Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
76 pág.
Saude Bucal para gestantes

Pré-visualização | Página 4 de 16

odontológica, podendo ocorrer hipotensão postural e compressão da veia cava. Medidas como manter a mulher inclinada para seu lado esquerdo, alternar frequentemente as posições da gestante na cadeira e realizar consultas breves podem reduzir problemas.
Conheça as funções do cirurgião-dentista no cuidado durante o pré-natal e puerpério (BRASIL, 2016):
· Orientar as mulheres e suas famílias sobre a importância do pré-natal, da amamentação e da vacinação.
· Verificar o fornecimento do Cartão da Gestante e checar o preenchimento (o cartão deve ser verificado e atualizado a cada consulta de pré-natal).
· Realizar consulta odontológica de pré-natal de gestação de baixo risco.
· Solicitar exames complementares e orientar o tratamento, caso necessário.
· Orientar a gestante sobre a realização do teste rápido.
· Orientar a vacinação das gestantes (contra tétano e hepatite B).
· Realizar a avaliação geral da gestante observando o período de gravidez.
· Avaliar a saúde bucal da gestante, a necessidade e a possibilidade de tratamento, observando os cuidados indicados em cada período da gravidez.
· Adequar o meio bucal e realizar o controle de placa, cujas práticas constituem boas condutas odontológicas preventivas e podem ser indicadas, garantindo conforto à gestante e a continuidade do tratamento após a gravidez.
· Identificar os fatores de risco que possam impedir o curso normal da gravidez.
· Atender as intercorrências/urgências odontológicas observando os cuidados indicados em cada período da gravidez e encaminhar a gestante para níveis de referência de maior complexidade, caso necessário.
· Favorecer a compreensão e a adaptação às novas vivências da gestante, do companheiro e dos familiares, além de instrumentalizá-los em relação aos cuidados neste período.
· Orientar as  gestantes e a sua equipe quanto aos fatores de risco e à vulnerabilidade em relação à saúde bucal.
· Identificar as gestantes de alto risco e encaminhá-las ao serviço de referência.
· Desenvolver atividades educativas e de apoio à gestante e aos seus familiares;
· Orientar as gestantes sobre a periodicidade das consultas odontológicas e os trimestres de gestação indicados para a realização de tratamento odontológico.
· Realizar busca ativa das gestantes faltosas de sua área de abrangência.
· Realizar visitas domiciliares durante o período gestacional e puerperal.
· Acompanhar o  processo de aleitamento materno e os cuidados com o futuro bebê, enfatizando a importância do papel da amamentação na dentição e no desenvolvimento do aparelho fonador, respiratório e digestivo da criança.
· Orientar a mulher e seu companheiro sobre hábitos alimentares saudáveis e de higiene bucal.
Acesso da gestante e puérpera aos serviços de saúde bucal
Idealmente estima-se que a gestante seja atendida pelo menos uma vez por trimestre, com foco na saúde bucal da própria gestante e também do bebê. Nesse momento, sugere-se abordar assuntos que tratem sobre: dieta, profilaxia profissional, aplicação tópica de fluoretos e outros assuntos correlatos (POSSOBON; MIALHE, 2009).
Você sabia que a quantidade de consultas pré-natais pode estar relacionada à qualidade da assistência odontológica?
Isso mesmo! Foi comprovado em um estudo que entrevistou 1032 puérperas e avaliou a resposta autopercebida da assistência odontológica no acompanhamento pré-natal do SUS da Região Metropolitana da Grande Vitória (ES) que:
· A quantidade de consultas pré-natais esteve estatisticamente associada à qualidade da assistência odontológica, isso infere a necessidade de integração entre as equipes de saúde da família e de saúde bucal (SANTOS NETO, 2012).
Observação: Veja os detalhes do artigo científico que aponta a associação entre a quantidade de consultas pré-natais e a qualidade da assistência odontológica, intitulado “Acesso à assistência odontológica no acompanhamento pré-natal”, de Santos Neto et al., 2012 (SANTOS NETO, 2012).
Clique no infográfico abaixo e conheça a recomendação mais atual do Ministério da Saúde no que diz respeito ao atendimento inicial à gestante. Atendimento Inicial à Gestante
O infográfico apresenta os aspectos a serem abordados no atendimento inicial à gestante, seguindo as recomendações mais atuais do Ministério da Saúde, inserido no Protocolo da Atenção Básica Integral à Saúde da Mulher na Atenção Básica.
Estas orientações têm papel fundamental para nortear o trabalho das equipes de saúde, ofertando um serviço de qualidade à usuária que busca atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).​
Sintomas e queixas	: A presença de sinais e sintomas devem ser avaliados em todas as consultas. 
· Náuseas e Vômitos;
· Salivação excessiva;
· Corrimento;
· Obstipação e flatulência;
· Dor e edema em membros;
· Alteração no padrão de sono;
· Tontura
· Pirose;
· Dor lombar, mamária e pélvica;
· Sintomas urinários
Planejamento familiar e condições sociais : O planejamento reprodutivo deve ser avaliado na primeira consulta. Nesse aspecto, atentar para os seguintes pontos:
· Gestação desejada e/ou planejada
· Métodos contraceptivos utilizados
· Data da última menstruação (DUM)
· 
Na primeira consulta, deve-se avaliar os seguintes aspectos:
· Relacionamento familiar e conjugal
· Relações conflituosas
· Histórico de violência
Nas demais consultas é importante verificar se houve mudanças nesses padrões.
Condições sociodemográficas​
As condições de moradia, de trabalho e exposições ambientais devem ser avaliadas na primeira consulta, e nas demais, verificar se houve mudanças. Observe abaixo os itens que devem ser considerados quanto a estes aspectos:
· Tipo de moradia e saneamento;
· Renda​
· Estresse e jornada de trabalho​
· Grau de esforço físico​
· Exposição a agentes nocivos (físicos, químicos e biológicos)​
· Beneficiário de programa social de transferência de renda com condicionalidades (ex: Programa Bolsa Família)​
Saúde física e nutricional​
A atividade física deve ser avaliada na primeira consulta, e nas demais consultas verificar se ocorreram mudanças, sempre considerando:
· Tipo de atividade física​
· Grau de esforço​​
· Periodicidade​
· Deslocamento para trabalho ou curso​
· Lazer
· Peso e altura antes da gestação
· Hábito de alimentar
· História de desnutrição, sobrepeso, obesidade, cirurgia bariátrica, transtornos alimentares, carências nutricionais.
· Histórico de criança com baixo peso ao nascer, uso de substâncias tóxicas para o bebê.
Tabagismo e exposição à fumaça do cigarro​
· O tabagismo e exposição à fumaça do cigarro devem ser avaliados na primeira consulta.
· Status em relação ao cigarro (fumante, ex-fumante, tempo de abstinência, tipo de fumo).
· Para as fumantes, avaliar se pensam em parar de fumar nesse momento.
Álcool e outras substâncias psicoativas (lícitas e ilícitas)​
Em relação ao álcool e outras substâncias psicoativas (lícita e ilícitas), deve ser avaliado o padrão prévio e/ou atual de consumo de álcool e outras substâncias deste tipo.
Antecedentes clínicos, ginecológicos, obstétricos e aleitamento materno​
Conheça os pontos a serem investigados em cada uma destas 4 áreas clicando nos botões circulares.
1. Antecedentes Ginecológicos:
- Idade na primeira gestação.
- Número de gestações anteriores, partos (termo, pré e pós-termo; tipo e intervalo), abortamento e perdas fetais.
- Gestações múltiplas.
- Número de filhos vivos, peso ao nascimento, recém-nascidos com história de icterícia, hipoglicemia ou óbito neonatal e pós-neonatal.
- Malformações congênitas.
- Intercorrências em gestações anteriores como síndromes hemorrágicas ou hipertensivas, isoimunização, incompetência istmocervical, gravidez ectópica.
- Mola hidatiforme, gravidez anembrionada ou ovo cego.
- Intercorrências no puerpério.
- Experiência em partos anteriores.
2. Antecedentes Clínicos
- Diabetes, hipertensão, cardiopatias.
- Trombose venosa.
- Alergias, transfusão de sangue, cirurgias, medicamentos de uso eventual ou contínuo (prescritos ou não pela equipe de saúde, fitoterápicos e outros).
- Cirurgias prévias (mama, abdominal, pélvica).
- Hemopatias (inclusive doença falciforme
Página123456789...16