PROVA Legislação da educação superior e políticas de inclusão
7 pág.

PROVA Legislação da educação superior e políticas de inclusão


Disciplina<strong>docencia</strong>5 materiais19 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Legislação da educação superior e políticas de inclusão
1)
Para realização de pesquisas no Brasil, conta-se com algumas agências de fomento. As agências de fomento, por sua vez, são instituições financeiras não bancárias, regulamentadas pelo Banco Central do Brasil. São exemplos de agências de fomento no Brasil:
Alternativas:
· CAPES, CNPq, ENEM, FINEP, INCT.
· CAPES, PROUNI, FAPESP, FINEP, INCT.
· CAPES, CNPq, FAPESP, FIES, INCT.
· ENADE, CNPq, FAPESP, FINEP, INCT
· CAPES, CNPq, FAPESP, FINEP, INCT.
checkCORRETO
Resolução comentada:
CAPES: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior. Financia os grupos PET (Programa Especial de Treinamento) na graduação e oferece bolsas de mestrado e doutorado para pós-graduação. CNPq: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico. Financia bolsas de investigação cientifica, aperfeiçoamento, cursos de pós-graduação, apoio à participação em eventos, apoio à promoção de eventos, editoração, etc. FAPESP: Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Financia iniciação cientifica, apoio técnico, bolsa de recém-mestre, bolsas de pós-graduação \u2013 mestrado e doutorado. Por ser uma agência de fomento estadual há outras similares em outros Estados, como: FAPERJ, FAPBAHIA, FAPMG, etc. FINEP: Financiadora de Estudos e Projetos. Financia projetos de grande porte, organização de eventos e projetos de pesquisa que visem o desenvolvimento social e econômico do país. É uma agência vinculação ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). INCT: Instituto de Ciência Nacional e Tecnologia. Financia projetos de pesquisa e fornece bolsas de iniciação cientifica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Código da questão: 8091
2)
Com o intuito de diminuir ou mesmo anular a participação do Estado no contexto econômico e na política, o neoliberalismo tem por característica:
I. Ser centrado doutrinariamente na ideia da desregulamentação dos mercados, da abertura comercial e financeira, mas principalmente na redução do tamanho e papel do Estado.
II. Admitir do Estado apenas intervenções estatais ''para promover &quot;reformas&quot;.
III. A desqualificação da Política com tendência a se fortalecer e centralizar no Executivo, relegando o Legislativo a segundo plano.
IV. Oferecer à população o Estado de Bem-Estar social melhorado.
Estão corretas as assertivas:
Alternativas:
· II, III e IV.
· Somente a alternativa IV está correta.
· I, III e IV.
· I, II e IV.
· I, II e III.
checkCORRETO
Resolução comentada:
O neoliberalismo está centrado doutrinariamente na ideia da desregulamentação dos mercados, da abertura comercial e financeira, mas principalmente na redução do tamanho e papel do Estado.
Código da questão: 7706
3)
No que se refere ao acesso ao Ensino Superior, o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio possibilita ao candidato:
I. Com a nota obtida no ENEM, o candidato/a pode se inscrever ao FIES em universidades particulares.
II. Inscrever e concorrer às vagas dos cursos de graduação de Instituições Públicas, que utilizam a nota ENEM no processo seletivo/vestibular.
III. Com a nota obtida no ENEM, dentre outros critérios, o candidato/a pode concorrer ao PROUNI em universidades particulares.
IV. Com a nota obtida no ENEM, o candidato/a pode concorrer às vagas de Pós-Graduação (cursos de mestrado) em universidades particulares.
Estão corretas apenas as assertivas:
Alternativas:
· I, II e III.
checkCORRETO
· I, II e IV.
· Apenas a assertiva II está correta.
· II, III e IV.
· Apenas a assertiva IV está correta.
Resolução comentada:
O ingresso na educação superior ocorre, dentre outras formas, por meio das notas obtidas no ENEM. Com a nota obtida no ENEM o candidato/a pode se candidatar ao FIES em universidades particulares. O PROUNI \u2013 Programa Universidade Para Todos-  tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas.
Código da questão: 8732
4)
Com base no Plano Nacional de Educação - PNE 2014, as metas para a Educação Superior são:
I. Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público.
II. Elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) doutores.
III. Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades.
IV. Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60.000 (sessenta mil) mestres e 25.000 (vinte e cinco mil) doutores. (BRASIL, 2014).
Estão corretas as assertivas:
Alternativas:
· I, III e IV.
· II, III e IV.
· I, II e III.
· I, II e IV.
checkCORRETO
· somente a alternativa III está correta.
Resolução comentada:
A resposta resume a meta 12, 13 e 14 do PNE.
Código da questão: 7335
5)
Trata-se de uma legislação que apresentou capítulo especifico ao nível de Ensino Superior no Brasil. Essa legislação também tratou do financiamento da educação básica e de modalidades de ensino como a educação a distância e a educação especial. A alternativa que se refere a essa legislação é a:
Alternativas:
· Lei Federal nº. 5.800/2000.
· Lei Federal n.º 9.394/1996.
checkCORRETO
· Constituição Federal de 1988.
· Decreto Federal n.º 3.298/1999.
· Lei Federal n.º 8.321/1991.
Resolução comentada:
Foi a LDBEN 9394/1996 (BRASIL, 1996) que, pois, estabeleceu as diretrizes e bases para a educação nacional, bem como contribuiu para que ocorresse uma expansão da educação superior, sendo que o crescimento e expansão anual deste setor passou de 2% nos anos 1990 para 11% na primeira década do século XXI.
Código da questão: 7423
6)
De acordo com Rays (2003), o conceito de indissociabilidade pode ser definido como:
Alternativas:
· a indissociabilidade está relacionada somente aos projetos de Extensão Comunitária desenvolvidos pelas universidades públicas e privadas.
· a indissociabilidade está relacionada ao sistema de cotas, previsto em lei quanto ao acesso às universidades.
· a indissociabilidade está relacionada ao papel do Estado em relação às universidades públicas.
· a indissociabilidade é parte fundante para articulação concreta das atividades fins da educação superior. E tais atividades fins só podem ser concretizadas por meio do projeto da universidade e dos currículos dos cursos, com flexibilização e estrutura curricular que fujam do instrucionismo estrito.
checkCORRETO
· a indissociabilidade está relacionada às parcerias públicas e privadas e entre as universidades públicas e as empresas.
Resolução comentada:
De acordo com o autor, então, a indissociabilidade é parte fundante para articulação concreta das atividades fins da educação superior. E tais atividades fins só podem ser concretizadas por meio do projeto da universidade e dos currículos dos cursos, com flexibilização e estrutura curricular que fujam do instrucionismo estrito.
Código da questão: 7338
7)
No sentido de acompanhar os trabalhos das Instituições de Ensino Superior de forma técnica, no ano de 2006 foi sancionado o Decreto Federal nº 5773. Este Decreto trata:
Alternativas:
· da avaliação do ENADE às universidades públicas e particulares.
· da regulação, supervisão e avaliação da Educação Superior.
checkCORRETO
· da regulação, supervisão e avaliação da Educação a Distância.
· da supervisão pedagógica em Instituições Universitárias.
· da regulação, supervisão e avaliação do Ensino Técnico/Profissionalizante.
Resolução comentada:
O Decreto Federal n.º 5.773, de 2006, dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema