A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AV FINAL OBJETIVA Metodologia e Conteúdos Básicos de Matemática

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Matemática (MAT17)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:448717) ( peso.:3,00)
	Prova:
	10540942
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Utilizar a metodologia de Resolução de Problemas pode ser um recurso muito estimulante para desenvolver o raciocínio na criança. O aluno, por meio da mediação do professor, faz as descobertas e apresenta as soluções do problema. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O professor, ao utilizar esta metodologia de ensino, deve indicar os passos para o aluno encontrar com facilidade as respostas.
(    ) O ensino, baseado na resolução de problemas, traz melhores resultados quando o aluno utiliza os conhecimentos que já possui.
(    ) O professor deve propor atividades de raciocínio que permitam ao aluno criar suas estratégias de resolução.
(    ) Para essa metodologia ter sucesso, é necessário que a escolha da atividade seja coerente com o nível de dificuldade e conhecimento do aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	2.
	Os conteúdos trabalhados na escola na fase da Educação Infantil são orientados pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - RCNEI. São conteúdos incorporados no planejamento de acordo com as necessidades e as faixa etária das crianças. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- Os conteúdos são todas as atividades que o professor trabalha com as crianças no dia a dia, como jogos, músicas, brincadeiras diálogos e desenhos.
II- O professor não precisa se preocupar com os conteúdos nesta fase escolar, pois sua função é apenas assistencialista.
III- As escolas de Educação Infantil são locais educacionais onde as situações diárias favorecem a aprendizagem e não meramente assistencialista.
IV- Os conteúdos desenvolvidos devem estar correlacionados com os eixos temáticos propostos pelo RCNEI.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	As atividades desenvolvidas pela criança, de caráter pedagógico ou de caráter lúdico, estimulam diversas habilidades operatórias. O estímulo pode ser maior ou menor, dependendo de como o professor trabalhará as atividades. Sobre o papel do professor da Educação Infantil no desenvolvimento das habilidades operatórias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na fase da Educação Infantil, a criança não tem capacidade ainda de perceber as características dos objetos, como as cores, as formas e os tamanhos, por isso não é relevante elaborar atividade que estimulem essa capacidade.
(    ) É importante que o docente possibilite à criança explorar os objetos para ter contato com diferentes texturas, desenvolvendo a  sensibilidade tátil.
(    ) As habilidades operatórias são construídas de forma progressiva por meio de atividades pedagógicas, até que a criança consiga interpretar a matemática e compreender as operações concretas.
(    ) Os jogos podem ser usados para o desenvolvimento de habilidades operatórias, podendo ser aplicado com crianças de qualquer idade, independentes delas terem maturidade ou não para a sua compreensão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	4.
	De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000), um dos grandes problemas durante o ensino da matemática é a metodologia adotada pelo professor ao abordar os conteúdos. Os jogos são considerados bons recursos pedagógicos para o ensino da matemática, pois o aluno tem a oportunidade de desenvolver habilidades para resolver as questões propostas. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas, quanto à importância dos jogos pedagógicos para a aprendizagem:
(    ) Os jogos, como ferramentas utilizadas na aprendizagem, devem estimular a participação dos alunos, possibilitando articular o conhecido com o imaginário.
(    ) Os jogos devem ser utilizados como ações de repetição, para que a criança aprenda a memorizar as operações matemáticas.
(    ) Os jogos possibilitam que as crianças aprendam os símbolos, as regras e deem significados a eles, tornado-se produtoras de linguagens.
(    ) Os jogos, quando fazem parte da cultura escolar, possibilitam a participação coletiva dos alunos, gerando interesse e prazer em resolver as atividades.
FONTE: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	A escola tem a função de possibilitar ao aluno o desenvolvimento de habilidades necessárias para compreender seu papel no mundo. Para atingir tal objetivo, os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000), destacam que o ensino da matemática deve contemplar atividades orientadas, favorecendo a interação, a diversidade e o trabalho em grupo. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
	 a)
	O professor deve desenvolver atividades que possibilitam a participação do aluno na construção do conhecimento matemático.
	 b)
	O professor deve elaborar atividades iguais para todos os alunos, pois eles aprendem da mesma forma.
	 c)
	A interação do aluno com a tecnologia não possibilita sua compreensão, nem contribui com o desempenho escolar.
	 d)
	As atividades desenvolvidas a partir dos problemas vivenciados pelo aluno não proporcionam a compreensão das noções básicas matemáticas.
	6.
	O jogo é um importante recurso pedagógico, pois além de seu caráter lúdico, ele contribui de forma significativa na aprendizagem, possibilitando que o aluno construa novos conhecimentos. Quanto ao papel dos jogos na aprendizagem da criança, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor que utiliza muitos jogos durante as aulas deve ser considerado um bom professor, pois a quantidade deles é essencial para se obter a aprendizagem.
(    ) O jogo pedagógico é um recurso muito interessante quando utilizado de forma planejada e com  objetivos. 
(    ) Os jogos apresentados em sala de aula devem ser extremamente fáceis, para despertar interesse nos alunos. 
(    ) O jogo deve ser utilizado para promover a competição entre os alunos. Ele deve ser inserido na atividade como uma ferramenta de desafios entre os grupos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	7.
	Os jogos são considerados ferramentas construtivas de aprendizagem, pois favorecem o desenvolvimento da imaginação e a criação de novas ações. O lúdico e as tecnologias para ensinar a matemática podem ser abordados especificamente por meio dos softwares educativos que apresentam um caráter motivador, incentivando a participação ativa do aluno. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os softwares educativos são aplicativos que favorecem a aprendizagem e a possibilidade de interação e mediação.
(    ) O professor, ao trabalhar com softwares para a construção do conceito de número, deve apresentar ao aluno atividades contextualizadas e significativas.
(    ) O professor deve intervir sempre que necessário durante a atividade, pois ele ocupa o papel central durante a aprendizagem.
(    ) Quando o professor elabora um bom planejamento e faz a escolha adequada