) 	Reconhecer e considerar o comportamento organizacional como um fenômeno real, é o primeiro passo para compreender a dinâmica da empresa, estabelecendo um diagnóstico para a ação.
6 - A evolução histórica do conceito de liderança, permite a compreensão da complexidade do tema e das muitas variáveis independentes e intervenientes, demonstrando a amplitude do tema. Assinale a alternativa errada, no que se refere à liderança. (Valor: 1)
A) 	A definição de liderança varia de autor para autor, de acordo com o enfoque ou a linha de pensamento desenvolvida pelo mesmo, referindo-se em princípio à capacidade de comandar, espírito de chefia ou ainda como forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos.
B) 	As definições do conceito de liderança normalmente se restringe ao papel em exercício ou ao cargo que determinam a liderança.
C) 	O papel do líder não é o de condução e controle de um grupo, mas sim o de orientação e supervisão, propiciando ao seu colaborador a possibilidade de crescimento e aprimoramento contínuo na busca da autonomia para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, estabelecendo um vínculo de comprometimento entre as partes.
D) 	A essência da liderança não se traduz apenas por um conjunto de habilidades pessoais ou uma relação de comportamentos e atividades que possam ser previstas na enunciação do comportamento por meio de regras. A sua arte compreende o desenvolvimento de competências essencial que reflitam uma conduta ética e justa.
7 - As tomadas de decisão se baseiam nas considerações e percepções que o indivíduo tem dos fatos e/ou situações, considerando aqueles que são mais adequados ou pertinentes. Assinale a alternativa INCORRETA: (Valor: 1)
A) 	O processo decisório é uma ação individual, que recebe algumas influências do meio.
B) 	Pode-se dizer que as decisões muitas vezes são influenciadas pela expectativa da reação dos outros.
C) 	A tomada de decisão sempre ocorre de uma forma exclusivamente racional.
D) 	O processo decisório tem seu início a partir de um conflito, e assim permanece até que uma das alternativas receba mais peso e, consequentemente será a opção escolhida.
8 - Alguns são os elementos da cultura, e estes permitem decodificá-la, assinale a alternativa INCORRETA: (Valor: 1)
A) 	Os valores e crenças compartilhados constituem um importante elo de ligação entre os objetivos empresariais e objetivos individuais, comunicando ao mundo exterior o que se pode esperar da empresa.
B) 	A definição dos valores traduz para termos concretos o que representa sucesso ou outros conceitos que se queira difundir, delineando e determinando os padrões que a organização almeja.
C) 	Desvendar a cultura organizacional permite compreendê-la, mas não permite intervir e resolver problemas de integração interna e questões relativas à adaptação ao ambiente externo.
D) 	As estórias servem como mapas que descrevem como as coisas devem ser feitas por um determinado grupo, contemplando principalmente os ingressantes, dando-lhes uma ideia dos contornos organizacionais, para que através do limite este possa atuar com segurança.
9 - As imagens da organização se transformaram ao longo do tempo, de acordo com as mudanças do cenário mundial. Marque a alternativa INCORRETA: (Valor: 1)
A) 	A revolução industrial e o uso das máquinas transformaram radicalmente a natureza da atividade produtiva através dos tempos, criando um período que pode ser considerado mecanicista, ou seja, moldou-se o mundo em consonância com os princípios mecânicos.
B) 	As organizações estruturadas de forma mecanicista têm maior dificuldade de se adaptar a situações de mudança porque estão planejadas para atingir objetivos pré-determinados; não são planejadas para a inovação.
C) 	A adaptação bem-sucedida da organização ao meio ambiente não depende da habilidade da alta administração em interpretar as condiçõesque enfrenta.
D) 	Novas mudanças mundiais e o grande desenvolvimento tecnológico geraram novo impacto e reformulam o modelo organizacional.
10 - No processo de atribuição de causalidade são observadas diferenças significativas entre os sujeitos com lócus de controle predominantemente interno daqueles que apresentam maior externalidade. São características das pessoas com lócus de controle externo, EXCETO: (Valor: 1)
A) 	Apresentam tendência ao conformismo.
B) 	São mais inquisitivos, curiosos e eficientes processadores de informação.
C) 	São mais imediatistas.
D) 	Apresentam visão do futuro negativa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes