Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
APOL 0102,03,04,05

Pré-visualização | Página 1 de 6

APOL 01
Questão 1/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Existem vários autores que conceituam a terminologia “Assessoria”, de maneira geral, uma das primeiras compreensões que poderíamos fazer, nos é apresentada em nossa rota de aprendizagem, da seguinte forma:
A	Quando falamos de assessoria abordamos a prestação de um serviço profissional especializado em uma temática especifica.
Questão 2/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
As demandas na área da Assessoria/Consultoria estão relacionadas a diversas frentes de trabalho, no que tange a assessoria na área social, podemos tratar de três grandes frentes de trabalho, sendo elas: As de políticas públicas; a mobilização; e os projetos sociais da iniciativa privada. Com base conteúdo estudado qual das alternativas abaixo representa a compreensão de Assessoria em políticas públicas. 
C	A assessoria em políticas públicas se refere ao campo de operacionalização das atividades do poder executivo, é recorrente a demanda por assessorias, tanto internas quanto externas. A assessoria é prestada a Gestores; Secretarias e equipes, prestando serviço em capacitação e suporte de profissional especializado.
Questão 3/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Quando pensamos em um profissional especializado que se define e presta serviço como Assessor, como podemos pensar em um perfil profissional de Assessor, das alternativas mensuradas abaixo assinale verdadeiras ou incorretas.
I - O assessor tem como uma de suas características, a capacidade de apresentar estratégias a serem empreendidas por uma equipe ou a um sujeito que assessora.
II - aspecto importante para assessoria é a necessidade de adotar postura propositiva. É fundamental, mais insuficiente, a capacidade de elaborar boas avaliações da situação sobre a qual se debruça. Assessorar, portanto, requer o potencial de prever desdobramentos, apontando possíveis quadros, e não à tarefa de afirmar qual deles concentra a maior possibilidade de sucesso.
III - O assessor deve ser um profissional qualificado e especializado em sua área, experiente, perspicaz, sociável, criativo, planejador/estrategista, propositivo, bom líder, Comprometido/responsável, Crítico e bem fundamentado
E	As três preposições afirmativas são verdadeiras
Questão 4/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Na atualidade, a demanda por consultoria tem se ampliado, seja aplicada ao primeiro, segundo ou terceiro setor. Cada área especificamente precisa da prestação de serviço que contribua para qualificar, potencializar e implementar seu atendimento e seus serviços. Ao entendermos as demandas para consultoria, indique qual conceito assertivo de compreensão de “Consultoria”. 
C	Serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas independentes e qualificadas para a identificação e investigação de problemas que digam respeito à política, organização, procedimentos e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e proporcionarem auxílio na implementação dessas recomendações.
Questão 5/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Observamos que o conceito de Assessoria tem inúmeras definições apresentadas, algumas delas foram estudadas e qualificadas em nosso processo de aprendizagem. Tendo em vista nossos roteiros de estudos podemos compreender quais afirmativas como verdadeiras. 
(F ) Pode ser entendido como todo trabalho realizado por uma pessoa com graduação.
(V ) Prestação de um Serviço Profissional especializado em uma temática especifica. A oferta de um saber qualificado para apoiar o assessorando na realização de suas atividades profissionais ou projetos pessoais
(V ) “Como uma ação que auxilia tecnicamente outras pessoas ou instituições, graças a conhecimentos especializados em determinado assunto, assim, o assessor é tido como um assistente, adjunto, auxiliar ou ajudante que detém conhecimentos que possam auxiliar a quem assessora.” (Matos, 2010)
 (F ) A prestação de um serviço desqualificado, sem exigência técnica ou especialização em uma área do conhecimento.
D	FVVF
Apol 02
Questão 1/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
 A compreensão assertiva sobre a concepção de “programas” é premente para o processo desenvolvimento do profissional de Serviço Social nas mais diversas, especialmente quando trabalhamos com Assessoria e Consultoria. E algumas das características basilares são essenciais para a evolução do aprendizado disciplina no que diz respeito a “PROGRAMAS”. Neste sentido avalie as alternativas abaixo e aplique sentenças (V) Verdadeira e (F) Falsa. (Média)
( ) Os programas estão relacionados à operacionalização de políticas públicas. São estratégias que congregam uma diversidade de ações voltadas ao alcance de um mesmo objetivo
( ) As diferentes ações compreendidas dentro de um programa são agrupadas pela similaridade dos problemas que se pretende enfrentar/solucionar e dos objetivos que se pretende alcançar.
( ) Os programas de governo são elementos essenciais para a elaboração de políticas públicas, pois materializam, nas leis orçamentárias, as decisões políticas fundamentais com base nas quais agirá o Poder Público
D	V V V
Questão 2/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Na rotas de aprendizagem uma das primeira temáticas da aula dois (2), é trabalhar com o conceito de PROJETOS, na presente aula se desenvolvem alguns fundamentos básicos para está compreensão. Inicialmente entendemos que “A raiz da palavra projeto é latina: projectus. Guarda relação com o verbo projetar” (HACK,2019). Neste sentido é de suma importância que se evidencie qual conceito mesurado abaixo define corretamente a definição de “Projetos”. 
	A	Pode-se dizer que o termo projeto “expressa à intenção de fazer algo e a maneira pela qual se pretende fazê-lo.” Se trata do planejamento, a antecipação da realidade e a busca de relativa previsibilidade das ações futuras.
Questão 3/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Sempre que trabalhamos com “projeto” precisamos pensar em características específicas que definem o mesmo, atribuem identidade e diretrizes. Praticamente são características que se desenvolvem como etapas que constituem e fazem um projeto. Dentre as características abaixo constituem a identidade e as etapas de um projeto segundo a rota de aprendizagem.
B	Objetivos; prazo determinado para sua execução; público alvo; abrangência territorial e avaliação de resultados.
Questão 4/5 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Quando falamos em projetos sociais estamos claramente nos apropriando dos conceitos utilizados para entender o preâmbulo “projetos”, neste sentido, percebemos que quando utilizamos a terminologia “projeto social” estamos qualificando o conceito projetos, ao passo que fazemos a imposição adjetiva que indica uma finalidade, projetasse para fins de intervir ou mudar a realidade social ou problemática diagnosticada. (Média)
Neste contexto indique nas afirmativas abaixo as corretas e incorretas quando pensamos em projetos sociais. 
I – Quando se pensa em projetos sociais, estamos tratando de uma forma extinguir o planejamento desnecessário que implementa uma série de ações tecnicistas e burocráticas.
II – Quando pensamos em projetos sociais, estamos tratando de uma forma de planejar um conjunto de ações, cujo objetivo é a solução ou atenção a determinada problemática previamente identificada como relevante. Para tanto, são estabelecidos objetivos, metas, métodos, processos, recursos e um cronograma.
III - No caso dos projetos sociais, um conceito que se aplica com propriedade é o seguinte: projeto é um “empreendimento único que deve apresentar um início e um fim claramente definidos e que, conduzido por pessoas, possa atingir seus objetivos, respeitando os parâmetros
Página123456