A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
apol 2 Serviço Social, Direito e Cidadania

Pré-visualização | Página 2 de 7

proposições e marque a alternativa correta.
   I - (   ) A Constituição de 1988 considerou o Direito Trabalhista como direito especial e facultativo, com fundamento no princípio da dignidade da pessoa idosa, da gestante e do deficiente.
 II - (   ) Os direitos trabalhistas estão inseridos nos direitos fundamentais de 2ª geração, pois tratam-se de direitos atrelados ao principio da igualdade, em que se inserem os direitos sociais e econômicos, cuja intenção é a redução das desigualdades sociais.
III - (   ) O valor social do trabalho é fundamento da Constituição Federal de 1988, ao lado da soberania, da cidadania, da dignidade da pessoa humana e da livre iniciativa.
IV - (   ) A Constituição de 1988 estabeleceu diversos avanços no direito do trabalho como a proibição de discriminação com base em idade, cor ou estado civil no entanto manteve a legalidade dos critérios de distinção em razão do sexo, fato que só foi alterado pela Lei Maria da Penha.
Nota: 0.0
	
	A
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	B
	As alternativas III e IV são verdadeiras.
	
	C
	Somente as alternativas II e III são verdadeiras.
Resposta: C. Conforme o tópico Direitos trabalhistas e Constituição Federal, da rota 6
	
	D
	Todos as alternativas são falsas.
Questão 10/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 4 - O Código Civil de 2002 altera a denominação de pátrio poder para poder familiar para se adequar à previsão constitucional que garante que os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher. Sobre o poder familiar e seus aspectos legais assinale V para verdadeiro e F para falso. Em seguida escolha a alternativa correta.
 
  I - (   ) Durante o casamento e a união estável, compete o poder familiar aos pais; na falta ou impedimento de um deles, o outro o exercerá com exclusividade.
 II - (   ) A separação judicial, o divórcio e a dissolução da união estável não alteram as relações entre pais e filhos senão quanto ao direito, que aos primeiros cabe, de terem em sua companhia os segundos.
III - (   ) Os filhos estão sujeitos ao poder familiar, enquanto menores.
IV - (   ) O pai ou a mãe pode abrir mão, quer dizer, renunciar ao poder familiar a qualquer momento, desde que faça a declaração por meio de instrumento público.
Nota: 0.0
	
	A
	V - F - V - V
	
	B
	V - F - F - V
	
	C
	F - F - V - V
	
	D
	V - V - V - F
 
Resposta: D. De acordo com o previsto nos artigos 1630 a 1633 do Código Civil.
Questão 1/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 5 - A Seguridade Social, a partir da Constituição de 1988, envolve um conjunto de proteção que contempla três direitos fundamentais: direito à saúde, à previdência social e a assistência social. Sobre o exposto assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A seguridade social será financiada exclusivamente com recursos da União Federal.
	
	B
	A seguridade social compreende um conjunto de ações de iniciativa exclusiva dos Poderes Públicos.
	
	C
	O valor dos benefícios garantidos pela Previdência Social podem ser revisados anualmente e reduzidos conforme determinação do Tribunal de Contas da União.
	
	D
	Proteção social é um conjunto de direitos que garantem o acesso dos cidadãos a bens e serviços, materializando-se por meio das seguintes políticas públicas:
a) Saúde;
b) Previdência social;
c) Assistência social;
Você acertou!
D. Conforme texto do tema 5 da rota 5.
Questão 2/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 5 - Sobre o direito à Previdência Social na Constituição Federal de 1988, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas e escolha a alternativa correta.
 
  I - (   ) A Constituição assegura que o valor do benefício não pode ser inferior a um salário mínimo.
 II - (   ) Segundo a Constituição Federal a previdência social tem um caráter contributivo e será destinada ao segurado somente no caso de aposentadoria por tempo de serviço.
III - (   ) A principal inovação é a sua inclusão como parte da seguridade social.
IV - (   ) A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória.
Nota: 10.0
	
	A
	V - F - V - V
Você acertou!
A. Conforme texto do tema 4, rota 5.
	
	B
	V - F - F - V
	
	C
	F - F - V - V
	
	D
	V - V - V - V
Questão 3/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 5 -  Acerca da organização da saúde no Brasil marque a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	É vedado ao SUS (Sistema Único de Saúde) convênio com entidades privadas e contratação de serviços privados para o desenvolvimento das políticas de saúde.
	
	B
	A Lei Orgânica da Saúde (LOS) prevê que a saúde, como é dever do Estado, isenta as famílias, empresas e sociedade da responsabilidade de prover condições indispensáveis ao seu desenvolvimento.
	
	C
	As ações que visam garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social também dizem respeito à saúde.
Você acertou!
Resposta: C. Está previsto no art. 3. da Lei Orgânica da Saúde (LOS).
	
	D
	As políticas da saúde têm ênfase na centralização politico-administrativa, ficando a União com a competência exclusiva de prover a gestão dos sistema, a alocação de recursos e a orientação programática.
Questão 4/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 6 - As transformações sociais e o desenvolvimento tecnológico estabelecem novos modos de interações sociais e ensejam novas demandas e conflitos. Contexto em que se configuram os Novos Direitos, como os relacionados aos direito das minorias, os direitos da criança e do adolescente, como também os relacionados às pesquisas de inseminação artificial e engenharia genética (clonagem). Considerando o exposto analise as proposições, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas e escolha a alternativa correta.
   I - (   ) Essa demanda que surge, especialmente, no final do século XX, requer a criação de normas, limites e regras que permitam o bem-estar do ser humano.
 II - (   ) Também se configuram 'Novos Direitos' os relacionados às questões de gênero e sexualidade que visam a superação de concepções arcaicas relacionadas à homofobia.
III - (   ) Os Direitos do Consumidor também são considerados 'novos direitos' e tem impulso após a Segunda Guerra Mundial.
IV - (   ) O acesso à água potável e ao saneamento básico não se configuram direitos passíveis de reconhecimento por não serem vitais para o pleno gozo do direito à vida.
Nota: 10.0
	
	A
	V - V - V - F
Você acertou!
Resposta:  A. I, II e III verdadeiras conforme tópico Novos Direitos no Brasil, da rota 6.
	
	B
	V - F - F - V
	
	C
	F - F - V - V
	
	D
	V- V - V - V
Questão 5/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 4 - O parentesco, além de um vínculo natural, pode ser caracterizado como um vínculo jurídico estabelecido por lei, que assegura direitos e impõe deveres recíprocos. Sobre as formas de parentesco observadas na lei é correto afirmar:
Nota: 10.0
	
	A
	São parentes em linha reta as pessoas que estão umas para com as outras na relação de ascendentes e descendentes.
Você acertou!
 Resposta: A. De acordo com o artigo 1591 do Código Civil Brasileiro.
Art. 1591.
São parentes em linha reta as pessoas que estão umas para com as outras na relação de ascendentes e descendentes.
 
	
	B
	São parentes apenas as pessoas que se estabelecem em uma mesma localização.
	
	C
	São parentes apenas as pessoas que sentem afinidade umas pelas outras.
	
	D
	A lei não define o que é parentesco.
Questão 6/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 6 - A Constituição Federal de 1988 contemplou direitos sociais voltados aos trabalhadores urbanos e rurais, visando a melhoria da sua condição social. Em relação aos Direitos Trabalhistas e a Constituição Federal de 1988, analise as proposições e marque a alternativa correta.
   I - (   ) A Constituição de 1988 considerou o Direito Trabalhista como direito especial e facultativo, com fundamento no princípio da dignidade da pessoa idosa,