A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
apol 2 Serviço Social, Direito e Cidadania

Pré-visualização | Página 6 de 7

C. São questões recentes relacionadas às transformações sociais ocorridas nas últimas décadas.
	
	D
	Os Novos Direitos surgem em um contexto de demanda de mediação de conflitos entre o capital e o trabalho logo que surge o Estado do Bem-Estar Social.
Questão 1/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 5 -  Acerca da organização da saúde no Brasil marque a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	É vedado ao SUS (Sistema Único de Saúde) convênio com entidades privadas e contratação de serviços privados para o desenvolvimento das políticas de saúde.
	
	B
	A Lei Orgânica da Saúde (LOS) prevê que a saúde, como é dever do Estado, isenta as famílias, empresas e sociedade da responsabilidade de prover condições indispensáveis ao seu desenvolvimento.
	
	C
	As ações que visam garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social também dizem respeito à saúde.
Resposta: C. Está previsto no art. 3. da Lei Orgânica da Saúde (LOS).
	
	D
	As políticas da saúde têm ênfase na centralização politico-administrativa, ficando a União com a competência exclusiva de prover a gestão dos sistema, a alocação de recursos e a orientação programática.
Questão 2/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 5 - A Seguridade Social, a partir da Constituição de 1988, envolve um conjunto de proteção que contempla três direitos fundamentais: direito à saúde, à previdência social e a assistência social. Sobre o exposto assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	A seguridade social será financiada exclusivamente com recursos da União Federal.
	
	B
	A seguridade social compreende um conjunto de ações de iniciativa exclusiva dos Poderes Públicos.
	
	C
	O valor dos benefícios garantidos pela Previdência Social podem ser revisados anualmente e reduzidos conforme determinação do Tribunal de Contas da União.
	
	D
	Proteção social é um conjunto de direitos que garantem o acesso dos cidadãos a bens e serviços, materializando-se por meio das seguintes políticas públicas:
a) Saúde;
b) Previdência social;
c) Assistência social;
D. Conforme texto do tema 5 da rota 5.
Questão 3/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 6 - 'Novos Direitos' se relacionam às transformações sociais ocorridas nas ultimas décadas, que passaram a ampliar a concepção de direitos coletivos. Sobre o 'Novos Direitos' no Brasil assinale a assertiva correta.
Nota: 0.0
	
	A
	Direitos Trabalhistas, como a garantia de jornada de 8 horas diárias de trabalho, fazem parte dos 'Novos Direitos' .
	
	B
	Os 'Novos Direitos' surgem após a Revolução Industrial, no século XVIII, em razão das longas jornadas de trabalho e da exploração do trabalho infantil.
	
	C
	Dentre os 'Novos Direitos' podemos citar os direitos de gênero, direitos dos idosos, direitos da criança e do adolescente, direitos das minorias (étnicas, religiosas, sexuais) e direitos da personalidade como o direito à intimidade.
Resposta: C. São questões recentes relacionadas às transformações sociais ocorridas nas últimas décadas.
	
	D
	Os Novos Direitos surgem em um contexto de demanda de mediação de conflitos entre o capital e o trabalho logo que surge o Estado do Bem-Estar Social.
Questão 4/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 5 - Acerca da Seguridade Social na Constituição Federal, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas e escolha a alternativa correta.
   I - (   ) A Constituição Federal, no que diz respeito à seguridade social, trata a seguridade social a partir de uma perspectiva da integralidade, buscando romper com a fragmentação das ações, como forma de ampliar a efetividade dos direitos sociais, atrelando a responsabilidade da seguridade social ao Estado.
 II - (   ) Toda proteção social prevista tem caráter contributivo, ou seja, são direitos universais dos cidadãos que prestam contribuição prévia.
III - (   ) A dependência química é considerada uma doença biopsicossocial e portanto, está protegida pelo sistema de proteção social.
IV - (   ) A assistência social tem uma atuação ampla na área da dependência química, pois atua tanto na proteção social básica como na especial.
Nota: 0.0
	
	A
	F - F - V - V
	
	B
	V - F - F - V
	
	C
	V - F - V - F
	
	D
	V - F - V - V
D. Conforme texto do tema 5 da rota 5.
Questão 5/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 6 - A Constituição Federal de 1988 além de proteger a relação de emprego contra despedida arbitrária e sem justa causa prevê outros tipos de proteção. Assinale as proposições que correspondem a garantias constitucionais em relação ao direito do trabalho e escolha a alternativa correta.
 
  I - (   ) Seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário.
 II - (   ) Fundo de garantia por tempo de serviço.
III - (   ) Piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.
IV - (   ) Décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria.
Nota: 0.0
	
	A
	Todas as alternativas são verdadeiras.
Resposta: A. Todas verdadeiras conforme art. 7ª. da Constituição Federal.
	
	B
	As alternativas I e III são verdadeiras.
	
	C
	Somente a alternativa I é verdadeira.
	
	D
	Todos as alternativas são falsas.
Questão 6/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 4 - Sobre os elementos que caracterizam a família no ordenamento jurídico brasileiro escolha a alternativa verdadeira.
Nota: 0.0
	
	A
	Alguns dos elementos que caracterizam a família são: afetividade, estabilidade, publicidade e vontade.
Resposta: A. Conceito tratado no texto do tema 2, rota 4.
	
	B
	Somente caracterizam a família: registro civil do casamento, filhos e vontade.
	
	C
	Basta a residência comum para os cônjuges e ausência de violência doméstica.
	
	D
	Somente filhos e desejo comum de busca pela felicidade.
Questão 7/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 6 - A Lei Federal nº 10.741 de 01/10/2003,  instituiu o Estatuto do Idoso cuja finalidade é regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Sobre o Estatuto do Idoso assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	Foi instituído para garantir os direitos aos idosos já que o princípio da dignidade da pessoa humana, previsto na Constituição, não se aplica a este grupo.
	
	B
	O idoso deve ser visto de maneira parcial e fragmentada do contexto em que vive pois tem problemas e interesses diferentes dos outros grupos populacionais.
	
	C
	O envelhecimento não é uma temática apenas na realidade brasileira, a ONU, atenta ao tema, busca apresentar alternativas para assegurar a dignidade a esse contingente populacional.
Resposta: C. Desde 1982 a ONU debate sobre o envelhecimento e busca fornecer diretrizes que os países possam adotar para garantir a dignidade desta população.
	
	D
	Além da garantia de direitos, o Estatuto do Idoso prevê a construção e a manutenção, através de parcerias com a iniciativa privada, de asilos para as famílias poderem encaminhar os idosos que não podem mais ficar sozinhos.
Questão 8/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 5 - Sobre o histórico dos direitos sociais em relação à saúde no Brasil assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As primeiras escolas de medicina foram criadas por Oswaldo Cruz em 1904.
	
	B
	Foi somente com a vinda da família real portuguesa para o Brasil que começaram as primeiras medidas preventivas de garantir saneamento básico para toda população.
	
	C
	As primeiras medidas sanitaristas, em razão do alastramento de diversas doenças como a varíola, malária, febre amarela, foram a quarentena e o internamento compulsório dos doentes.
	
	D
	No Brasil Colônia os casos de enfermidade eram tratados pelos pajés com seus cantos e ervas e pelos boticários, que percorriam os mais diversos territórios brasileiros levando algum tipo de assistência.
Você acertou!
Resposta: D. No Brasil-Colônia, não há como se falar em acesso saúde da forma como atualmente conhecemos.
Questão 9/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão