A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
apol 2 Serviço Social, Direito e Cidadania

Pré-visualização | Página 7 de 7

da Rota 5 - A primeira Constituição Brasileira que previu a Previdência Social foi a Constituição de 1891, na qual a previdência social  foi prevista em casos de calamidade pública. Sobre a Previdência Social analise as proposições e assinale a alternativa correta.
 
  I - (   ) A previdência social, assim como a saúde e a assistência social, está prevista na Constituição Federal como parte da seguridade social e na qualidade de direito social, ora direito fundamental.
 II - (   ) A previdência social tem o seu primeiro marco legal no Brasil com a Lei nº 3.397 em 1988, que autorizava o governo a ter uma “caixa de socorros” destinada àqueles trabalhadores da estrada de ferro.
III - (   ) Foi com a Constituição de 1934 que o sistema tripartite de previdência, que prepondera até hoje, foi previsto. Tripartite, pois o financiamento da previdência social envolve a empresa, o empregado e o Estado.
IV - (   ) Foi em 1960, com a Lei 3.807, considerada Lei Orgânica da Previdência Social (LOPS), que ocorreu a unificação de todas as legislações que tratam da matéria previdenciária, eliminando as diferenças históricas de tratamento entre os trabalhadores, unificando as alíquotas de contribuição incidentes na remuneração do trabalhador.
Nota: 10.0
	
	A
	Todas as alternativas são verdadeiras.
Você acertou!
Resposta: A. Todas verdadeiras conforme texto do tema 3, rota 5.
	
	B
	As alternativas I, II e III são verdadeiras.
	
	C
	Somente a alternativa IV é verdadeira.
	
	D
	Todas as alternativas são falsas.
Questão 10/10 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Questão da Rota 5 - A Constituição Federal de 1988 prevê no art. 196 que "a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação." Sobre o direito constitucional à saúde assinale a correta.
Nota: 0.0
	
	A
	A saúde se insere na Constituição Federal no rol dos direitos
	
	B
	É dever do Estado mas não tem caráter preventivo. Tem ênfase na centralização dos serviços no âmbito Federal;
	
	C
	Para sua efetivação enquanto direito se faz necessária a criação de lei regulamentadora, tendo em vista que, como direito social, é considerado norma programática.
Resposta: C. Os direitos sociais são normas programáticas e necessitam de lei que os regulamente.
	
	D
	A previsão constitucional à saúde tem aplicação imediata nas esferas Federal, Estadual e Municipal, com recursos do Fundo Previdenciário.