Buscar

SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO resspostas corretas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO
1- Ao estudarmos a história de institucionalização do serviço social e suas ações no início da profissão vimos, que os assistentes sociais eram meros viabilizadores de programas, projetos e benefícios, e que, seu processo de trabalho estava vinculado apenas às normas burocráticas e aos parcos recursos destinados aos programas. No entanto, depois da Reconceituação do Serviço Social os Assistentes Sociais passam a ser vistos como viabilizadores de direitos. As normas e os recursos são tidos então, como apenas parte do processo de trabalho, já que o foco do trabalho passa ser ____________________.
Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna,  sobre o foco do trabalho dos Assistentes Sociais.
	C
	A proposição de políticas públicas que visem à garantia de direitos.
2- Processos de Trabalho e Serviço Social. 
Vimos no material impresso da aula 5, tema 1, que com o desenvolvimento da produtividade nas empresas, cresce também a necessidade de controle sobre a força de trabalho, por meio de práticas profissionais capazes de exercer funções de apoio à administração do trabalho (CESAR, 1999, p. 169). Segundo IAMAMOTO (2007), é neste contexto que se abre espaço para o serviço social, enquanto especialização social e técnica do trabalho e que possui uma função.
  Marque a alternativa que apresenta essa função.
	B
	Função de integração e adequação dos trabalhadores às exigências do processo produtivo
3- Vimos no material impresso da aula 4, tema 5, que segundo Couto (1999), o assistente social deve ter claro a importância dos elementos técnicos operativos que compõem sua intervenção. Sobre quais elementos o autor se refere?
 Marque a alternativa que apresenta esses elementos técnicos operativos.
I – Relatórios e pareceres
II - Realizar entrevistas e visitas domiciliares
III – Investigação e planejamento
IV - Trabalhos com grupos e comunidades
	D
	1. Todas as alternativas estão corretas
4- Ao refletirmos sobre os conteúdos do material impresso, referente à aula 4, qual seria a área que vem sendo ocupada por assistentes sociais no âmbito do serviço público de forma crescente; onde se espera que o Assistente Social trabalhe como mediador entre demandas dos funcionários e metas estabelecidas pela gestão.
	D
	1. Área de recursos humanos, benefícios e qualificação profissional.
5- Processos de Trabalho e Serviço Social 
Vimos na vídeo aula referente a aula 5, no tema 3, ao final dos anos de 1980, parte do setor industrial brasileiro realizou ajustes e reformas organizacionais, uma delas foi a criação dos círculos de controle da qualidade. A esses círculos estavam vinculados os assistentes sociais. 
Como os Assistentes sociais participaram desse processo?  
	B
	Participavam de sua organização, mobilização, capacitação e acompanhamento.
6- Ao estudar o material impresso da aula 4, tema 5, que segundo Raichelis (2009), vem aumentando cada vez mais a multiplicidade de novos atores sociais passando a disputar poder de vocalização nos fóruns e espaços públicos de debate e deliberação de políticas e programas sociais. Sendo assim, quais capacidades do Assistente Social são colocadas em xeque?
	
	A
	1. A capacidade analítica e propositiva dos assistentes sociais
7- Segundo Couto (1999), é fundamental conhecer profundamente a legislação pertinente às mais diversas áreas de intervenção profissional, à medida que é impossível trabalhar na ótica dos direitos sem conhecê-las. No entanto, o que se observa é um embate entre diferentes projetos. De um lado, o projeto pautado pela _____________, anteriormente mencionado, que advém da constituição de 1988, de outro, a partir do fortalecimento de medidas neoliberais a partir da década de 1990, em um movimento chamado de reestruturação produtiva do capital.  
Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna
	B
	Descentralização
8- Leia o fragmento de texto abaixo, sobre parcerias e trabalho intersetorial, na sequência marque a alternativa que corresponde a lacuna.
“O ____________________ corporifica uma ação profissional que chama para dentro de si a participação coletiva, estabelecendo um ponto de inflexão entre um estado que se nega a fornecer o direito e um serviço que se constrói a partir da ótica do direito” (COUTO, 1999, p. 209).
Marque a alternativa que apresenta que apresenta a forma de trabalho referida pela autora mencionado. 
	
	A
	Trabalho intersetorial
9- Processos de Trabalho e Serviço Social.
 Vimos na vídeo-aula referente a aula 5, no tema 3, que ao final dos anos de 1980, parte do setor industrial brasileiro realizou ajustes e reformas organizacionais como parte das estratégias de integração econômica à dinâmica capitalista mundial. Isso significou engendrar mecanismos sociopolíticos junto aos trabalhadores, moldando novas formas de gestão e relações de trabalho.
 
Essa nova forma de gestão foi fundada em que princípio?
	
	A
	Fundadas no participacionismo e na colaboração
10- Ao refletirmos sobre os conteúdos do material impresso, referente à aula 4, compreendemos que segundo COUTO (1999) há uma forma de trabalho que corporifica uma ação profissional que chama para dentro de si a participação coletiva, estabelecendo um ponto de inflexão entre um estado que se nega a fornecer o direito e um serviço que se constrói a partir da ótica do direito.
Marque a alternativa que apresenta que apresenta a forma de trabalho referida pelo autor mencionado
	
	A
	1. Trabalho intersetorial

Outros materiais