A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
avaliaçao final

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil (PED79)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512372) ( peso.:3,00)
	Prova:
	21402322
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Ensino de Ciências nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental deve desenvolver a alfabetização científica para a formação de um indivíduo pensante e atuante na sociedade. Para atingir tal objetivo, é necessário que o professor busque alternativas metodológicas visando despertar nos alunos o interesse pelo aprendizado. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- A criança, desde a educação infantil, deverá ser incentivada para compreender os recursos intelectuais da Ciência.
II- A tarefa da escola é ajudar os alunos a desenvolverem as potencialidades para que possam operá-las.
III- Os conteúdos ensinados em ciências não são possíveis de aplicar nas situações práticas diárias.
IV- Para melhorar a qualidade do ensino de ciências, é necessário que a criança participe de forma ativa na ação durante o processo de aquisição do conhecimento.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	Na década de 1970, muitos foram os avanços realizados em busca de soluções para minimizar os problemas ambientais. Diversas conferências foram realizadas no intuito de enfatizar essas questões, sendo vista a Educação Ambiental como uma necessidade urgente de solucionar os problemas causados no meio ambiente. O termo Educação Ambiental veio a emergir na Conferência de Estocolmo, no ano de 1972. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Educação Ambiental passou a ser considerada como um campo de ação pedagógica.
(    ) A Educação Ambiental foi abandonada no decorrer das demais conferências.
(    ) A Educação Ambiental ganhou espaço nas agendas internacionais.
(    ) A Educação Ambiental vem auxiliar na conscientização dos problemas originados por todos os países.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	3.
	O Brasil na década de 60, com a ditadura militar, passou por mudanças políticas. Essas mudanças, de certa forma, influenciaram o papel da escola, impondo um regime repressor para reforçar as reformas institucionais. Diante disso, quanto aos acordos estabelecidos com os Estados Unidos para a garantia dessas mudanças, analise as sentenças a seguir:
I- Os EUA influenciaram muito no setor industrial e educacional, por meio de acordos estabelecidos com a USAID (Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional).
II- O principal objetivo do Brasil nesta época foi a modernização do país para melhorar a vida da população.
III- A educação brasileira foi considerada uma das áreas em que o governo mais priorizou para garantir melhores mudanças para a sociedade.
IV- Os acordos estabelecidos tinham o intuito de modernizar o Brasil, oferecendo bons salários aos brasileiros para atender ao progresso do país.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) avalia o nível de ensino que é oferecido aos estudantes. O Brasil não aparece numa colocação destacada e uma das causas pelo recorrente fracasso pode estar relacionado à maneira de ensinar ciências. Quanto ao ensino de ciências nas séries do Ensino Fundamental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao trabalhar os conteúdos de ciências, o aluno tem possibilidades de entender e interpretar os fenômenos que acontecem no mundo.
(    ) Já há muitas décadas vem sendo dada grande importância para a área de ciências e sua  incorporação no currículo. 
(    ) Antes mesmo do século XIX, o ensino de ciências já apresentava um conhecimento neutro com saberes e as verdades únicas.
(    ) A forma adequada de ensinar ciências deve estar baseada em observar e memorizar os conceitos, com a ajuda do livro didático.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	As mudanças para o ensino de ciências vêm sendo discutidas há pelo menos 30 anos, e o uso das práticas pedagógicas ganhando grande importância para a compreensão dos conceitos científicos. Quanto às metodologias mais comuns utilizadas para o ensino de ciências, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O ensino expositivo nunca pode ser utilizado, mesmo que o professor consiga envolver a turma numa aula mais atrativa, promovendo questionamentos e a interação com os alunos.
	 b)
	No ensino por descoberta, o aluno consegue assimilar os conteúdos ou qualquer assunto, mesmo não tendo um conhecimento prévio sobre eles.
	 c)
	O ensino tradicional, conhecido também por conteudista, ainda muito adotado pelos professores, é o mais adequado para atender às novas gerações.
	 d)
	O ensino tecnicista surge para contrapor a educação tradicional. Nele, os alunos deveriam seguir os passos de um cientista, por meio de aulas experimentais e uso de laboratórios.
	6.
	A educação brasileira precisa inovar sua forma de ensinar ciências. Para que isso aconteça, é necessário discutir um ensino que esteja voltado para uma prática mais investigativa. Diante disso,  classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Muitas escolas ainda promovem um ensino consolidado e as práticas científicas adotadas estão muito longe do que é produzir conhecimento.
(    ) Um ensino baseado na investigação oportuniza aos estudantes argumentarem sobre as experiências vivenciadas, construindo seus próprios conhecimentos.
(    ) Mesmo quando o docente, durante a sua formação inicial, vivenciar práticas pedagógicas diferenciadas, não conseguirá produzir conhecimentos científicos com seus alunos.
(    ) O professor de ciências tem como tarefa ensinar os conteúdos. Adquirir esses conteúdos por meio de uma formação mais tradicional são garantias de uma aprendizagem significativa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	O ensino científico que era oferecido pelas escolas ocidentais estava em decadência em relação ao ensino oferecido pelas escolas soviéticas. Os jovens apresentavam dificuldades de conhecimentos em determinadas disciplinas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O ensino oferecido aos jovens americanos não passou por mudanças, pois não estava sendo questionado, e sim  considerado superior ao ensino soviético.
	 b)
	O lançamento do satélite Sputnik, que colocou a Rússia em primeiro lugar no mundo quanto ao desenvolvimento científico e tecnológico, não pressionou os países ocidentais na busca de investimentos humanos.
	 c)
	As disciplinas ensinadas no ensino secundário ocidental desta época não exigiram alterações no ensino, pois os estudantes apresentavam um grau elevado de conhecimento nas áreas.
	 d)
	Os jovens americanos apresentavam insuficiência nos conhecimentos de matemática, física e química e o currículo foi visto como fator principal pela decadência do ensino.
	8.
	Quando falamos sobre a saúde da criança, nos deparamos com diversos problemas que acabam acarretando muitas vezes o preconceito por parte de alguns colegas. Dessa maneira, a escola é um desses espaços que deve buscar repelir esse tipo de ação, podendo ser realizadas ações educativas. Nesse sentido, sobre os aspetos em que o professor deverá se atentar