A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
prova final

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	O cerebelo é um órgão do sistema nervoso, sendo encontrado entre o cérebro e o tronco encefálico, conectado ao tálamo e à medula espinhal através de muitas fibras nervosas. O nome cerebelo deriva do latim e significa pequeno cérebro. Anatomicamente, pode-se distinguir no cerebelo o vérmis e dois hemisférios cerebelares (direito e esquerdo). O cerebelo é composto por uma parte central de substância branca, coberta por uma fina camada de substância cinzenta, que representa o córtex cerebelar. São exemplos de doenças clínicas que surgem em decorrência de lesões na respectiva estrutura: síndrome do vérmis e ataxia de Friedreich, uma doença degenerativa hereditária. Sobre a função do cerebelo enquanto estrutura funcional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Participa na regulação do tônus muscular e postura, planejamento de movimentos voluntários e aprendizagem motora.
(    ) Participa ativamente no comando da fala.
(    ) Participa diretamente no processo de deglutição.
(    ) Participa apenas no auxílio da manutenção do equilíbrio corpóreo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	2.
	O sangue é um tecido conjuntivo formado por diversos tipos celulares que ficam embebidos em um meio fluído denominado plasma. O plasma contém gases, íons, proteínas, nutrientes, hormônios não proteicos, moléculas transportadoras (transferrina), entre outras moléculas. Dessa forma, o sangue é constituído cerca de 66% de plasma e 34% de elementos figurados que compreendem as células sanguíneas. O organismo humano para a sua sobrevivência depende essencialmente de Transporte de oxigênio (a), de estruturas celulares que o defendam realizando fagocitose de microrganismos (b) e gerem a liberação de substâncias relacionadas a reações alérgicas (c) em resposta à necessidade de defesa a agentes que podem desencadear alterações clínicas importantes, levando-nos ao adoecimento. Com base em uma ordem sequencial, acerca das células responsáveis pelas funções descritas (a, b e c), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Eritrócitos, basófilos e neutrófilos.
(    ) Basófilos, neutrófilos, monócitos e linfócitos.
(    ) Eritrócitos, linfócitos e eosinófilos.
(    ) Eosinófilos, monócitos, linfócitos e basófilos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	3.
	O sentido do paladar envolve a percepção dos chamados paladares primários. Gustação (ou paladar) é o nome que damos à sensibilidade gustativa, mediada pelos botões gustativos. São em torno 4000 unidades gustativas espalhadas no interior da boca, principalmente sobre a língua (70%). Cada botão gustativo é formado em média por 40-60 células sensoriais e mais algumas células de sustentação. Sobre a denominação dada aos botões gustativos (calículos gustativos, de acordo com a nomenclatura anatômica), classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Papilas circunvaladas.
(    ) Papilas fungiforme.
(    ) Papilas foleadas.
(    ) Papilas filiformes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	O líquido cerebrospinal, ou popularmente conhecido como líquor, é um fluido aquoso e incolor que ocupa o espaço subaracnoideo e as cavidades ventriculares. Sua função primordial é a proteção mecânica do sistema nervoso central e evitar que ocorra atrito entre a massa encefálica e a estrutura óssea (calota craniana). Com relação ao Sistema Nervoso Central (SNC), o seu status de funcionalidade é fundamental para manter o equilíbrio do corpo, trabalhando com o sistema endócrino na percepção das mudanças internas e externas ao organismo. Para tanto, esse sistema é formado por diferentes estruturas, as quais possuem íntima relação. Quanto a sua veracidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O sistema nervoso central é protegido pela caixa craniana e pela coluna vertebral.
(    ) Em um corte do sistema nervoso central, é possível observar a presença de uma substância branca e uma substância cinzenta.
(    ) A medula espinhal é uma das partes do sistema nervoso central e localiza-se no interior do canal vertebral e o Sistema Nervoso Central (SNC) é envolto por três meninges.
(    ) No encéfalo, verifica-se a substância branca, localizada mais externamente, e a substância cinzenta, mais internamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	5.
	A função primordial do coração é bombear sangue para todo o corpo por meio da circulação sistêmica. Para isso, ele funciona como uma bomba dupla, o seu lado esquerdo bombeia sangue oxigenado (arterial) para diversas partes do corpo através do ventrículo esquerdo. Enquanto isso, o lado direito através do ventrículo esquerdo bombeia sangue venoso para os pulmões visando à desoxigenação do sangue. O coração possui dois tipos de células, as células miocárdicas, também denominadas como células funcionais, que quando estimuladas eletricamente são capazes de se contrair, e as células nominadas de marcapasso, as quais são responsáveis pela geração e condução dos estímulos elétricos. Acerca do marcapasso fisiológico que dá início à geração do sistema de condução, analise as opções a seguir:
I- Nó Sinoatrial (NSA).
II- Nó Atrioventricular (NAV).
III- Fibras de Purkinje
IV- Nó atrioventricular (NAV) e ramos direito e esquerdo do fascículo atrioventricular.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção I está correta.
	 b)
	Somente a opção IV está correta.
	 c)
	Somente a opção III está correta.
	 d)
	Somente a opção II está correta.
	6.
	A velocidade de disparo de potenciais de ação pelo nó sinoatrial (enquanto gerador de impulsos elétricos) pode ser controlada por hormônios e alguns neurotransmissores. Quando estamos em repouso, a liberação de acetilcolina pelo sistema nervoso parassimpático geralmente leva a uma diminuição da frequência do nó sinoatrial para, aproximadamente, 75 batimentos por minuto. Entretanto, cabe destacar que o nó sinusal, pode sofrer danos, o que pode desencadear impedimento na geração de impulsos, porém, como defesa do organismo humano, há uma estrutura que assume enquanto gerador de impulso essa responsabilidade. Sobre o seguimento que assume a geração de impulso elétrico como mecanismo de compensação a uma frequência de 40 a 60 batimentos por minuto, frente à inatividade do nó sinoatrial, analise as opções a seguir:
I- Nó atrioventricular (NAV).
II- Nó sinoatrial (NSA).
III- Fibras de Purkinje
IV- Nó atrioventricular (NAV) e ramos direito e esquerdo do fascículo atrioventricular.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção III está correta.
	 b)
	Somente a opção IV está correta.
	 c)
	Somente a opção I está correta.
	  d)
	Somente a opção II está correta.
	7.
	A visão é um dos órgãos dos sentidos, e é por meio desse sentido que temos a capacidade de enxergar. Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão. Entre a córnea e o cristalino encontramos um líquido fluido que preenche a câmara anterior do olho, chamado de humor aquoso. Sobre as três túnicas (camadas) que o bulbo é formado, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Retina.
(    ) Túnica vascular.
(    ) Túnica fibrosa.
(    ) Túnica conjuntiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	8.
	O sistema nervoso somático é responsável pela inervação dos músculos estriados esqueléticos, sendo que temos controle sobre ele. Por exemplo, quando queremos pegar um objeto com as mãos, nosso comando para o cérebro faz com que os neurônios motores