Buscar

PORTFOLIO 2/ Apresente um texto sobre sua reflexão a respeito das novas metodologias de ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO II- DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO
Para propiciar uma aprendizagem significativa se faz necessário que o docente utilize de novas técnicas, métodos e abordagens para obter sucesso em seu papel de educador. É importante ressaltar que o maior autor no processo de aprendizagem é o próprio aluno, que de maneira ativa vai aos poucos se desenvolvendo e participando do processo de construção do conhecimento. Assim, é primordial que os docentes promovam novas metodologias que beneficiem a aprendizagem e se adequem as necessidades do aluno.
Além disso, nota-se que a motivação do aluno é essencial nesse processo, é preciso que ele queira aprender. Dessa forma, os professores devem promover o desejo de saber do aluno, facilitando a interação professor-aluno e proporcionando práticas mais atraentes. Entretanto, a nova geração marcada pelo individualismo, consumismo e alta inovação tecnológica requer novas metodologias de ensino para se adequar ao atual cenário da educação.
Uma nova proposta de ensino é fazer da tecnologia uma aliada da educação. Promover momentos de pesquisa na internet, utilizar-se de recursos visuais, jogos tecnológicos, vídeos, animações, são formas de ensino que levam ao aprendizado. Além disso, a tecnologia contribui de forma que se rompam fronteiras físicas para a aquisição do saber, que no senso comum é adquirido apenas no espaço escolar.
É necessário que o ensino se adeque as novas tecnologias, por outro lado, os alunos devem ser instigados e orientados a utilizá-las de forma eficaz. Atualmente, existe um bombardeio de informações não verídicas que percorrem o ambiente cibernético. Assim, os alunos precisam ser treinados para desenvolver um senso crítico e utilizar dos recursos tecnológicos de forma produtiva. 
 Por fim, os docentes devem estar conscientes do fato de que as metodologias de ensino mudaram, sempre proporcionar aulas tradicionais não condiz com as novas metodologias de ensino. É preciso inovar, utilizando-se de novos recursos didáticos. Assim, nota-se uma grande importância em promover novas metodologias de ensino que contribuem para o processo de aprendizagem do aluno e se adequem ao contexto social desses. 
	
REFÊRENCIAS:
FERRARI, D. V. D. J. et al. A IMPORTÂNCIADE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS UNIVERSITÁRIOS NA ÁREA DA SAÚDE: subtítulo do artigo. Colloquium Humanaru: Colóquio Luso-brasileiro de Educação, Presidente/SP, v. 13, Número, p. 71-75, dez./2005. Disponível em: http://www.unoeste.br/site/enepe/ 2016 /suple- mentos /área/ Humanarum/.pdf. Acesso em: 14 jun. 2020.
MINHA BIBLIOTECA. Educação do futuro: entenda as novas metodologias do ensino superior. Disponível em: https://minhabiblioteca.com.br/educacao-do-futuro-novas-metodologias/. Acesso em: 14 jun. 2020.

Outros materiais