A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
suinocultura e avicultura

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Nayanne Frois Alves (1286127)
	
	Disciplina:
	Cadeia Produtiva da Suinocultura e da Avicultura (AGR10)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:514423) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20030738
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Graças ao grande desenvolvimento genético que vem ocorrendo nas linhagens avícolas destinadas à produção de carne, a idade ao abate do frango está consideravelmente menor. Por isso, o período de incubação se torna cada vez mais importante, já representando cerca de 35% do período de vida do animal. Assim, a limitação no desenvolvimento neonatal pode implicar em um baixo desempenho do frango. Considerando esse contexto e a importância da alimentação e nutrição para o desenvolvimento animal das aves de corte e postura, avalie as asserções a seguir:
I- O acesso do embrião a nutrientes pode melhorar o desenvolvimento do sistema digestório, a eclodibilidade e o desempenho da ave.
PORQUE
II- O conceito da suplementação de nutrientes na fase pré-eclosão, ou nutrição in ovo, foi estabelecido com a finalidade de aumentar o estado nutricional do embrião, além de permitir o contato de nutrientes com a mucosa intestinal antes mesmo da eclosão, o que melhora a capacidade de digestão do embrião.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/53378/1/Novos-Conceitos-em-Nutricao-de-Aves.pdf. Acesso em: 6 nov. 2019.
	 a)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	2.
	Os programas de manejo que priorizam a uniformidade, a conversão alimentar, o ganho médio diário e a viabilidade têm maiores chances de produzir frangos de corte que atendam às especificações e resultem em lucratividade máxima. Nesse contexto, os programas de luz são um fator essencial do bom desempenho dos frangos e do bem-estar do lote. Sobre os programas de luz, analise as afirmativas a seguir:
I- O programa de luz deverá ser ajustado em função do peso médio das aves, levando-se em conta a experiência anterior, obtida com base no desempenho de cada granja.
II- Durante períodos quentes, reduzir o período de escuro caso as aves estejam sob estresse durante o dia e haja redução do consumo alimentar.
III- Apagar as luzes após uma semana, a fim de estabelecer o período de escuro, sendo que, uma vez estabelecido, o período de escuro não deve sofrer alterações durante o resto da vida das aves.
IV- Permitir que as aves se alimentem livremente para garantir que entrem no período de escuro alimentadas e que estejam prontas para se alimentar e beber água assim que as luzes se acenderem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	3.
	Evidências revelam que a incubação artificial de ovos de galinha (Gallus gallus domesticus) é uma prática antiga, com registro datado entre 400 a 1.000 a.C., sendo as civilizações egípcia e chinesa as pioneiras. No Brasil, a incubação artificial representa um dos avanços mais relevantes no desenvolvimento da avicultura nacional. No Estado do Amazonas, esta técnica teve início na década de 1980 na Universidade Federal do Amazonas, com a instalação de uma incubadora com capacidade de 16.200 ovos. No entanto, entre os vários pontos críticos identificados na cadeia produtiva da avicultura amazonense está o alto custo de produção, tanto para o frango de corte como para o ovo, em função de que o Amazonas importa 100% de todos os insumos utilizados na fabricação de rações balanceadas, oriundos principalmente do Estado do Mato Grosso. Considerando esse contexto e a importância da incubação artificial no desenvolvimento da avicultura, analise as afirmativas a seguir:
I- Na cadeia produtiva avícola, o processo de incubação artificial é visto como elo de transformação do ovo fértil em pinto de um dia no período de 21 dias, representando aproximadamente 33% a 50% da vida do frango de corte, sendo essencial para expressar o potencial das linhagens e melhorar cada vez mais os resultados zootécnicos.
II- A incubação artificial se destaca por proporcionar que uma máquina substitua a galinha no período de desenvolvimento do embrião dentro do ovo, criando um microclima favorável e estável de temperatura, umidade, ventilação e viragem periódica, resultando em um novo indivíduo. 
III- No segmento da avicultura empresarial de grande escala, um dos principais avanços para o aumento na produção de frangos de corte foi a troca da incubação artificial pela incubação natural, além do enorme avanço proporcionado pelo melhoramento genético, maximizando os índices reprodutivo, nutricional e sanitário. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MARQUES, I. E. et al. Incubação artificial de ovos de galinha (Gallus gallus domesticus) da linhagem Paraíso Pedrês no município de Tabatinga, Estado do Amazonas. Revista Cientifica Avicultura e Suinocultura, v.3, n.1, p.009-019, 2017.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	4.
	Na avicultura, o material da cama deve ser absorvente, leve, de baixo custo e atóxico. Além disso, a cama deve possuir características que contribuam para seu aproveitamento como composto, fertilizante ou combustível após a produção. Sobre o material da cama e suas características, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Maravalha de madeira de lei.
II- Serragem.
III- Papel.
IV- Casca de amendoim.
(    ) Tende a aglutinar e incrustar, mas é manejável.
(    ) Apresenta alta umidade, facilitando o desenvolvimento de fungos e, além disso, os pintos podem consumi-la, o que pode causar aspergilose.
(    ) Pode conter tanino que preocupa pela toxicidade e pelas lascas que podem causar lesões.
(    ) De difícil manejo quando úmido, pode apresentar discreta tendência a aglutinar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - IV - III.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	IV - II - I - III.
	 d)
	IV - III - I - II.
	5.
	Em todo o processo de produção, os frangos devem receber proteção e conforto, liberdade de movimentos com espaço para recreação, água e alimento com qualidade e em quantidade suficientes e livre acesso a comedouros e bebedouros. A avicultura de corte pode ser explorada através de três modelos de exploração: independente, verticalizado e integrado. Sobre os modelos de exploração, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No modelo independente, várias fases de produção estão inseridas em uma mesma empresa, por exemplo, criação dos pintinhos, abate e comercialização.
	 b)
	No modelo integrado, a empresa dispõe de frigorífico e fábrica de rações, fornecendo insumos e assistência técnica aos produtores integrados.
	 c)
	No modelo integrado, o avicultor de frango de corte é responsável por todas as fases da produção, que vão desde a aquisição dos pintinhos, sua criação até o ponto de abate.
	 d)
	No modelo verticalizado, a empresa reduz problemas trabalhistas e aumenta a responsabilidade dos produtores com o processo produtivo.
	6.
	No manejo das aves, vale destacar que é importante monitorar a distribuição dos pintos com cuidado durante os primeiros dias para certificar-se de que estejam confortáveis. Além da temperatura adequada, a ventilação também deve ser avaliada. Sobre o alojamento correto dos pintinhos, analise as afirmativas a seguir:
I- Os pintos sonolentos e espalhados pelo perímetro do círculo indicam que a temperatura está muito fria.
II- Pintos barulhentos e aglomerados e distantes da corrente de ar é um indicativo de que há muita corrente