Buscar

Atividade - Divisão Regional e Indústria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DO PROGRAMA AULA EM CASA – 2º ANO
REGIONALIZAÇÃO E PLANEJAMENTO REGIONAL NO BRASIL
A República Federativa do Brasil é formada por 26 estados e pelo Distrito Federal. Os estados, por sua vez, dividem-se em municípios, os quais são as menores unidades políticas autônomas na federação brasileira. Na maioria dos casos apresentam áreas rurais e urbanas. Existem no país 5.570 municípios. 
Os estados são as unidades de maior hierarquia na organização político-administrativa do país; a localidade que abriga a sede do governo é chamada de capital. Ao longo de sua história, o Brasil já teve também unidades administrativas chamadas territórios federais. 
O Distrito Federal é uma unidade federativa autônoma, que sedia o governo federal, em Brasília. O Distrito Federal não se divide em municípios e sim em regiões administrativas (RAs), muitas das quais correspondem a cidades-satélites. 
Além dos estados, municípios e do Distrito Federal, a Federação brasileira conheceu outro tipo de unidade político-administrativa: o território federal. Os territórios federais eram áreas consideradas estratégicas, e, por isso, administradas diretamente pela União. O primeiro deles, surgido em 1904, foi o Território Federal do Acre, incorporado ao Brasil no ano anterior. 
Em 1942, com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, o governo federal decidiu administrar diretamente algumas áreas situadas na fronteira. O Território Federal de Fernando de Noronha foi criado ainda nesse ano. Em 1943, surgiram os territórios de Amapá, Rio Branco, Guaporé, Ponta Porã e Iguaçu. 
Em 1946, foram extintos os territórios federais de Ponta Porã e do Iguaçu. Dez anos depois, o Guaporé teve sua denominação alterada para Rondônia. 
Em 1962, o território do Rio Branco passou a ser chamado de Roraima e o território do Acre foi elevado à categoria de estado. Em 1981, foi à vez de Rondônia. No final da década, com a Constituição de 1988, os territórios de Roraima e Amapá tornaram-se estados, enquanto Fernando de Noronha passou a ser um distrito estadual de Pernambuco. Mas os territórios federais podem não ser uma página virada em nossa história: em dezembro de 2007, havia no Congresso brasileiro propostas para a criação de cinco deles, além de sete novos estados.
DIVISÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA 
· O Brasil está dividido em cinco Regiões, essa configuração foi proposta pelo IBGE desde 1970, com uma alteração em 1988, quando Tocantins foi desmembrado de Goiás, tornando-se um estado autônomo; 
· Respeita os limites políticos dos estados;
· Agrupa unidades com características semelhantes, a partir de determinados critérios; 
· Tem, entre outras finalidades, a agregação e a divulgação de dados estatísticos que
· Facilitem o planejamento, a integração nacional e a redução das desigualdades entre as regiões do Brasil.
REGIÕES GEOECONÔMICAS
· Proposta em 1967 pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger;
· Tem por base as características histórico-econômicas do Brasil, ou seja, os aspectos da economia e da formação histórica e regional; 
· Reflete os arranjos espaciais resultantes da industrialização do país;
· Divide o país em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais: Centro-Sul, Nordeste e Amazônia; 
· Na época em que essa proposta foi formulada, o Centro-Sul despontava como núcleo dinâmico da economia brasileira, tanto na agricultura como na indústria e nos serviços urbanos; 
· O complexo regional nordestino destacava-se pela disseminação da pobreza e pelas correntes migratórias que deixavam a região. 
· A Amazônia, por sua vez, era uma região fracamente povoada, que apenas começava a ser incorporada ao conjunto da economia nacional.
DIVISÃO PROPOSTA POR MILTON SANTOS 
· Proposta pelo geógrafo Milton Santos em 2001;
· Conhecida como os “quatro brasis" e pretende registrar a "difusão diferencial do meio técnico-científico-informacional"; 
· A REGIÃO CONCENTRADA abrange as regiões Sul e Sudeste do IBGE. Segundo Milton Santos, nessa região estão concentradas as maiores mudanças tecnológicas do país. É a região mais moderna do Brasil, com centros de pesquisa, de tecnologia, universidades etc. Caracteriza-se pela densidade do sistema de relações que intensifica os fluxos de mercadorias, capitais e informações. O seu núcleo é a metrópole paulista, que desempenha funções de cidade global e reforça o comando sobre o território nacional. A soldagem do Sul ao Sudeste reflete a descentralização industrial recente e a implantação de infra-estruturas técnicas que a sustentam; 
· O CENTRO-OESTE emerge como área de ocupação periférica, fundada na especialização agropecuária e na modernização subordinada às necessidades das firmas que têm sede na Região Concentrada. O estado de Tocantins, estranhamente deslocado para a Região Norte pela Constituição de 1988, reincorpora-se ao Centro-Oeste; 
· O NORDESTE define-se pelo peso das heranças: "é uma área de povoamento antigo,( onde a constituição do meio mecanizado se deu de forma pontual e pouco densa". A rugosidade do espaço geográfico retarda os fluxos. A instalação das infra-estruturas e redes informacionais realiza-se de modo descontínuo, "sobre um quadro sócio espacial praticamente engessado"; 
· A AMAZÔNIA caracteriza-se pela rarefação demográfica e baixa densidade técnica. Os sistemas informacionais aparecem como formas externas, representadas, por exemplo, pelos satélites e radares do Sivam. Os grandes projetos estruturam enclaves, isolados num meio pré-mecânico.
EXERCÍCIOS
QUESTÃO 1:  “Aprendi, na década de 60, que o Estado de São Paulo fazia parte da região Sul. Minas estava na região Leste, assim como a Bahia, o Rio, o Espírito Santo e Sergipe. Certo dia, um professor, já na década de 70, disse que São Paulo estava no Sudeste, bem como o Espírito Santo, o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Fiquei chocado. Os Estados mudaram de posição e eu nem havia percebido”. (MELGAR, E. O IBGE e os Estados do Brasil. Folha de S. Paulo, 08/05/2003). Essa “mudança de posição” dos estados brasileiros, conforme registrado pelo autor, ocorreu porque:
a) Houve uma nova perspectiva em relação ao IBGE sobre o território brasileiro, que deixou de ser predominantemente interiorano para ocupar melhor o litoral.
b) A nova região Sudeste representava melhor as zonas mais industrializadas do país e com posição geográfica semelhante.
c) A integração do Espírito Santo ao Sudeste era necessária em razão do seu acelerado grau de urbanização e concentração populacional.
d) Estava em curso, na década de 1970, a redistribuição industrial brasileira em direção às regiões Sul e Norte.
QUESTÃO 2: Observe a figura a seguir. 
QUESTÃO 3: O Brasil possui uma grande extensão territorial apresentando peculiaridades culturais, econômicas e sociais em suas diferentes regiões. Aponte as principais disparidades socioeconômicas entre as regiões do Brasil.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 4: O Brasil está dividido em três regiões geoeconômicas que refletem as diferentes formas de ocupação humanaao longo do tempo histórico: Nordeste, Centro-Sul e Amazônica. Analise os aspectos que caracterizam essas regiões:
I. O Nordeste é a principal área de refluxo (saída) de pessoas nas migrações internas do país.
II. A região Centro-Sul é a mais industrializada, povoada e urbanizada do país.
III. A Amazônia é a região menos povoada do Brasil e sofre grandes impactos ambientais.
IV. A região nordestina apresenta muitas marcas da colonização e, por praticamente três séculos, foi a região mais rica do Brasil.
Está correto o contido em
a) I e II, apenas. b) I, II e III, apenas. c) I, II e IV, apenas. d) I, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.
QUESTÃO 5: Ao proporem para o Brasil, em 1999, uma regionalização baseada na disseminação do Meio Técnico- Científico-Informacional, Milton Santos e Maria Laura Silveira identificaram uma região como Região Concentrada. Essa região compreende:
a) Somente a Região Sudeste do IBGE. b) As unidades políticas que formam o Centro-Sul conforme Pedro Pinchas.
c) As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do IBGE. d) Todos os estados da Região Sudeste e Sul do IBGE.
PRODUÇÃO INDUSTRIAL: CARACTERÍSTICAS E HISTÓRICO; ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
· Responder as questões de 1 a 6 (p. 46) do livro. 
· Descrever e caracterizar os tipos de organização industrial: fordismo, taylorismo e toyotismo,
· Responder no caderno e tirar foto e mandar pelo whatsapp.
ESCOLA ESTADUAL RAIMUNDA HOLANDA DE SOUZA
DATA: / /2020
NOTA:
TURNO:
TURMA:
ALUNO:
O critério adotado, na divisão regional descrita no mapa, tem por referência:
a) a base física territorial, onde se destacam as bacias hidrográficas.
b) os aspectos demográficos, considerando-se a distribuição da população brasileira.
c) o setor secundário, mediante o número de estabelecimentos industriais.
d) as características socioeconômicas relativas à população e às atividades produtivas.
e) os elementos de ordem natural relacionados com os tipos climáticos.
3

Outros materiais