Buscar

Atividade 1 - Deontologia e Legislação (Uningá)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Relativos à ética no serviço público e qualidade no atendimento ao público marque a opção incorreta.
Os valores fundamentais do serviço público decorrem exclusivamente do seu caráter público. (Alternativa correta)
Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos e de contratantes, que visem obter favores ou vantagens indevidas é uma ação ética.
Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público é uma atitude ética do servidor público.
Ser pontual no trabalho faz parte de uma postura ética.
Ter a consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos é bom para o indivíduo, para organização e para a sociedade como um todo.
2. A bioética surgiu nos anos 70 do século passado preocupada com o avanço sempre mais moderno e rápido da tecnologia e da necessidade de uma visão integral da pessoa humana, conduta indispensável para a postura dos agentes da saúde, principalmente dos médicos e cientistas. Considerando o texto acima, analise as alternativas que se seguem e assinale a alternativa correta.
O termo bioética é um neologismo inventado pelo filósofo e teólogo Léo Pessini, que foi difundido graças a seu livro “Problemas atuais de Bioética”.
A bioética, por ser normativa, possui papel de polícia, uma vez que fornece as bases teóricas para imputação de responsabilidades aos médicos que violam o código de ética médica.
A alocação escassa de recursos é uma questão que permeia o cotidiano médico e os critérios utilizados para a quem contemplar são, por ordem de importância: o sorteio, o merecimento e a efetividade.
A Bioética surge e se afirma como resposta qualificada frente ao conflito entre ética médica deontológica e as reivindicações dos cidadãos por maior transparência e responsabilidade pública diante das conquistas das ciências biológicas. (Alternativa correta)
A bioética tem seu foco nas leis do exercício profissional e na relação capital-trabalho
3. O novo Código de Ética Médica (CEM) buscou prestigiar questões que hoje são realidade, mas que eram inexistentes à época da elaboração do Código anterior. Assinale a alternativa verdadeira:
É direito do médico opor-se à realização de junta médica ou segunda opinião solicitada pelo paciente ou por seu representante legal.
O CEM fortalece a autonomia das decisões do paciente, como principal peça no processo de decisão acerca da escolha de procedimentos, diagnósticos e terapêuticas possíveis a que queira se submeter. (Alternativa correta)
O médico quando pertencente à equipe de transplante pode participar do processo de diagnóstico da morte ou da decisão de suspender meios artificiais para prolongar a vida do possível doador.
No caso de procriação medicamente assistida, na fertilização está permitida ao médico a produção de embriões supranumerários.
O atual CEM dá ao médico a liberdade de manter vínculo de qualquer natureza com pesquisas médicas, envolvendo seres humanos, que usem placebo em seus experimentos, mesmo quando houver tratamento eficaz e efetivo para a doença pesquisada.
4. Julgue as afirmações referentes a Moral e Ética e, em seguida, marque a opção que apresenta os itens corretos: (a) Moral e Ética são termos que possuem sentidos semelhantes. (b) “Moral” precede a ética na aplicação social. (c) Ética quer dizer “costume” e pode variar na sociedade. (d) A Moral, afinal, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um empreendimento social. (e) A moral é a ferramenta de trabalho da ética. Assinale a alternativa correta:
b c, e
a, d, c
b e d
d, e (Alternativa correta)
c, d, e
5. Nos termos do Código de Ética Médica é vedado ao médico
Internar e assistir seus pacientes em hospitais privados, caso não faça parte do seu corpo clínico.
Suspender suas atividades junto à instituição pública para a qual trabalhe, mesmo se essa não oferecer condições mínimas para o exercício profissional.
Recusar a realização de atos médicos permitidos por lei, embora sejam contrários aos ditames de sua consciência.
Nenhuma das alternativas acima.
Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude de sua profissão, mesmo que o fato seja de conhecimento público. (Alternativa correta)
6. A respeito da gestão de ética nas organizações, assinale a alternativa correta.
A gestão ética baseia-se em regras legais de comportamento que pretendem ser imparciais.
É um conjunto de regras que dizem como se comportar em todas as situações.
É uma questão pessoal que atende ao ponto de vista de cada um, assim a organização deve tratar o assunto com subjetividade.
É aplicada principalmente nos níveis gerenciais de uma organização, já que deve ser acompanhado taticamente.
A gestão ética é composta por um conjunto de valores e regras que definem a conduta dos indivíduos como certa e errada. (Alternativa correta)
7. Marque a afirmação correta:
Ao médico é vedado recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada mesmo quando faltam condições dignas ou possam prejudicar o paciente.
Frente ao paciente terminal nossas ações devem priorizar a não maleficência.
No final de vida a autonomia é um princípio fundamental e independe do estado de racionalidade do paciente.
Na emergência o princípio determinante da abordagem é a não maleficência.
A liberdade do consentimento deverá ser particularmente garantida para aqueles sujeitos que, embora adultos e capazes, estejam expostos a condicionamentos específicos ou à influência de autoridade, como no caso de estudantes, militares, empregados, presidiários, internos em centros de readaptação, casas-abrigo, asilos, associações religiosas e semelhantes, assegurando-lhes a inteira liberdade de participar ou não da pesquisa, sem quaisquer represálias. (Alternativa correta)
8. Assinale a alternativa correta. É correto afirmar que a bioética:
Os argumentos potterianos em favor de uma maior aproximação entre ciência, ética e vida ameaçada contam tão somente com a lembrança das atrocidades cometidas pelos médicos engajados no nazismo em nome da eugenia e depuração da suposta raça ariana.
A Encyclopediaofbioethics, definiu a Bioética como sendo o estudo sistemático da conduta humana no âmbito das ciências da vida e da saúde, enquanto essa conduta é examinada à luz da revelação.
Teve como marco inicial o livro PrinciplesofBiomedicalEthics, publicado pelos autores James Childress e Tom Beauchamp.
Desde sua criação, na década de 70, tornou-se instrumento indispensável para orientar a reflexão ética no campo das ciências humanas. (Alternativa correta)
No início da década de 70 o médico Van R. Potter fundou na Georgetown University, em Washington D.C., o Joseph and Rose Kennedy Institut for theStudyofHumanReproduktionandBioethics, atualmente conhecido como Kennedy InstitutofEthics.
9. Sobre o conceito de ética marque a alternativa que NÃO representa uma alternativa correta.
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética.
Ética é a ciência normativa dos comportamentos humanos, sendo definida através de leis específicas. (Alternativa correta)
Ao conviver em sociedade o homem percebeu a necessidade de "regras" que regulamentassem esse convívio.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.
Ética é o Julgamento da validade das morais.
10. Os princípios básicos da Bioética NÃO incluem:
Religião. (Alternativa correta)
Justiça.
Beneficência.
Não maleficência.
Autonomia.

Outros materiais