Buscar

Resumo de "A hora da estrela" de Clarice Lispector

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A hora da estrela
	É possível observar em A hora da estrela, logo em seu início, a presença de um autor/narrador, Rodrigo S. M., tentando dar início a uma narrativa sobre Macabéa, uma nordestina alagoana que vive no Rio de Janeiro, o que nos leva a concluir que A hora da estrela apresentará, pelo menos, dois níveis narrativos distintos, embora se complementem. A história de Rodrigo S. M. e a história de Macabéa, que ele está desenvolvendo.
	Aos poucos, Rodrigo S. M. vai apresentando Macabéa na história. Ela se tornou órfã ainda criança e foi criada por uma tia que lhe dava frequentemente pancadas na cabeça com os nós dos dedos. Ela frequentou a escola até o terceiro ano primário apenas, escrevia muito mal, mas conseguiu fazer um curso de datilografia.
	Quando a tia se mudou para o Rio de Janeiro, Macabéa foi com ela, láconseguiu um emprego como datilógrafa. Depois que sua tia morreu, passou a dividir um quarto de pensão com outras quatro moças. Macabéa era tratada muito mal em seu trabalho, recebia muito pouco por ele e era uma típica nordestina na metrópole, invisível.
	Certo dia, ela decidiu não ir ao trabalho para dar um passeio, foi quando encontrou outro nordestino, Olímpico de Jesus, ele a chamava de “senhorinha” e a convidou para passear, para ela era ali o início de um namoro. Em suas conversas, ela exibia conhecimento e vocabulário bastante precários, enquanto ele demonstrava sua disposição de crescer e se tornar alguém na vida.
	Em uma visita a Macabéa no escritório onde ela trabalhava, Olímpico conheceu Glória, sua colega, interessou-se por ela e abandonou Macabéa. Sem ter exatamente a noção do quanto aquilo a fazia sofrer, como em todas as situações na vida dela aliás, ela se recolheu ao banheiro do escritório e passou com força um batom vermelho nos lábios, para se sentir uma estrela de cinema, como era o seu sonho.
	Sua colega Glória, um tanto constrangida por lhe roubar o namorado, ofereceu dinheiro a Macabéa para que ela fosse até Madama Carlota, uma cartomante. Macabéa foi e a cartomante lhe previu um futuro lindo, uma vida de estrela e um grande amor que estaria muito próximo de acontecer.
	Ao sair de lá, ainda embevecida com as previsões, sentindo-se “grávida de futuro”, Macabéa acabou sendo atropelada. As pessoas que passavam se aglomeraram em torno dela e, pela primeira e única vez na vida, Macabéa foi o centro das atenções, finalmente foi vista, e morreu ali mesmo, tendo ironicamente no momento de sua morte a sua hora de estrela. 
	
		
1

Outros materiais