A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
apol 2 Serviço Social, Direito e Cidadania

Pré-visualização | Página 5 de 7

verdadeiro e F para falso. Em seguida escolha a alternativa correta.
 
  I - (   ) Durante o casamento e a união estável, compete o poder familiar aos pais; na falta ou impedimento de um deles, o outro o exercerá com exclusividade.
 II - (   ) A separação judicial, o divórcio e a dissolução da união estável não alteram as relações entre pais e filhos senão quanto ao direito, que aos primeiros cabe, de terem em sua companhia os segundos.
III - (   ) Os filhos estão sujeitos ao poder familiar, enquanto menores.
IV - (   ) O pai ou a mãe pode abrir mão, quer dizer, renunciar ao poder familiar a qualquer momento, desde que faça a declaração por meio de instrumento público.
Nota: 0.0
	
	A
	V - F - V - V
	
	B
	V - F - F - V
	
	C
	F - F - V - V
	
	D
	V - V - V - F
 
Resposta: D. De acordo com o previsto nos artigos 1630 a 1633 do Código Civil.
Questão 3/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 4 - Sobre as formas de celebração e os aspectos legais do casamento assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	O casamento pode celebrar-se mediante procuração, por instrumento particular e com poderes amplos e irrestritos.
	
	B
	O casamento pode ser realizado no exterior, por autoridade consular brasileira, porém não terá validade no território nacional.
	
	C
	O matrimônio civil é ato solene e gratuito, celebrado junto a Cartório de Títulos de Documentos.
	
	D
	O casamento religioso pode ter efeitos civis desde que haja o processo de habilitação e o devido registro.
Você acertou!
 
Resposta: D. Artigo 1515 do Código Civil.
Questão 4/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 5 -  Acerca da organização da saúde no Brasil marque a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	É vedado ao SUS (Sistema Único de Saúde) convênio com entidades privadas e contratação de serviços privados para o desenvolvimento das políticas de saúde.
	
	B
	A Lei Orgânica da Saúde (LOS) prevê que a saúde, como é dever do Estado, isenta as famílias, empresas e sociedade da responsabilidade de prover condições indispensáveis ao seu desenvolvimento.
	
	C
	As ações que visam garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social também dizem respeito à saúde.
Você acertou!
Resposta: C. Está previsto no art. 3. da Lei Orgânica da Saúde (LOS).
	
	D
	As políticas da saúde têm ênfase na centralização politico-administrativa, ficando a União com a competência exclusiva de prover a gestão dos sistema, a alocação de recursos e a orientação programática.
Questão 5/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 5 - Sobre o direito à saúde, previsto como direito social na Constituição Federal, assinale a correta.
Nota: 10.0
	
	A
	É dever do Estado e tem caráter contributivo, ou seja, impõe-se a necessidade do cidadão contribuir previamente para ter acesso à saúde.
	
	B
	A saúde, assim como a assistência social, é um direito universal de todo cidadão, dever do Estado e de natureza não-contributiva, ou seja, para ter acesso à saúde não é necessária contribuição social prévia.
Você acertou!
Resposta: B. Saúde é um direito social, previsto na Constituição de 1988 e tem caráter universal e não contributivo.
	
	C
	Foi em 1930, com Getúlio Vargas que a saúde passou a ser tratada como direito fundamental e universal, de natureza não-contributiva, rompendo com o modelo de medicina previdenciária
	
	D
	Foi com a Constituição de 1988 que foram adotadas as primeiras medidas sanitaristas, em razão do alastramento de diversas doenças como a varíola, malária, febre amarela, etc.
Questão 6/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 4 - Há pluralidade de arranjos familiares tutelados por lei. Sobre o tema assinale a alternativa verdadeira:
Nota: 0.0
	
	A
	A família matrimonial é formada pelo casamento civil e se efetiva somente com o nascimento de filhos.
	
	B
	A Lei Maria da Penha prevê proteção do Estado contra qualquer tipo de violência somente às famílias monogâmicas e constituídas por homem e mulher.
	
	C
	Família substituta está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente e trata-se daquela família que acolhe crianças que foram condenadas pela justiça e já terminaram de cumprir a respectiva pena.
	
	D
	A família homoafetiva é constituída por pessoas do mesmo sexo e teve seu reconhecimento, pelo direito, com fundamento no princípio da afetividade.
Resposta: D. Família Homoafetiva teve seu reconhecimento legal pelo STF com fundamento no princípio da afetividade.
Questão 7/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 5 - Sobre o direito à Previdência Social na Constituição Federal de 1988, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas e escolha a alternativa correta.
 
  I - (   ) A Constituição assegura que o valor do benefício não pode ser inferior a um salário mínimo.
 II - (   ) Segundo a Constituição Federal a previdência social tem um caráter contributivo e será destinada ao segurado somente no caso de aposentadoria por tempo de serviço.
III - (   ) A principal inovação é a sua inclusão como parte da seguridade social.
IV - (   ) A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória.
Nota: 0.0
	
	A
	V - F - V - V
A. Conforme texto do tema 4, rota 5.
	
	B
	V - F - F - V
	
	C
	F - F - V - V
	
	D
	V - V - V - V
Questão 8/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 5 - Acerca da Seguridade Social na Constituição Federal, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas e escolha a alternativa correta.
   I - (   ) A Constituição Federal, no que diz respeito à seguridade social, trata a seguridade social a partir de uma perspectiva da integralidade, buscando romper com a fragmentação das ações, como forma de ampliar a efetividade dos direitos sociais, atrelando a responsabilidade da seguridade social ao Estado.
 II - (   ) Toda proteção social prevista tem caráter contributivo, ou seja, são direitos universais dos cidadãos que prestam contribuição prévia.
III - (   ) A dependência química é considerada uma doença biopsicossocial e portanto, está protegida pelo sistema de proteção social.
IV - (   ) A assistência social tem uma atuação ampla na área da dependência química, pois atua tanto na proteção social básica como na especial.
Nota: 0.0
	
	A
	F - F - V - V
	
	B
	V - F - F - V
	
	C
	V - F - V - F
	
	D
	V - F - V - V
D. Conforme texto do tema 5 da rota 5.
Questão 9/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 4 - Sobre o pluralismo familiar reconhecido pela Constituição de 1988, assinale a alternativa verdadeira.
Nota: 0.0
	
	A
	É gratuita a celebração do casamento civil, no entanto o casamento religioso não produz efeitos no âmbito civil, devendo ser homologado em cartório.
	
	B
	A família recebe proteção especial do Estado e a união estável não pode ser convertida em casamento.
	
	C
	A proteção da família se fundamenta nos princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável.
Resposta: C. Conforme o artigo 226 da Constituição Federal de 1988.
	
	D
	Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos pelo homem que deve zelar pela segurança da mulher.
Questão 10/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 6 - 'Novos Direitos' se relacionam às transformações sociais ocorridas nas ultimas décadas, que passaram a ampliar a concepção de direitos coletivos. Sobre o 'Novos Direitos' no Brasil assinale a assertiva correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Direitos Trabalhistas, como a garantia de jornada de 8 horas diárias de trabalho, fazem parte dos 'Novos Direitos' .
	
	B
	Os 'Novos Direitos' surgem após a Revolução Industrial, no século XVIII, em razão das longas jornadas de trabalho e da exploração do trabalho infantil.
	
	C
	Dentre os 'Novos Direitos' podemos citar os direitos de gênero, direitos dos idosos, direitos da criança e do adolescente, direitos das minorias (étnicas, religiosas, sexuais) e direitos da personalidade como o direito à intimidade.
Você acertou!
Resposta: