Buscar

Resumo da obra "Gota D'água"de Chico Buarque

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GOTA D’ ÁGUA 
	Gota D’água foi uma peça teatral, produzida em 1974, pelos autores Chico Buarque e Paulo Pontes. Resulta de uma adaptação do livro Medeia, famosa tragédia grega. Os autores pretendiam trazer o texto grego para contemporaneidade e em ambiente brasileiro. Sendo assim, o roteiro resulta um criativo e amplo trabalho de intertextualidade.
	 A tragédia é uma forma literária ligada ao gênero dramático, cujo fim é excitar o terror ou a piedade, baseada no percurso e no destino do protagonista ou herói, sempre em tensão permanente e o final infeliz ou trágico.
	Em Medeia, a personagem homônima, após ser traída, decide transformar a vida do marido, Jasão, num verdadeiro inferno. Na versão nacional, de Chico Buarque e Paulo Pontes, Medeia se transforma em Joana e ganha tintas locais. 
	O casal, Joana e Jasão, vivem no Rio de Janeiro, num conjunto habitacional popular. Eles tem 2 filhos. O dono do lugar é o Seu Creonte, um empresário da área da construção civil. Os problemas entre o casal protagonista começam a ocorrer quando Jasão decide se casar com Alma, filha de Seu Creote.
	Sentindo-se traída, enganada e estando muito dilacerada, Joana vai criar um plano para levar transtornos ao ex-amante. 
	A maneira encontrada por Joana para vingar-se é absurdamente surpreendente e expõe uma mulher desesperada que é capaz de tudo, até matar os próprios filhos como punição para o ex-amante.
	A traição, o interesse, as relações sociais no cotidiano carioca são os ingredientes deste famoso espetáculo brasileiro. O espetáculo ficou em cartaz de 1975 até 1977, no Rio de Janeiro.
 	O espetacular texto de Chico e Paulo coloca o espectador em estado de emoção peculiar e variada, ao mesmo tempo os autores misturam economia e macumba, má distribuição de renda e ritual, numa dinâmica envolvente e musical. 
A mitologia presente no Clássico Grego, na versão local, assume os mitos do Candomblé, numa interpretação da realidade social brasileira esteticamente criativa e trágica.
Principais personagens:
Joana – Protagonista da peça, representação brasileira de Medeia, amante de Jasão, com quem tem dois filhos.
Jasão – Malandro carioca, homem popular, bem brasileiro e compositor de sambas.
Creonte – Empresário da area da construção civil é o pai de Alma. Típico homem de negócios, finge preocupação com os moradores, mas é tudo por interesse.
Egeu - Velho, dono de oficina.
Alma – É a filha de Creonte, casa-se com Jasão, gerando os problemas entre Jasão e Joana.
Corina, Zaíra, Estela, Maria, Nenê - comadres lavadeiras.

Outros materiais