A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Apol Políticas Públicas na Educação Física

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Políticas Públicas na Educação Física
Atente para a seguinte citação:
“O Brasil foi sede, recentemente, de alguns dos maiores eventos esportivos do planeta. Houve uma onda de eventos esportivos de grande porte no país iniciada com a realização dos XV Jogos Pan-americanos, em 2007 [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, F. A.; SOUZA, V. F. M.; MILANI, F. G. Políticas públicas na educação física. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 241.
Considerando as informações acima e os demias conteúdos do livro-base Políticas públicas na Educação Física sobre a candidatura brasileira para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Foi uma forma de resistência, pois o país já havia perdido quatro disputas para ser o organizador do evento.
	
	B
	O país foi candidato para atender a pressões vindas de outras nações.
	
	C
	Visava impulsionar a imagem do país internacionalmente, como parte de suas estratégias de política externa.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois, segundo o livro-base, “[...] para o governo brasileiro, candidatar-se e posteriormente ganhar a disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 representou uma ação alinhada com suas estratégias mais amplas de política externa, que visava impulsionar sua imagem internacionalmente, questionando a ordem vigente e demandando participação de outros países” (Livro-base, p. 245).
	
	D
	Não continha nenhum objetivo político.
	
	E
	Foi a terceira edição dos Jogos Olímpicos na América do Sul.
Questão 2/10 - Políticas Públicas na Educação Física
Leia o extrato de texto a seguir:
“[...] a III CNE, ocorrida em 2010, teve como foco principal formular um Plano Decenal de Esporte e Lazer pautando-se em dez linhas estratégicas e ações do Estado para planejar os dez anos seguintes [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, F. A.; SOUZA, V. F. M.; MILANI, F. G. Políticas públicas na educação física. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 223.
Considerando o texto acima e os demais conteúdos do livro-base Políticas públicas na Educação Física, assinale o assunto prioritário da III Conferência Nacional do Esporte (CNE):
Nota: 10.0
	
	A
	Esporte educacional.
	
	B
	Esporte recreativo.
	
	C
	Desempenho olímpico.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois, segundo o livro-base, “Apesar de abordar prioritariamente assuntos relativos ao desempenho olímpico, houve espaço para outras discussões, inclusive acerca da democracia” (Livro-base, p. 223).
	
	D
	Esporte de formação.
	
	E
	Democracia.
Questão 3/10 - Políticas Públicas na Educação Física
Atente para a seguinte citação:
“No caso do esporte e lazer, existem alguns conselhos estaduais e municipais, porém em uma quantidade insuficiente para garantir a democracia no setor.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, F. A.; SOUZA, V. F. M.; MILANI, F. G. Políticas públicas na educação física. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 220.
Considerando as informações acima e os demais conteúdos do livro-base Políticas públicas na Educação Física, assinale a alternativa que apresenta o órgão responsável por acompanhar, avaliar e fiscalizar a gestão de recursos, bem como o desempenho dos serviços da área de esporte e lazer:
Nota: 10.0
	
	A
	Associações de Esporte e Lazer.
	
	B
	Secretarias de Esporte e Lazer.
	
	C
	Conselho de Esporte e Lazer.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois, segundo o livro-base, “No que tange ao conselho de esporte e lazer, elencamos algumas das principais funções exercidas por esses órgãos: acompanhar, avaliar e fiscalizar a gestão de recursos, bem como o desempenho dos serviços da área de esporte e lazer [...]” (Livro-base, p. 220).
	
	D
	Conferência Nacional do Esporte.
	
	E
	Agremiações de Esporte e Lazer.
 
Questão 4/10 - Políticas Públicas na Educação Física
Leia o seguinte extrato de texto:
“É possível afirmar que existem dois sistemas de democracia que estabelecem diferentes formas de participação popular: a democracia representativa e a democracia direta; ambas derivam da soberania popular [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, F. A.; SOUZA, V. F. M.; MILANI, F. G. Políticas públicas na educação física. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 216.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Políticas públicas na Educação Física sobre, assinale a alternativa correta quanto à representatividade política:
Nota: 10.0
	
	A
	Consiste em fazer parte das decisões políticas de forma direta.
	
	B
	Consiste no vínculo efetivo entre representantes e representados.
	
	C
	Consiste em mecanismos de participação e decisão, em que o próprio indivíduo participa das deliberações a ele pertinentes.
	
	D
	Consiste na escolha de representantes que tomem decisões políticas em nome daqueles que os escolheram.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta pois, segundo o livro-base, “A origem da democracia representativa está estritamente relacionada com ideia de representatividade política, a qual consiste, de forma geral, em escolher representantes que tomem decisões políticas em nome daqueles que os escolheram” (Livro-base, p. 216).
	
	E
	Consiste em deliberações políticas que obrigatoriamente traduzem as vontades daqueles que estão sendo representados.
Questão 5/10 - Políticas Públicas na Educação Física
Leia o extrato de texto a seguir:
“No que tange ao conselho de esporte e lazer, elencamos algumas das principais funções exercidas por esses órgãos: acompanhar, avaliar e fiscalizar a gestão de recursos, bem como o desempenho dos serviços da área de esporte e lazer [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, F. A.; SOUZA, V. F. M.; MILANI, F. G. Políticas públicas na educação física. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 220.
Considerando o texto acima e os demais conteúdos do livro-base Políticas públicas na Educação Física sobre as funções dos conselhos, assinale a alternativa que apresenta uma das funções fiscalizadoras:
Nota: 10.0
	
	A
	O conselho pode indicar novas ações ao Poder Executivo.
	
	B
	Os conselheiros podem decidir quais serão as funções e os objetivos do conselho.
	
	C
	Realizar ações para garantir a eficiência e a efetividade nas aplicações do dinheiro público.
Você acertou!
A resposta correta é a letra c, pois o livro-base traz que “Fiscalizador: Os conselhos podem e devem fiscalizar as contas públicas, [...]. Além disso, têm de fiscalizar a qualidade dos serviços, o atendimento à população, entre outras ações que visam garantir a eficiência e a efetividade nas aplicações do dinheiro público” (Livro-base, p. 219).
	
	D
	Os conselheiros têm a responsabilidade de julgar determinado assunto que lhes é apresentado.
	
	E
	O conselho tem a atribuição de reinterpretar normas vigentes e criar novas normas.
Questão 6/10 - Políticas Públicas na Educação Física
Leia o seguinte excerto de texto:
“Entre esses mecanismos de participação direta da sociedade nas decisões políticas destacam-se o referendo, o plebiscito, a iniciativa popular e os conselhos gestores de políticas públicas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, F. A.; SOUZA, V. F. M.; MILANI, F. G. Políticas públicas na educação física. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 217.
Considerando o texto acima e os demais conteúdos do livro-base Políticas públicas na Educação Física sobre os mecanismos de participação direta da sociedade nas decisões políticas, assinale a alternativa que traz a definição correta de iniciativa popular:
Nota: 0.0
	
	A
	Órgãos consultivos que podem fornecer meios aos processos de decisão política.
	
	B
	Possibilidade de a sociedade apresentar um projeto normativo que possa se transformar em lei.
Comentário: Esta é a alternativa