A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Anatomorfofisiologia do Sistema Cardiorrespiratório e Nervoso (17498)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637564) ( peso.:3,00)
	Prova:
	20587979
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O sistema nervoso autônomo faz parte do sistema nervoso periférico e, como o nome sugere, seu controle é autônomo, ou seja, ele se autocontrola de maneira independente da nossa vontade. É responsável pela inervação da musculatura lisa visceral, músculo estriado cardíaco e glândulas, realizando o controle das vísceras. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
(    ) Relacionado ao controle através do sistema nervoso autônomo, o seu controle é voluntário.
(    ) Relacionado aos neurotransmissores através do sistema nervoso autônomo, este conta com a ativação e/ou liberação de acetilcolina (ACh).
(    ) Relacionado à inervação sensitiva através do sistema nervoso autônomo, este conduz a informação das terminações nervosas internas (interoceptores).
(    ) Relacionado à resposta motora através do sistema nervoso autônomo, este regula as atividades viscerais através da contração dos músculos liso e cardíaco e das glândulas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - V - F.
	b)
	V - F - F - V.
	c)
	F - F - V - V.
	d)
	F - V - V - F.
	2.
	No SNP, as fibras dão origem aos nervos. Os nervos podem ser mielínicos, quando apresentam bainha de mielina, ou amielínicos, quando a bainha de mielina está ausente. Devido à bainha de mielina ter uma constituição lipídica, ela garante o aspecto esbranquiçado dos nervos. Sobre o termo dado às túnicas de tecido conjuntivo associadas aos nervos, analise as opções a seguir:
I- Mioneuro.
II- Endoneuro.
III- Perineuro.
IV- Epineuro.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	b)
	As opções I, II e III estão corretas.
	c)
	As opções I e III estão corretas.
	d)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	3.
	A visão é um dos órgãos dos sentidos, e é por meio desse sentido que temos a capacidade de enxergar. Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão. Entre a córnea e o cristalino encontramos um líquido fluido que preenche a câmara anterior do olho, chamado de humor aquoso. Sobre as três túnicas (camadas) que o bulbo é formado, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Retina.
(    ) Túnica vascular.
(    ) Túnica fibrosa.
(    ) Túnica conjuntiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - F - V.
	b)
	V - V - V - F.
	c)
	F - F - V - F.
	d)
	F - V - V - F.
	4.
	Os neurônios podem ser classificados de acordo com suas funções na condução dos impulsos e de acordo com a sua morfologia. Sobre como funcionalmente os neurônios podem ser, analise as sentenças a seguir:
I- Neurônios sensitivos (aferentes): recebem estímulos sensoriais e conduzem o impulso nervoso ao sistema nervoso central.
II- Neurônios motores (eferentes): transmitem os impulsos ao órgão efetuador - músculo ou glândula (respostas ao estímulo).
III- Neurônios de associação ou interneurônios: estabelecem conexões entre os neurônios sensitivos e os neurônios motores.
IV- Neurônios bipolares: possuem apenas dois prolongamentos, partindo do corpo celular, um axônio e um dendrito. Estão presentes na retina, na orelha e na área olfatória.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	As terminações nervosas estão localizadas na extremidade distal dos nervos (região distante da medula espinal). Essas estruturas têm por função receber diferentes tipos de estímulos de órgãos internos e da superfície do corpo. Dependendo da sua localização, essas terminações nervosas sensoriais podem ser classificadas em: receptores eletromagnéticos, mecanorreceptores, termorreceptores, quimiorreceptores e nociceptores. Com relação ao nociceptores, analise as sentenças a seguir:
I- Nociceptores: são responsáveis por detectar os sentidos da gustação e olfação.
II- Nociceptores: são receptores especializados para detectar estímulos dolorosos.
III- Nociceptores: são responsáveis pelas sensações táteis da pele, audição, equilíbrio, pressão arterial e sensibilidade dos tecidos profundos, como o tecido muscular.
IV- Nociceptores: localizados no bulbo do olho, são especializados em detectar a luz na retina.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a sentença I está correta.
	b)
	Somente a sentença IV está correta.
	c)
	Somente a sentença II está correta.
	d)
	Somente a sentença III está correta.
	6.
	O tronco cerebral ou tronco encefálico é a porção do Sistema Nervoso Central (SNC) situada entre a medula espinhal e o diencéfalo, sendo quase na sua totalidade intracraniano e, ainda, é a região do encéfalo responsável pela união entre a medula espinhal e o cérebro. Situa-se anteriormente ao cerebelo. Na substância branca do tronco encefálico, encontramos os tratos provenientes da medula espinal e de outras regiões do encéfalo. Além disso, aglomerados de corpos celulares de neurônios, denominados núcleos, são encontrados no interior da substância branca e constituem a substância cinzenta do tronco encefálico. Sobre as estruturas que fazem parte do tronco cerebral, as quais são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida, como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Bulbo, ponte e mesencéfalo.
(    ) Bulbo, ponte e segmento caudal.
(    ) Bulbo, segmento caudal e mesencéfalo.
(    ) Segmento caudal, ponte e mesencéfalo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V - F.
	b)
	F - V - F - F.
	c)
	V - V - F - V.
	d)
	V - F - F - F.
	7.
	O coração contém câmaras cardíacas. Essas câmaras estão dividida por camadas teciduais, que podem ser consideradas como paredes. Sobre as câmaras cardíacas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Duas câmaras superiores (átrio direito e ventrículo esquerdo), sendo separados pelo septo interatrial; duas câmaras inferiores (ventrículo direito e átrio esquerdo), sendo separados septo interventricular.
(    ) Câmaras superiores (ventrículo direito e ventrículo esquerdo), sendo separados pelo septo interatrial; duas câmaras inferiores (átrio direito e átrio esquerdo), sendo separados septo interventricular.
(    ) Duas câmaras superiores (átrio direito e esquerdo), sendo separados pelo septo interatrial; duas câmaras inferiores (ventrículo direito e esquerdo), sendo separados septo interventricular.
(    ) Duas câmaras superiores (átrio direito e esquerdo), sendo separados pelo septo interventricular, duas câmaras inferiores (ventrículo direito e esquerdo), sendo separados septo interatrial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - V - F.
	b)
	F - V - V - F.
	c)
	V - F - F - V.
	d)
	F - F - V - F.
	8.
	O sangue é um tecido conjuntivo formado por diversos tipos celulares que ficam embebidos em um meio fluído denominado plasma. O plasma contém gases, íons, proteínas, nutrientes, hormônios não proteicos, moléculas transportadoras (transferrina), entre outras moléculas. Dessa forma, o sangue é constituído cerca de 66% de plasma e 34% de elementos figurados que compreendem as células sanguíneas. O organismo humano para a sua sobrevivência depende essencialmente de Transporte de oxigênio (a), de estruturas celulares que o defendam realizando fagocitose de microrganismos (b) e gerem a liberação de substâncias relacionadas a reações alérgicas (c) em resposta à necessidade de defesa a agentes que podem desencadear alterações clínicas importantes, levando-nos ao adoecimento. Com base em uma ordem sequencial, acerca das células responsáveis pelas funções descritas (a, b e