Buscar

AV FINAL DISCURSIVA Metodologia e Conteúdos Básicos de História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de História (SOC13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:461968) ( peso.:4,00)
	Prova:
	14280909
	Nota da Prova:
	8,25
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As tendências na escrita da História, que reconhecem o sujeito como agente dos processos históricos, buscaram novas formas para interpretar a História e, consequentemente, a produção deste conhecimento. Novos métodos vêm sendo trabalhados e novas maneiras de visualizar a História surgiram no cenário da historiografia brasileira. Desta forma, defina História Oral, Local e do Cotidiano.
	Resposta Esperada:
* História Oral - é o registro da história de vida dos indivíduos, que é transmitida oralmente e que focaliza as memórias pessoais, construindo uma visão mais dinâmica do funcionamento e das várias etapas de vida do grupo social ao qual pertencem.
* História Local - auxilia na compreensão do aluno, sendo os espaços de convivência, como escola, casa, comunidade, trabalho e lazer que vem identificar assim o passado e o presente nestes espaços.
* História do Cotidiano ? busca perceber a realidade das pessoas comuns, de seus hábitos e rituais que caracterizam o dia a dia delas, tirando o foco dos acontecimentos políticos e econômicos e voltando-se para os fatos ricos em valores do cotidiano.
	2.
	Nosso país passou por diversas mudanças estruturais tanto em nível político como educacional. Dentro desta estrutura, observou-se dentro da História, no final do século XIX e no início do século XX, o surgimento de uma política dita modernizadora. Esta política buscava excluir alguns personagens da sociedade. Disserte sobre quais são esses personagens e por que era realizada esta exclusão social.
	Resposta Esperada:
Com a nova política modernizadora, a sociedade passa a observar que os que não possuíam o mesmo nível de conhecimento ou não pertenciam à sua classe social (não eram obedientes ao padrão social da época) deveriam ser excluídos para assim criar um tipo ideal de homem brasileiro. Este tipo de homem era educado, limpo, civilizado. As pessoas que eram excluídas deste patamar eram os mendigos, as prostitutas, as crianças de rua, entre outros.
Esta ideia foi arquitetada por intelectuais, médicos, cientistas que buscavam implantar um Brasil moderno.
Também dentro desta perspectiva de exclusão, era retirada destas pessoas a moradia, sendo expulsas de seus lares sem terem a mínima ideia de onde poderiam abrigar-se após a expulsão. Cabe ressaltar que nos livros de História estas ações não eram apresentadas, como também o desfavorecimento histórico dos africanos, afrodescendentes, índios, que até pouco tempo eram vistos à margem da História de nosso país.
Parte inferior do formulário

Outros materiais