A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação Final (Objetiva) - Tópicos Especiais

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	
	
	
	Disciplina:
	Tópicos Especiais
	
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637255) ( peso.:3,00)
	
	Prova:
	19919346
	Nota da Prova:
	10,00
	
Legenda: Ícone representando resposta correta Resposta Certa  Ícone representando resposta incorreta Sua Resposta Errada  
	1.
	O Brasil pode ser considerado um dos países mais multiculturalistas do mundo, pois as diferentes raças e culturas do norte ao sul, do leste ao oeste, mostram que podemos viver bem em um lugar com diferentes tipos de culturas, sem que haja lutas específicas de cada grupo. A aceitação das pessoas é o ponto fundamental, erradicados conceitos e fanatismo que vão contra a cultura local. No que se refere ao multiculturalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O multiculturalismo pode ser considerado a vivência de vários grupos com valores, tradições e ideias diferenciados em um único local.
(    ) O multiculturalismo busca a igualdade entre as minorias.
(    ) O multiculturalismo é apenas a diferença entre as religiões das pessoas, sem identificar a cor, a raça ou a orientação sexual.
(    ) Em muitos países, o multiculturalismo foi, através dos processos autoritários, impondo suas culturas para todos os membros da sociedade para construir suas novas identidades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	F - V - V - F.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	V - F - V - F.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	V - V - V - F.
	Ícone representando resposta correta d)
	V - V - F - V.
	2.
	O conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, bem como o manejo das águas pluviais urbanas, é um tema que vem sendo discutido amplamente na atualidade. Apesar do aumento, nos últimos anos, dos investimentos e programas, o problema em tais serviços ainda não foi resolvido em níveis aceitáveis. Uma das formas nas quais podemos identificar problemas neste conjunto de serviços é quando se multiplicam as doenças causadas pelo ambiente. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse conjunto de serviços:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	Abastecimento de água potável.
	Ícone representando resposta incorreta b)
	Coleta urbana.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	Drenagem.
	Ícone representando resposta correta d)
	Saneamento básico.
	3.
	A cultura é avaliada como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. Através da cultura, podemos observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. A cultura e a arte são áreas que interagem entre si e com as demais áreas de conhecimento, devendo ser estudadas a partir de algumas concepções. Sobre essas concepções, assinale a alternativa CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	Erudita e de massa.
	Ícone representando resposta incorreta b)
	Erudita, popular e de vanguarda.
	Ícone representando resposta correta c)
	Erudita, popular e de massa.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	Erudita e de vanguarda.
	4.
	De acordo com Braga et al (2005), o desenvolvimento de nossa sociedade, tanto industrial como a urbana, ocorreu de forma desordenada, principalmente por não conhecer limites e planejamentos, causando, assim, poluição e degradação ambiental. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Conforme a população expande, a natureza se mantém estagnada.
(    ) O ser humano buscar intervir na natureza quando se trata de satisfação de desejos e necessidades sem possuir o pensamento global.
(    ) O aumento mundial da população gera conflitos quando se trata de assuntos que abrangem os recursos e uso de espaço.
(    ) As demandas socioambientais surgiram do resultado de mudanças de atitude e contextualização política das demandas ambientais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRAGA, Benedito et al. Introdução à engenharia ambiental. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
	Ícone representando resposta correta a)
	F - V - F - V.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	F - V - V - V.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	F - V - V - F.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	V - F - V - V.
	5.
	A Constituição Brasileira de 1988 dispõe em seu art. 196 que "a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". Nesse sentido, temos um sistema de saúde que se constitui no Sistema Único de Saúde - SUS. Tal sistema apresenta uma rede de serviços denominada Rede de Atenção à Saúde - RAS. Sobre a Rede de Atenção à Saúde - RAS -, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Rede de Atenção à Saúde classifica os atendimentos em níveis de atenção primária e secundária.
(    ) A rede compreende-se em âmbito estadual e regional, numa articulação interfederativa.
(    ) A Rede de Atenção à Saúde (RAS) atua a partir da Unidade Básica de Saúde ou USF - Unidade de Saúde da Família -, onde inicia o trabalho junto à comunidade.
(    ) No setor de atenção secundária, adentramos em policlínicas de especialidades, ambulatórios e centros de atenção psicossocial (CAPS).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/web_sus20anos/20anossus/legislacao/constituicaofederal.pdf>. Acesso em: 28  maio 2018.
	Ícone representando resposta correta a)
	F - V - V - V.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	V - F - V - V.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	V - V - V - F.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	V - F - F - F.
	6.
	É notável que a humanidade vive um tempo de reflexão sobre seu modo de ver o mundo e a própria essência humana, tendo em vista, ao menos na intenção, superar as mazelas causadas pelas guerras, violência e desigualdade social. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um horizonte de esperança para a humanidade:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	A humanidade deve reconhecer que o diálogo pressupõe o reconhecimento individual, aspecto fundamental para promover a paz e uma vida menos prazerosa e esperançosa.
	Ícone representando resposta correta b)
	Na busca por um mundo melhor, a humanidade precisa ser mais humana, praticar o diálogo, que pressupõe o reconhecimento mútuo e desejar uma vida mais digna e prazerosa para todos.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	Mudanças comportamentais são necessárias para promover a dignidade humana, por exemplo, continuar trabalhando individualmente, seguindo a lógica do mercado, produzir mais e mais.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	Os parâmetros de mercado que visam o sucesso absoluto do indivíduo, devem ser os norteadores da humanidade, pois só assim conseguiremos progredir e garantir uma vida socialmente sustentável para todos.
	7.
	A tecnologia está presente em nossas vidas o tempo todo. Estamos cada dia mais rodeados por ela, seja no trabalho com sistemas cada vez mais modernos que nos auxiliam na execução das nossas tarefas organizacionais ou mesmo em casa, com televisores cada dia mais finos e que acumulam várias funções. Tudo isso relatado anteriormente virou, para nós, sinônimo de tecnologia. Sendo assim, sobre o conceito de tecnologia, analise as sentenças a seguir:
I- É o meio onde os conhecimentos da ciência são colocados em prática.
II- É a identificação de um determinado campo de conhecimento, seja na teoria ou na prática.
III- É o agrupamento de determinados processos de determinadas áreas.
IV- É o estudo geral dos processos de produção industrial.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	Ícone representando resposta correta b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png